O Globo Online (RJ) ( Economia ) - RJ - Brasil | - 24-11-2017 - 07:12 - | Notícia original | Link para notícia |
Arezzo planeja marca de calçado confortável |
Empresa prevê lançar linha em 2018. Setor está entre os de maior expansão -SÃO PAULO- A Arezzo planeja entrar no segmento de calçados confortáveis no próximo ano. E com uma marca própria, que seria a sexta da empresa, que já opera com Arezzo, Schutz, Alexandre Birman, Anacapri e a recém-lançada Fiever. O novo projeto foi revelado este mês pelo presidente da empresa, Alexandre Birman, na teleconferência sobre os resultados do terceiro trimestre deste ano. Com isso, a Arezzo não só ampliará seu portfólio, como atuará em um dos segmentos de calçados que mais cresce no Brasil e no mundo. Segundo Birman, a Arezzo já tem uma equipe dedicada ao projeto e contratou uma empresa para o desenvolvimento da marca. - Já estamos na fase intermediária, de definição do posicionamento. Até começamos uma etapa que é bastante sensível, a de naming (definição do nome da nova marca) - disse Birman, prevendo o lançamento para o primeiro semestre de 2018. POUCOS FORNECEDORES Ana Paula Tozzi, presidente da AGR Consultores, conta que nos Estados Unidos o mercado de calçados cresce mais que o de vestuário, e, entre os calçados, o nicho de conforto é o que mais atrai os consumidores. - É uma tendência forte no mundo por um motivo muito claro: a população feminina está envelhecendo e procura conforto sem abrir mão da sofisticação. Faz todo sentido a Arezzo entrar nesse segmento. O mercado calçadista, contudo, olha com desconfiança a empreitada da Arezzo. Segundo uma fonte, que preferiu não se identificar, não há sinais de que a empresa esteja desenvolvendo fornecedores. - É um nicho muito específico, que é atendido por fornecedores pequenos, em que se sabe de todos os movimentos dos concorrentes. Isso não está acontecendo - diz a fonte. A Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados) já tem há alguns anos o "Selo Conforto", desenvolvido em conjunto com o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro (IBTeC), que credencia os produtos desse nicho. E, para receber este selo, diz Heitor Klein, presidente da Abicalçados, o fabricante tem de atender a 11 normas técnicas definidas para avaliar a tecnologia empregada no calçado. Para Tozzi, da AGR, é um desafio "extremo" para a Arezzo lançar uma marca nesse segmento em tão pouco tempo, já que o varejo de moda trabalha com seis meses de antecedência para o lançamento de uma coleção. - Quando se fala de uma marca, isso envolve muita coisa, como o desenvolvimento do mercado. Tecnicamente, é desafiador um projeto desse tamanho em tão curto espaço de tempo - diz a consultora. USAFLEX TEM EXPANSÃO DE 15% Sérgio Bocayuva, presidente da Usaflex, a maior empresa especializada em calçados confortáveis do país, com cerca de 70% das vendas, afirma que atuar neste segmento requer altos investimentos em tecnologia. - Não basta querer. É mais fácil uma empresa que tem essa tecnologia agregar moda aos seus produtos do que outra que é especializada nos outros tipos de calçados entrar no segmento de conforto. Tecnologia não se adquire da noite para o dia - diz. Segundo o executivo, a Usaflex investe anualmente 0,5% do faturamento em tecnologia e inovação. A expectativa de faturamento da empresa em 2017 é de R$ 330 milhões. - Vamos crescer 15% em 2017. Nossa meta é atingir uma receita de R$ 800 milhões em 2022. A expectativa é dobrar a fabricação para 50 mil pares por dia em 2022 - diz, revelando que a atriz Maria Fernanda Cândido será a nova garota-propaganda da marca. Nenhuma palavra chave encontrada. |
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