Leitura de notícia
Portal Divulga Gerais - BH (MG) ( Notícias ) - MG - Brasil - 21-12-2017 - 07:31 -   Notícia original Link para notícia
Divulgada lista preliminar de municípios selecionados para execução do Geração Esporte

Compartilhe!

O decréscimo da inflação, da taxa de juros e o crescimento da renda real (é a renda nominal descontada a inflação, ou seja, o poder de compra real da população) no terceiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2016 estão possibilitando a quitação de alguns débitos em Belo Horizonte. Isso é o que aponta o Indicador de Dívidas em Atraso junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da de Belo Horizonte (/BH). De acordo com a pesquisa, na comparação com o mesmo mês do ano anterior (Nov.17/Nov.16), houve redução de 4,41% no número de dívidas em atraso.

Na comparação mensal (Nov.17/Out.17), a queda foi de 0,70% no número de dívidas em atraso. De acordo com o presidente da /BH, , essa queda está relacionada ao fato de novembro ser uma base forte de comparação. "Isso acontece devido à entrada da primeira parcela do 13º salário na economia, possibilitando que os consumidores quitassem seus débitos", complementa.

A maioria das dívidas (6,8%) está entre as pessoas com mais de 50 anos. Falci afirma que nessa faixa de idade encontram-se pessoas responsáveis financeiramente pelas famílias e aposentados. "Esses consumidores foram impactadas pelo aumento do custo de vida e possuem uma dívida média em torno de R$ 2.156,00, segundo a pesquisa Perfil do Inadimplente da /BH", esclarece. Já na abertura por gênero do devedor, a maioria das dívidas apresentou queda em ambos os gêneros (feminino e masculino), reflexo da melhora do ambiente econômico.

Dívidas em atraso de pessoas jurídicas apresentam crescimento

Na comparação com o mês do ano anterior (Nov.17/Nov.16), foi verificado um crescimento de 6,76%. Segundo o presidente da /BH, apesar do aumento, o índice está em desaceleração, já que em novembro do ano anterior a taxa estava em 11,39%. "A melhora do ambiente econômico com a queda da inflação e dos juros são os responsáveis pelo resultado", explica. Já na comparação com o mês anterior (Nov.17/Out.17) houve crescimento de 0,46%.

Na análise de empresas devedoras por CNAE, o segmento que apresentou maior índice de dívidas em atraso foi o setor de comunicação com 12,01%. Os demais foram Outros ( 9,59%); Comércio ( 7,63%); Bancos ( 5,29%). Já no setor de Água e Luz houve queda de 23,47%. O número médio de dívidas de pessoas jurídicas foi de 2,03 por CNPJ. Em 2016, o indicador era de 2,06%.

inadimplência de pessoas físicas aponta queda

Em novembro houve queda de 1,51% no número de pessoas físicas inadimplentes comparando-se com o mesmo mês no ano anterior (Nov.17/Nov.16). Em 2016, a inadimplência encontrava-se em patamares elevados (4,15%) devido ao cenário macroeconômico adverso. A desaceleração de indicadores como inflação (IPCA janeiro a outubro de 2017 em 2,21% / janeiro a outubro de 2016 em 5,77% segundo IBGE), taxa de juros (nov.16 em 13,75% / nov.17 em 7,5% de acordo com o Banco Central) e o aumento da renda real (3º tri.17 / 3º tri.16 = 3,6% dado do IBGE) possibilitou que os consumidores quitassem as dívidas.

Na base de comparação mensal (Nov.17/Out.17) houve queda de 0,27% no número de pessoas endividadas. O presidente da /BH afirma que ter disciplina na hora de consumir e manter um planejamento financeiro é indispensável para controlar os gastos. "Isso possibilita que os consumidores mantenham suas contas em dia, evitando situações de endividamento que possam comprometer a saúde financeira em longo prazo", ressalta.

O número de inadimplentes mais jovens, com idade entre 18 e 24 anos apresentou queda de 24,89%, representando a classe menos endividada no mercado. O resultado é justificado pela entrada tardia dos jovens no mercado de trabalho. Enquanto a quantidade de devedores entre 50 e 84 anos são responsáveis pelas maiores altas (6,87%). A análise segmentada por gênero mostra que a inadimplência entre as mulheres (-1,05%), mesmo apresentando decréscimo está em menor intensidade de queda, do que em relação aos homens (-2,59%).

inadimplência de pessoas jurídicas cresce, mas em patamar menor

O número de pessoas jurídicas inadimplentes apresentou crescimento de 8,24% em novembro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Apesar do aumento, o indicador vem apresentando decréscimo já que em 2016 o índice ficou em 11,79%. Na comparação com outubro, houve crescimento de 0,57% no número de pessoas jurídicas inadimplentes.

Ao analisarmos o CNAE, o setor que detém a maior quantidade de devedores registrados em novembro foi o de Serviços com 10,73%. Os empreendimentos do segmento estão com dificuldades para arcar com os compromissos básicos em relação à manutenção do negócio, como fornecedores e funcionários. Por isso, seguem sendo o setor que apresenta o maior índice de empresas devedoras. Os demais foram: Comércio (7,56%) e Indústria (6,33%). Já o segmento de Outros registrou queda de 6,74%.

Metodologia - Os indicadores de inadimplência apresentados nesse material contêm todas as informações disponíveis nas bases de dados a que o SPC Brasil e a /BH têm acesso.

Compartilhe!

Notícia anterior Trip Food sediará batalhas de Super Nintendo neste sábado

Próxima Notícia Fundo Estadual de Cultura 2017 prorroga período de inscrições

Notícias Relacionadas Outros de na Mídia

Trip Food sediará batalhas de Super Nintendo neste sábado

O vídeo game estará liberado no dia 23 de dezembro com os jogos International Super Star S...

24 minutos atrás

5 min read

Fundação Pró- realiza a campanha Doe seu Troco, Doe Esperança

Doação educativa: a iniciativa incentiva às pessoas a não darem esmolas nas ruas Belo Hori...

2 dias atrás

4 min read

PBH firma parceria com Estado para ampliar atendimento

Para melhorar e facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos, a Prefeitura de Bel...

3 dias atrás

5 min read

Carregar mais...

Fundação Pró- realiza a campanha Doe seu Troco, Doe Esperança

Doação educativa: a iniciativa incentiva às pessoas a não darem esmolas nas ruas Belo Hori...

2 dias atrás

4 min read

/BH promove programação especial de Natal

Belo Horizonte, 15 de dezembro de 2017 - No próximo domingo, 17, a Câmara de Dirigentes Lo...

6 dias atrás

4 min read

/BH lança livro em comemoração aos 120 anos da capital

Para homenagear Belo Horizonte pelos seus 120 anos, a de Bel...

1 semana atrás

2 min read

Carregar mais... na Mídia

Click para comentar

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário

Nome *

E-mail *

Site

Veja também!

Divulgada lista preliminar de municípios selecionados para execução do Geração Esporte

Secretaria de Estado de Esportes informa que a cidade que discordar da classificação tem c...


Palavras Chave Encontradas: Bruno Falci, Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL, Criança
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.