Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 10-01-2018 - 00:00 -   Notícia original Link para notícia
Comércio: setor tem resultado positivo na Capital

A capital mineira seguiu em novembro o mesmo comportamento observado no comércio do Estado e teve alta nas vendas em todas as bases de comparação, de acordo com levantamento feito pela de Belo Horizonte (-BH). Os dados da entidade mostram que, frente ao mesmo mês de 2016, o varejo no município avançou 0,84%.

Todos os segmentos que compõem o indicador tiveram crescimento no período, mas as maiores variações foram das atividades supermercados (1,73%), veículos e peças (1,44%) e móveis e eletrodomésticos (0,93%). Para a economista da -BH, Ana Paula Bastos, os números de novembro de 2017 indicam a recuperação da economia na região.

"Eles mostram que a melhora nos principais indicadores, como a queda da inflação, a redução da taxa de juros e da inadimplência e o aumento da renda real, ou seja, do poder de compra do consumidor, impactou positivamente nas vendas do comércio da capital", afirma a economista.

No acumulado do ano até novembro, o varejo em Belo Horizonte subiu 0,26%, com destaque para os segmentos artigos diversos (2,38%), drogarias e cosméticos (2,23%) e supermercados (1,24%). Para 2017, entretanto, a entidade espera uma variação positiva nas vendas um pouco maior, de 1,7%. A projeção tem como base a estimativa de crescimento de 1,46% para dezembro, decorrente do Natal.

"Para fechar o ano, esperamos um crescimento nas vendas de até 2%, o que é um bom resultado, tendo em vista que viemos de um ambiente de duas quedas consecutivas", destaca Ana Paula Bastos. Em 2015, o comércio na capital mineira fechou com recuo de 4,34% e, em 2016, a retração foi de 1,49%.

No confronto com outubro, o varejo belo-horizontino encerrou com alta de 0,70% em novembro. Os últimos 12 meses também foram de aumento nas vendas: 0,08%.


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.