Leitura de notícia
Isto é - SP ( Comportamento ) - SP - Brasil - 16-12-2017 - 10:33 -   Notícia original Link para notícia
Só falta falar

Dispositivos intuitivos garantem mais autonomia às pessoas com deficiência


Aplicativo coloca deficientes visuais em contato com voluntários que ajudam na identificação de textos


É na ponta do dedo que João Anadão, 58 anos, deficiente visual, consegue mais autonomia para cumprir suas tarefas cotidianas. "A gente pode citar dois grandes momentos da história da pessoa com deficiência visual: a criação do braile e o surgimento dessa tecnologia assistiva", afirma, usando o termo técnico para identificar recursos e serviços que ampliam as habilidades funcionais de pessoas com deficiência. No simples alcance do celular, ele consegue ler, escrever, reconhecer cédulas e, mais importante, ter um emprego.


"A tecnologia veio dar essa assistência para permitir que o deficiente ingresse no mercado de trabalho", diz Doron Sandka, diretor comercial da empresa Mais Autonomia, responsável pelo Orcam My Eye, um dispositivo formado por uma câmera montada nas armações de óculos e conectada a um aparelho que cabe no bolso. A câmera reconhece textos, produtos e até mesmo rostos, e fala por meio de um fone de ouvido ao usuário o que está na frente dele. O acionamento tanto pode ser feito por um clique ou com o usuário apontando para o que quer que seja reconhecido. A grande facilidade do Orcam é que ele funciona offline. O preço ainda é um tanto alto: R$ 14.900.



Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.