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AMIS - Associação Mineira de Supermercados ( Notícias ) - MG - Brasil - 08-01-2018 - 00:00 -   Notícia original Link para notícia
Varejo de BH aposta em promoções para aquecer vendas

Após a movimentação intensa de dezembro e suas festas, janeiro chega trazendo tranquilidade à Capital. Mas essa característica resulta em desafios para o comerciante de Belo Horizonte, que precisa manter as vendas, mesmo com a movimentação em queda na cidade. A estratégia principal para atrair consumidores são as grandes promoções, com descontos agressivos, que chegam a 70%, possibilitando o ajuste de estoques.

As lojas de rua já começaram a oferecer preços mais baixos logo após o Natal. Nos shoppings, os lojistas também já deram a largada para a temporada de promoções, mas as liquidações oficiais começam mesmo a partir do dia 11. Ainda não há levantamentos das entidades representativas do comércio, mas a expectativa é de que este mês de janeiro seja melhor em vendas que em igual período de 2016 devido ao cenário econômico mais favorável.

Economista da de Belo Horizonte (-BH), Ana Paula Bastos diz que, para fazer frente ao esvaziamento normal da cidade nesse período, devido às férias, os grandes e pequenos varejistas buscam atrair as pessoas para dentro das lojas com as liquidações e promoções. Dessa forma, os empresários conseguem aumentar o capital e ajustar os estoques que foram reforçados para o Natal.

Ela acredita que este mês de janeiro terá resultados melhores para o setor que o primeiro mês de 2016, quando a inflação estava em patamares mais elevados.

A economista diz que as promoções começaram logo após o Natal. Alguns comerciantes aproveitam o movimento de troca de presentes já para estimular o consumo de novos produtos. As liquidações costumam ir até março, dependendo da avaliação de cada empresário.

Segundo o economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), Guilherme Almeida, as ações dos comerciantes nesse período de férias e esvaziamento da cidade vão além das promoções. Como exemplo ele cita empresários que aproveitam o período para oferecer produtos voltados a viagens.

Ele considera ainda que os comerciantes podem aproveitar o período mais tranquilo para rever suas estratégias de marketing, inclusive no ambiente on-line. Outra opção para o comércio é atrair aquelas pessoas que saem do interior de Minas e de outros estados para visitar Belo Horizonte nessa época. Almeida ressalta que o turismo de negócios se sobressai na Capital, mas o turismo de lazer vem ganhando espaço.

Guilherme Almeida diz que ainda não há projeções para o desempenho das vendas neste mês, mas ressalta que os indicadores conjunturais - com inflação e juros em queda - estão mais favoráveis ao consumo que igual período do ano passado.

Presidente da Associação dos Comerciantes do Hipercentro, Flávio Fróes lembra que o desafio para o lojista é duplo: cidade vazia e bolso vazio dos consumidores, devido aos gastos com as festas de fim de ano e as despesas do início do ano com impostos e custos escolares. "Se o comerciante não está envolvido com as vendas de volta às aulas, ele terá que ser bastante criativo para atrair os consumidores e manter as vendas em janeiro", diz. Ele informa que as promoções já começaram nas lojas do Centro.

Shoppings

Em shoppings de Belo Horizonte consultados pela reportagem, as lojas já estão oferecendo descontos. Mas as liquidações oficiais começam a partir do próximo dia 11 e seguem até fevereiro. No Minas Shopping, região Nordeste da Capital, as promoções ocorrem de 11 a 14 de janeiro, com a participação de todas as lojas. No Del Rey, na Pampulha, a liquidação oficial vai ocorrer entre os próximos dias 12 e 14, envolvendo lojas de todos os segmentos. O Boulevard Shopping, na Região Leste, realizará as liquidações de 18 a 21, com expectativa de aumento de 8% no movimento nesses dias. No Cidade, no Centro, o já tradicional Bazar de Verão ocorre entre o dia 31 de janeiro e 2 de fevereiro.

BH Shopping, Diamond e Pátio, todos na Centro-Sul, realizarão promoções neste mês, mas as datas ainda não foram divulgadas. Todos os centros de compra devem oferecer descontos que chegam a 70%.

(Fonte: Diário do Comércio)


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
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