Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 06-01-2018 - 09:51 -   Notícia original Link para notícia
Nova Serrana projeta crescimento de 10% neste ano

O polo calçadista de Nova Serrana, no Centro-Oeste de Minas, começa 2018 com projeção positiva. Presidente do Sindicato Intermunicipal da Indústria do Calçado de Nova Serrana (Sindinova), Pedro Gomes da Silva avalia que o segmento deve registrar crescimento de ao menos 10% neste ano no comparativo com 2017. A expectativa está amparada na projeção de melhoria da economia e também no desempenho do setor no município.

Em 2017, a produção de calçados em Nova Serrana chegou a 100 milhões de pares. No ano anterior, foram produzidos cerca de 105 milhões de pares, ou seja, houve queda aproximada de 5%. Mas, segundo Pedro Gomes, quanto ao faturamento - cujo valor não foi divulgado - houve estabilidade com tendência a crescimento no comparativo com 2016. "Os números ainda não foram fechados, mas posso afirmar que houve ao menos estabilidade", afirmou o presidente do sindicato.

A manutenção ou melhoria no faturamento mesmo com queda na produção ocorre porque as empresas estão buscando melhoria na qualidade, agregando valor ao produto. Ao mesmo tempo, Nova Serrana continuou disputando mercado, já que oferece produtos com preços competitivos. Segundo Pedro Gomes, o fato de a cidade oferecer um produto mais popular e com preço melhor, é uma vantagem no cenário de recessão que o País atravessa.

Nova Serrana também se destacou, durante todo o ano, como geradora de emprego. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, de janeiro a novembro, a cidade abriu 3.497 novos postos de trabalho, sendo o município campeão de Minas em geração de emprego, resultado puxado pela indústria calçadista. Nesse período, foram 18.037 admissões e 14.540 desligamentos.
Mas, segundo Pedro Gomes, a alta nos empregos não é acompanhada pelo aumento da produtividade. Segundo ele, o que ocorre é que as empresas estão investindo em mão de obra e qualificação de pessoal, para inovação do design e melhoria do produto. "Saímos daquela história de alta produtividade, mas de qualidade em baixa", diz.

Para 2018, as empresas de Nova Serrana continuarão apostando na produção de calçados femininos, que é o atual carro-chefe da indústria da cidade, e na melhoria do produto. Para tal, o Sindinova conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entre outros.

Pedro Gomes informou que haverá um reforço na estrutura oferecida aos empresários para que tenham informações sobre lançamentos da moda. O objetivo é que Nova Serrana acompanhe as novidades de forma a oferecer novos produtos ao mesmo tempo ou mesmo à frente da concorrência. "Temos que acompanhar a moda dia e noite", reforça.

Vendas - Além disso, haverá um trabalho de busca de postos de vendas e parceiros comerciais. Entre os principais polos consumidores estão São Paulo e Estados do Nordeste. A expansão das exportações também está nos planos, principalmente para países da América Latina, como Argentina, Peru, Bolívia e Colômbia.

O cenário macroeconômico, com queda de juros e inflação controlada, também impacta positivamente no setor, ao estimular o consumo e investimentos. O balanço das vendas de Natal não foi finalizado, mas Pedro Gomes afirma que foi possível perceber uma melhora em relação a 2016.

O polo - Em Nova Serrana há 830 empresas de calçados, que geram em torno de 20 mil empregos. No polo calçadista, que reúne 12 cidades, o número de empresas sobe para 1.200, com 25 mil empregos.

Feira em São Paulo - Reforçando o otimismo para 2018, o Sindinova, com o apoio da Fiemg e da Prefeitura de Nova Serrana, promoverá, pela primeira vez, uma feira na cidade de São Paulo. Até então, os empresários vinham participando da Couromoda, considerada uma das maiores feiras de calçados e acessórios da América Latina.

Mas, de acordo com Pedro Gomes, empresários de Nova Serrana queriam mais espaço que o oferecido pela Couromoda e resolveram criar a própria feira. O evento acontecerá nos dias 15, 16 e 17 deste mês, coincidindo com a data de realização da Couromoda (15 a 18).
Haverá vans para transportar os comerciantes da Couromoda até a feira de Nova Serrana, que será realizada em espaço de 1.800 metros quadrados ao lado do Hotel Holiday Inn do Anhembi, com 63 estandes de empresas do polo calçadista de Minas. O alvará da Prefeitura de São Paulo para a feira foi liberado no último dia 2.


Para 2018, as empresas continuarão apostando em calçados femininos, com atenção especial ao design inovador e à moda/Divulgação


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.