Leitura de notícia
O Globo Online (RJ) ( Economia ) - RJ - Brasil - 25-11-2017 - 12:21 -   Notícia original Link para notícia
Vendas sobem na Black Friday com promoções antecipadas

Eletroeletrônicos, bebidas e batata frita estão entre produtos mais procurados


Consumidores disputam caixas com eletrônicos em loja de SP. O comércio diz que houve aumento de faturamento na Black Friday, mas não faltaram reclamações. Maior evento de promoções do varejo no ano, a Black Friday 2017 teve a largada dada ainda na quinta-feira, com a antecipação de promoções por vários lojistas, incluindo redes abertas na madrugada de ontem e consumidores em busca de eletroeletrônicos. A Netshoes, que reúne as lojas virtuais Netshoes, Zattini e Shoestock, teve movimento recorde, com mais de 40 mil pedidos nas dez primeiras horas de venda, bem acima da média de 35 mil de todo um dia convencional. Já o portal Mercado Livre vendeu três vezes mais até as 17h de ontem, na comparação com a Black Friday de 2016.


LEONARDO BENASSATTO/FRAME PHOTO


A estratégia de antecipar vendas se mostrou eficiente no on-line: puxou alta nominal de 21%, ou R$ 428,5 milhões, ante 2016, segundo a Ebit, especializada em comércio eletrônico, na quinta-feira.


- Os números mostram que deu certo a estratégia dos varejistas on-line de aproveitar a véspera da Black Friday para atrair a atenção do consumidor, que está mais atento a falsos descontos - disse Pedro Guasti, presidente do Ebit.


O casal Davidson de Andrade, de 29 anos, e Maíssa Andrade, de 23, pôde repaginar a casa. Saíram das Casas Bahia da Rua da Alfândega, no Centro do Rio, com um fogão, um ventilador e uma cafeteira novos. Ao todo, economizaram R$ 210.


- Estávamos precisando dos produtos, e a promoção valeu muito a pena. Viemos comprar o fogão e o ventilador, que tínhamos pesquisado, mas a cafeteira saiu quase pela metade - contou Maíssa.


Não faltaram reclamações. Até as 18h de ontem, o Procon-SP registrou 633 atendimentos, sendo 322 reclamações, a maioria delas motivadas por maquiagem de desconto ou falta do produto divulgado.


O funcionário da Cedae Ivan Esteves, de 25 anos, comprou a cafeteira que pesquisou com pequeno desconto: de R$ 110, saiu por R$ 99:


- Não é bem o desconto que você espera. E ainda preciso comprar geladeira, mas continua cara.


A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) prevê faturamento de R$ 2,5 bilhões na Black Friday 2017, aumento de 18% sobre 2016.


No supermercado Pão de Açúcar do Leblon, na Zona Sul do Rio, um dos destaques foi a venda de bebidas alcoólicas, com descontos de até 50% anunciados pelo aplicativo do grupo.



Outro sucesso foi a batalha da batata frita. O McDonald's ofereceu refil grátis das McFritas. Já o Burger King entregou um balde do produto no lugar da embalagem média. As unidades das duas redes de fast-food tinham imensas filas ontem.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.