Leitura de notícia
SEGS ( Últimas Notícias ) - SP - Brasil - 05-01-2018 - 13:50 -   Notícia original Link para notícia
Cresce a confiança dos empresários da capital mineira

Indicador registrou 55,5 pontos no último e 4º trimestre de 2017

A retomada das atividades econômicas do país é uma das responsáveis pelo crescimento da confiança dos empresários de Belo Horizonte. Esse contexto pode ser medido pelo resultado do Indicador de Confiança do Empresário (ICE) da de Belo Horizonte (/BH) que registrou 55,5 pontos no último e 4º trimestre de 2017 (Out/Nov/Dez). Em comparação ao resultado registrado no 3º tri. de 2017 (Jul/Ago/Set), houve aumento de 4,3 pontos.

Para o presidente da /BH, , o crescimento é explicado pela recuperação da atividade econômica atrelada a outros pontos. "A conjunção de fatores, como a queda da inflação, da taxa de juros, o aumento do rendimento real e o decréscimo da inadimplência, aumentaram a confiança e a expectativa dos empresários", esclarece.

A análise por porte de empresa indicou que os empresários de pequenos negócios (de 10 a 49 empregados) são os mais confiantes com o futuro da economia interna do país, o indicador ficou em 59,0 pontos no 4º tri/17, um aumento de 2,6 pontos.

Expectativa para os próximos seis meses é positiva

A expectativa geral dos empresários sobre o cenário econômico e as finanças da empresa para os próximos seis meses registrou 73,3 pontos no 4º trimestre de 2017 (Out/Nov/Dez). Este resultado ficou 12,4 pontos percentuais acima do índice de 66,5 pontos registrado no 3º tri. de 2017 (Jul/Ago/Set), sendo está a maior pontuação já registrada. De acordo com Falci, a melhora do ambiente econômico e político do Brasil possibilitou que a confiança crescesse. "Este resultado demonstra que os empresários da capital estão mais confiantes com a economia do país e com a possibilidade de uma melhora em sua situação financeira nos próximos meses", afirma.

A percepção dos empresários, quanto às finanças de seu próprio negócio para os próximos seis meses, também registrou melhora passando de 73,6 pontos no 3º tri/17 para 74,7 pontos no 4º tri/17. Já o indicador da perspectiva dos empresários, em relação ao cenário econômico brasileiro para os próximos seis meses, subiu de 59,3 pontos no 3ºtri/17 para 72,0 pontos no 4ºtri/17.

Percepção dos últimos seis meses segue estável

A percepção dos empresários quanto à economia brasileira, nos últimos seis meses, fechou o ano com 31,8 pontos. Segundo o presidente da /BH, o resultado ficou abaixo do limite de referência de 50 pontos. "No entanto, percebemos que houve um avanço em relação ao 3º tri/17 (30,9 pontos), por causa da melhora dos indicadores econômicos como os juros (Nov.16 em 13,75%/Nov.17 em 7,5% - Banco Central) e a inflação (IPCA Jan. a Nov. de 2017 em 2,49%/Jan. a Nov. de 2016 em 5,97% - IBGE)", explica. "Essas quedas aquecem o consumo e aumentam a atividade econômica", completa.

Em relação às finanças de seu negócio e ao cenário econômico do país houve crescimento de 0,3 pontos e 1,4 pontos, respectivamente.

Baixe os gráficos e comparativos da pesquisa em: https://goo.gl/zX2CDW

Metodologia - O Indicador de Confiança do Empresário realizado pela /BH é formado por quatro indicadores individuais, sendo eles: condições atuais da economia brasileira, condições atuais do próprio negócio do empresário, expectativa para a economia brasileira e expectativa para o próprio negócio do empresário. A média desses indicadores é utilizada para o cálculo do indicador de confiança dos empresários.

Quando um desses indicadores fica abaixo de 50, indica que houve percepção de piora por parte dos empresários. A escala do indicador varia de zero a cem. Onde zero indica a situação limite em que todos os entrevistados consideram que as condições gerais da economia e dos negócios "pioraram muito" e cem indica a situação limite em que todos os entrevistados consideram que as condições gerais "melhoraram muito".


Palavras Chave Encontradas: Bruno Falci, Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.