Leitura de notícia
Portal Divulga Gerais - BH (MG) ( Notícias ) - MG - Brasil - 09-01-2018 - 12:22 -   Notícia original Link para notícia
Comércio de Belo Horizonte registra alta nas vendas em novembro

Compartilhe!

O comércio varejista da capital mineira demostrou sinais de recuperação. Exemplo disso é que as vendas apresentaram crescimento de 0,84% em novembro de 2017, comparando-se com o mesmo mês de 2016 (Nov.17/Nov.16). Segundo o presidente da de Belo Horizonte (/BH), , a retomada da atividade econômica, com a inflação, taxa de juros e a inadimplência em queda contribuíram para o resultado. "A conjunção destes fatores leva a uma melhora do poder de compra das famílias, o que gera impacto positivo nas vendas", explica.

Os setores que mais se destacaram no aumento de vendas na comparação anual foram: supermercados ( 1,73%) e de veículos e peças ( 1,44%). Os demais setores ficaram assim: móveis e eletrodomésticos ( 0,93%), artigos diversos, que incluem acessórios em couro; brinquedos; óticas; caça; pesca; material esportivo; material fotográfico; computadores e periféricos; e artefatos de borracha ( 0,73%), Papelarias e Livrarias ( 0,70%), vestuário e calçados ( 0,58%), material elétrico e construção ( 0,53%) e drogarias e supermercados ( 0,51%).

E a expectativa da /BH é de que as vendas de dezembro também apresentem resultado positivo. De acordo com a estimativa, a previsão é de crescimento de 1,42% e para o acumulado do ano de 1,7%. O balanço de 2017 será apresentado em fevereiro, pois o levantamento está sendo realizado.

Black Friday ajudou a aquecer as vendas

Na comparação com o mês anterior (Nov.17/Out.17), o índice apresentou crescimento de 0,7%. Falci afirma que a Black Friday alavancou as vendas em novembro. "Além disso, alguns consumidores receberam a primeira parcela do 13º salário, o que contribuiu para a movimentação do comércio", esclarece.

Nesta base de comparação, os setores que apresentaram resultados positivos nas vendas foram: drogarias e cosméticos ( 1,46%), vestuário e calçados ( 1,38%), artigos diversos ( 1,22%), veículos e peças ( 0,88%), material elétrico e construção ( 0,63%), móveis e eletrodomésticos ( 0,45%), supermercados ( 0,44%) e Papelarias e Livrarias ( 0,26%).

Vendas nos últimos 12 meses apresentam leve alta

Nos últimos doze meses (Dez.16-Nov.17/Dez.15-Nov.16) o comércio apresentou alta de 0,08%. Este é o primeiro aumento desde 2014 e apesar de ser leve, o resultado tem relação com a melhora do cenário econômico. De acordo com Falci, esta melhora tem devolvido a confiança dos agentes econômicos, o que impacta positivamente no investimento produtivo que gera emprego e renda e, consequentemente, aquece o consumo, ainda que de forma branda.

A evolução das vendas nos últimos doze meses por setor ficou em: artigos diversos ( 2,16%), drogarias e cosméticos ( 1,59%), supermercados ( 1,05%), vestuário e calçados ( 0,97%), veículos e peças ( 0,62%), Papelarias e Livrarias ( 0,41%), material elétrico e construção ( 0,20%). O único setor que apresentou queda foi o segmento de móveis e eletrodomésticos (-0,40%).

Vendas crescem no acumulado do ano

No acumulado do ano (Jan.17-Nov.17)/(Jan.16-Nov.16) o varejo apresentou aumento de 0,26% nas vendas. É o segundo crescimento nesta base de comparação desde 2014. Para o presidente da /BH, o resultado demonstra o efeito positivo da recuperação do ambiente macroeconômico. "O cenário menos adverso em relação ao mesmo período de 2016 e o aumento do poder de compra impactaram positivamente o orçamento do consumidor", comenta.

Os segmentos que apresentaram crescimento foram: artigos diversos ( 2,38%), drogarias e cosméticos ( 2,23%), supermercados ( 1,24%), vestuário e calçados ( 0,81%), veículos e peças ( 0,68%), papelaria e livrarias ( 0,48%) e material elétrico e construção ( 0,02%). O único setor que apresentou queda foi o de móveis e eletrodomésticos (-0,23%).

Compartilhe!

Notícia anterior Prefeitura realiza capacitação de estagiários dos programas de esporte e lazer

Próxima Notícia Leis fazem alterações no sistema penitenciário do Estado

Notícias Relacionadas Outros de na Mídia

Leis fazem alterações no sistema penitenciário do Estado

Normas tratam de incentivo à criação de vagas em Apacs. Governador também sancionou lei qu...

47 minutos atrás

4 min read

Prefeitura realiza capacitação de estagiários dos programas de esporte e lazer

Os estagiários recém-contratados que atuam nos programas Vida Ativa, Caminhar, Esporte Esp...

1 hora atrás

4 min read

Parques, Zoológico e Jardim Botânico da cidade são boas opções de lazer nas férias de janeiro

Janeiro é tempo de férias e de curtir as atrações da cidade, especialmente os espaços públ...

1 hora atrás

7 min read

Carregar mais...

Feriados devem gerar perda de R$ 868,01 milhões ao varejo de Belo Horizonte

Em 2018, a maioria dos feriados cairá na sexta-feira Belo Horizonte, 4 de janeiro de 2018 ...

5 dias atrás

4 min read

Consumidor tem até o dia 29 para concorrer a prêmios

O consumidor da capital mineira ainda pode participar da Campanha "Natal de Prêmios" da CD...

2 semanas atrás

1 min read

Comércio irá funcionar nos dias 23 e 24 de dezembro

Confira os horários de atendimento do comércio em Belo Horizonte Belo Horizonte, 21 de dez...

3 semanas atrás

1 min read

Carregar mais... na Mídia

Click para comentar

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário

Nome *

E-mail *

Site

Veja também!

Leis fazem alterações no sistema penitenciário do Estado

Normas tratam de incentivo à criação de vagas em Apacs. Governador também sancionou lei qu...


Palavras Chave Encontradas: Bruno Falci, Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.