Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 17-10-2017 - 00:00 -   Notícia original Link para notícia
Comerciantes estão otimistas na Capital

Índice de Confiança do Empresário da -BH atingiu o maior nível deste ano no terceiro trimestre


Com o Natal se aproximando e alguns indicadores macroeconômicos mantendo sinais de melhora, os comerciantes de Belo Horizonte estão ficando mais otimistas. Puxado pela expectativa positiva para os próximos meses, o Índice de Confiança do Empresário (ICE) da Capital apresentou no terceiro trimestre o melhor resultado do ano, chegando a 51,2 pontos. Houve aumento de 7,7 pontos no comparativo com o segundo trimestre. Em relação ao terceiro trimestre de 2016 foi registrado avanço de 5,5 pontos. As informações são da de Belo Horizonte (-BH).

Vice-presidente da -BH, Marco Antônio Gaspar explica que fatores como inflação estável, juros em queda e melhoria nos índices de emprego levam ao aumento da renda disponível para o consumo. E, segundo ele, a expectativa positiva para os próximos meses leva a crer que os empresários acreditam que essa melhora é sustentável. Ainda assim, ele pondera que é necessário manter cautela, já que a instabilidade política permanece, fazendo o consumidor evitar compras maiores.

De acordo com a pesquisa, a expectativa geral para os próximos seis meses atingiu 66,5 pontos no terceiro trimestre de 2017, com alta de 12,4 pontos no comparativo com o segundo trimestre (54,1). Já em relação ao terceiro trimestre de 2016, o aumento foi de 3,4 pontos.

A expectativa quanto à economia do País ficou em 59,3 pontos, sendo 15,2 pontos acima do resultado do segundo trimestre (44,1). No terceiro trimestre de 2016, o índice foi um pouco melhor, chegando a 61,6 pontos.

Já a expectativa do desempenho da própria empresa trouxe o melhor índice - 73,6 pontos - do terceiro trimestre de 2017, indicador que ficou 9,2 pontos acima do registrado no segundo trimestre (64,2). Já em relação a igual período do ano passado o avanço foi de 8,9 pontos.

Segundo Gaspar, depois de ao menos dois anos de crise, os comerciantes já fizeram os ajustes necessários nos negócios e estão com as finanças melhores do que há três meses.


Porte - Os empresários das pequenas empresas (de 10 a 49 empregados) são os mais otimistas, com o indicador de confiança atingindo 56,4 pontos no terceiro trimestre do ano, com crescimento de 12,6 no comparativo com o levantamento anterior. Entre as microempresas (até nove empregados) o indicador ficou em 48,3, com crescimento de 7,3 pontos em relação ao segundo trimestre. Já entre as de médio (de 50 a 99 empregados) e grande porte (mais de cem empregados) o índice foi de 52 pontos, sendo 3,3 menor que no segundo trimestre de 2017.

No terceiro trimestre de 2016, os indicadores das empresas, com relação ao porte, foram os seguintes: micro, 36,2 pontos; pequenas, 36,1 pontos; médias e grandes, 36,4 pontos.

O Indicador de Confiança do Empresário (ICE) do terceiro trimestre de 2017 foi realizado pela -BH em setembro, com 145 empresários da Capital e Região Metropolitana de Belo Horizonte. A escala do indicador - que é realizado trimestralmente - varia de 0 a 100, sendo que índices inferiores a 50 indicam percepção de piora.


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.