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Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 06-01-2018 - 10:12 -   Notícia original Link para notícia
Varejo de BH aposta em promoções para aquecer vendas

Descontos podem chegar a 70% em janeiro


Após a movimentação intensa de dezembro e suas festas, janeiro chega trazendo tranquilidade à Capital. Mas essa característica resulta em desafios para o comerciante de Belo Horizonte, que precisa manter as vendas, mesmo com a movimentação em queda na cidade. A estratégia principal para atrair consumidores são as grandes promoções, com descontos agressivos, que chegam a 70%, possibilitando o ajuste de estoques.

As lojas de rua já começaram a oferecer preços mais baixos logo após o Natal. Nos shoppings, os lojistas também já deram a largada para a temporada de promoções, mas as liquidações oficiais começam mesmo a partir do dia 11. Ainda não há levantamentos das entidades representativas do comércio, mas a expectativa é de que este mês de janeiro seja melhor em vendas que em igual período de 2016 devido ao cenário econômico mais favorável.

Economista da de Belo Horizonte (-BH), Ana Paula Bastos diz que, para fazer frente ao esvaziamento normal da cidade nesse período, devido às férias, os grandes e pequenos varejistas buscam atrair as pessoas para dentro das lojas com as liquidações e promoções. Dessa forma, os empresários conseguem aumentar o capital e ajustar os estoques que foram reforçados para o Natal.

Ela acredita que este mês de janeiro terá resultados melhores para o setor que o primeiro mês de 2016, quando a inflação estava em patamares mais elevados.

A economista diz que as promoções começaram logo após o Natal. Alguns comerciantes aproveitam o movimento de troca de presentes já para estimular o consumo de novos produtos. As liquidações costumam ir até março, dependendo da avaliação de cada empresário.

Segundo o economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), Guilherme Almeida, as ações dos comerciantes nesse período de férias e esvaziamento da cidade vão além das promoções. Como exemplo ele cita empresários que aproveitam o período para oferecer produtos voltados a viagens.

Ele considera ainda que os comerciantes podem aproveitar o período mais tranquilo para rever suas estratégias de marketing, inclusive no ambiente on-line. Outra opção para o comércio é atrair aquelas pessoas que saem do interior de Minas e de outros estados para visitar Belo Horizonte nessa época. Almeida ressalta que o turismo de negócios se sobressai na Capital, mas o turismo de lazer vem ganhando espaço.

Guilherme Almeida diz que ainda não há projeções para o desempenho das vendas neste mês, mas ressalta que os indicadores conjunturais - com inflação e juros em queda - estão mais favoráveis ao consumo que igual período do ano passado.

Presidente da Associação dos Comerciantes do Hipercentro, Flávio Fróes lembra que o desafio para o lojista é duplo: cidade vazia e bolso vazio dos consumidores, devido aos gastos com as festas de fim de ano e as despesas do início do ano com impostos e custos escolares. "Se o comerciante não está envolvido com as vendas de volta às aulas, ele terá que ser bastante criativo para atrair os consumidores e manter as vendas em janeiro", diz. Ele informa que as promoções já começaram nas lojas do Centro.

Shoppings -  Em shoppings de Belo Horizonte consultados pela reportagem, as lojas já estão oferecendo descontos. Mas as liquidações oficiais começam a partir do próximo dia 11 e seguem até fevereiro. No Minas Shopping, região Nordeste da Capital, as promoções ocorrem de 11 a 14 de janeiro, com a participação de todas as lojas. No Del Rey, na Pampulha, a liquidação oficial vai ocorrer entre os próximos dias 12 e 14, envolvendo lojas de todos os segmentos. O Boulevard Shopping, na Região Leste, realizará as liquidações de 18 a 21, com expectativa de aumento de 8% no movimento nesses dias. No Cidade, no Centro, o já tradicional Bazar de Verão ocorre entre o dia 31 de janeiro e 2 de fevereiro.

BH Shopping, Diamond e Pátio, todos na Centro-Sul, realizarão promoções neste mês, mas as datas ainda não foram divulgadas. Todos os centros de compra devem oferecer descontos que chegam a 70%.


Oferecer descontos é estratégia para estimular consumo em período de baixo movimento e de compromissos financeiros/Charles Silva Duarte


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
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