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Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 25-10-2017 - 00:00 -   Notícia original Link para notícia
Lojistas da Silviano Brandão preveem alta nas vendas

Estimativa é de que a expansão chegue a 50%
Os comerciantes do tradicional polo moveleiro localizado na avenida Silviano Brandão, na região Leste de Belo Horizonte, já organizam campanhas e promoções na tentativa de conquistar parte do 13º salário dos consumidores que pretendem preparar a casa para a chegada do Natal.

Com previsão otimista de um crescimento de 30% nas vendas em comparação com os outros meses de 2017, a presidente da Associação dos Comerciantes da Silviano Brandão, Eliana Reis, lembra que o planejamento de fim de ano precisa ser antecipado devido ao perfil dos produtos comercializados e afirma que o polo, considerado o maior do setor na América Latina, com 223 lojas, é um exemplo de economia criativa. "As fábricas tiram férias coletivas no último mês do ano, então é preciso antecedência para atender a demanda para dezembro quando trabalhamos, por exemplo, as vendas de salas de jantar com foco na ceia de Natal. A concentração de lojistas de um único setor no mesmo lugar e a colaboração entre eles ajuda a enfrentar os efeitos da crise econômica e manter o contexto pelo menos estável", explica.

Apesar da preparação antecipada, o principal desafio para os lojistas do polo, segundo Eliana Reis, é atrair o público em um período que, geralmente, tem sido marcado por opções de presentes com tíquete médio menor do que o dos produtos oferecidos, que demandam um aporte maior. Na tentativa de alcançar um diferencial competitivo, ela destaca que grande parte dos lojistas vai aderir à campanha Natal de Prêmios /BH, que acontece de 27 de novembro a 29 de dezembro e vai investir R$ 600 mil em ações promocionais destinadas aos associados de Belo Horizonte. "Diante das dificuldades econômicas atuais no Brasil, os Natais têm sido de pequenas lembranças e como o setor moveleiro oferece mercadorias com preços maiores, não temos uma expectativa tão grande. Estamos vivendo um reflexo da falta de clientes durante o ano, as promoções e campanhas como a da são oportunidades principalmente para os pequenos empresários", diz.

Estoques - Há 17 anos no polo moveleiro da Silviano Brandão e atualmente com duas lojas localizadas na avenida, Alessandro Teixeira Soares é proprietário da Mobiliadora Universal e também ressalta que o planejamento do setor moveleiro para o Natal precisa começar mais cedo. Ele afirma que já estão trabalhando em parceria com fornecedores para, na próxima semana, começar a oferta de itens a preços promocionais. "Geralmente quem planeja arrumar a casa para o Natal faz as compras em novembro. Em dezembro, o foco é em pequenas lembranças, com valores menores e produtos com entrega imediata", explica Soares, que acredita no aumento de vendas no mês que vem, em comparação com o movimento registrado durante 2017. "Apostamos que novembro vai ser um bom mês, apesar de não acreditar que alcance os números de 2016, acho que vamos conseguir aumentar a nossa média de vendas em 20% a 30% em relação ao resto do ano", afirma.

A tendência de antecipação de vendas também é confirmada por José Luiz Baccarini Costa, proprietário da Oficium Móveis Artesanais, que comercializa móveis feitos sob medida usando madeira de demolição, além de colchões e objetos de decoração. Para ele, a melhora observada no fim de ano para o setor moveleiro é pontual e não significativa. "A dinâmica das vendas de móveis funciona de forma diferenciada com grande quantidade de encomendas que aquecem a demanda até o final de novembro, seguido de vendas pontuais para pronta entrega a partir de dezembro, com uma queda natural na demanda", esclarece.

A análise menos confiante de Costa leva em consideração ainda que, para tentar manter o mesmo nível de vendas de 2016, o lojista precisou reduzir os preços em 40%. Além da redução, ele revela que são realizadas, mensalmente, promoções de produtos na tentativa de continuar atraindo clientes e, por isso, não há planejamento de ações específicas para o final do ano. "Enquanto a crise não acabar a tendência é de queda de preços para conseguirmos vender. Eu não acredito que as vendas serão maiores do que no ano passado. Na realidade, está acontecendo um recuo, nós conseguimos manter porque vendemos mais com preços mais baixos, o que representa uma queda no ganho real", avalia.

Já a administração do Shopping dos Móveis, com 15 anos de atuação na avenida, faz uma avaliação muito confiante do período, com perspectiva de aumentar em até 50% as vendas em relação aos meses anteriores deste ano. A administradora das duas lojas localizadas no polo, Esmeralda Aparecida de Oliveira Marques, confirma o foco nas liquidações para atrair mais clientes. "O movimento foi muito fraco durante o ano, mas estamos otimistas. Os consumidores que têm interesse em móveis sabem que existe um prazo para entrega e, para que recebam a mercadoria até o Natal, antecipam as compras. Por isso, estamos preparados e já disponibilizamos promoções de vários produtos", comenta.

Franquia - Inaugurada em agosto deste ano no polo moveleiro, a I Wanna Sleep também traz perspectivas positivas para Eder de Oliveira, dono da franquia. Nos preparativos para o primeiro Natal na Silviano Brandão, ele acredita que o 13º dos consumidores será um diferencial para as compras durante o período. "A venda dos colchões é o nosso foco e está muito relacionada com a renovação e mudanças de casa, que acontecem com frequência nesta época do ano. Temos a expectativa maior de vendas devido ao 13º e aos indicadores econômicos que apontam uma melhora, apesar do PIB de agosto não ter acompanhado essa evolução. Acredito que dezembro pode representar uma virada para que 2018 seja melhor que este ano", afirma.

A visibilidade e o aumento do fluxo de clientes proporcionados pela inserção no polo moveleiro, além da proximidade com lojas já tradicionais da Capital, são considerados pontos positivos por Oliveira, além da variedade maior no mix de produtos. "Temos opções como pijamas, travesseiros, roupas de cama e produtos de banho que tem valor menor e podem representar um potencial maior de mais vendas para presentes de Natal", diz.


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