Leitura de notícia
Revista Varejo SA - (GO) ( Notícia ) - GO - Brasil - 01-11-2017 - 09:46 -   Notícia original Link para notícia
CDL-BH incentiva inovação no varejo

Em parceria com o Sebrae, o programa Varejo Inteligente promove desenvolvimento de start-ups com soluções para o comércio



A busca por soluções para os principais desafios das empresas varejistas incentivou a de Belo Horizonte (-BH) a desenvolver um programa de apoio ao desenvolvimento de start-ups. Com foco em inovação e na articulação com o ecossistema de empreendedorismo, a entidade quer incentivar alternativas para reinventar as práticas e modelos vigentes nos setores de comércio e serviços de Belo Horizonte, além de contribuir com os pequenos negócios, nessa fase de instabilidade da economia. Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a -BH lançou, no ano passado, o programa Varejo Inteligente, que está a pleno vapor com sua segunda edição neste ano.


O programa tem como objetivos promover o desenvolvimento de start-ups que tenham soluções para o setor varejista e facilitar o encontro do trabalho delas com os desafios enfrentados pelos empresários, no dia a dia de seus negócios. "É necessária uma mudança de postura de nossa parte para vencer os diversos desafios enfrentados pelos setores do comércio e serviços. Todos os dias, uma inovação tecnológica diferente surge e isso impacta diretamente no ritmo de vida e na preferência de consumo das pessoas", avalia , presidente da -BH.


Neste ano, o projeto foi aprimorado e já está na fase de diagnóstico das 20 start-ups selecionadas, de um total de 65 inscritas. As start-ups terão dez intensas semanas de trabalho de pré-aceleração, que irão prepará-las para atuar junto do comércio varejista. As cinco melhores serão incubadas diretamente pela -BH. Nessa etapa, elas receberão acompanhamento periódico da equipe da e mentorias específicas para crescimento do negócio. Além disso, cada uma delas será premiada com R$ 10 mil.


A Wylinka, organização sem fins lucrativos que tem como propósito mobilizar e desenvolver instituições e ecossistemas para a inovação e o empreendedorismo, a partir da promoção e transformação do conhecimento, é a nova parceira do programa. Ela está organizando o 1º Meetup do Programa Varejo Inteligente 2017, que tem como tema "Design jurídico para start-ups".


Para os varejistas, o programa é uma oportunidade de ter contato com produtos e soluções inovadores que podem auxiliar a se diferenciar dos seus concorrentes e ganhar competitividade. Os participantes também têm acesso a especialistas da área de gestão, oferecendo mentoria para o desenvolvimento de negócios.


A edição de 2016 do programa contou com 91 start-ups inscritas, em seis áreas de atuação diferentes, sendo que 40 foram selecionadas. Dessas, 19 entraram com propostas e ideias e 14 concluíram, testando sua respectiva solução com potenciais clientes.


Palavras Chave Encontradas: Bruno Selmi Dei Falci, Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.