Leitura de notícia
Portal EM ( Economia ) - MG - Brasil - 08-10-2017 - 10:47 -   Notícia original Link para notícia
Natal chega mais cedo às lojas de BH, que oferecem enfeites e panetones

Lojistas anteciparam a oferta de produtos típicos das festas de fim de ano para tentar ampliar o lucro. Alguns itens já estão até com desconto



O Dia das Crianças ainda nem chegou e os produtos para o Natal já começam a invadir as prateleiras dos lojistas de Belo Horizonte. Árvores, flores, papais noéis, bolinhas, lâmpadas, presépios e outros enfeites estão à venda. A expectativa dos comerciantes é otimista, porém, mais conservadora diante da crise econômica. Enquanto uns esperam algum crescimento, para outros a ideia é pelo menos manter os números das vendas do ano passado. Os panetones também começam a chegar aos supermercados. Diante da situação financeira do país, os preços não devem subir.


A gerente da loja De 1 a 99 , Regina Célia Dias da Silva, diz que os consumidores já começaram a procurar produtos natalinos. A loja vendeu pisca-pisca e outros enfeites na semana passada, quando começou a descer com os produtos para as prateleiras. "A expectativa é boa, se já estão procurando agora, antes do Dia das Crianças, creio que vai ser melhor do que o ano passado. Esperamos conseguir crescer uns 20% se continuar nesse ritmo até lá", disse. A loja tem estoque que sobrou do Natal passado e já fez a relação de novos pedidos. "Os preços estão mais ou menos os mesmos. Nosso carro-chefe são sempre as árvores, bolinhas e lâmpadas", explica. O estabelecimento também aposta na venda de presentes como brinquedos e produtos para casa.


Quem entra na Gujoreba também já sente o clima natalino, sendo recepcionado por uma grande rena e vários papais noéis, que os funcionários desencaixotaram semana passada. A loja, que também manteve a quantidade do estoque, mal colocou no balcão e já vendeu réplicas do bom velhinho e flores de enfeite. "Trabalhamos para melhorar, mas temos que ser realistas por causa da crise. Se mantivermos o que foi vendido no último ano está bom", disse o gerente Gustavo Batista. A loja começou a vender decoração de Natal mais cedo como estratégia para o produto ficar mais tempo exposto. "Assim as pessoas já podem ir se programando."

Estratégia

Na Estrada Real, o Natal já chegou com tudo. A loja está tomada de produtos com preços de R$ 0,79 a R$ 12 mil para decorar as festas de fim de ano. São guirlandas, presépios e árvores gigantes, além de bonecos de todos os tipos, flores e papais noéis. "Temos essa estratégia de começar mais cedo porque em dezembro as pessoas já estão mais focadas em ceias e presentes. O mercado não está muito bom, por isso também estamos fazendo promoções desde o início do ano. Os produtos de Natal estão com 20% de desconto", conta o gerente William Eduardo Ramalho.


As decorações de Natal chamam a atenção dos consumidores(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
A meta é ampliar as vendas de 20% a 30%, mas, assim como outros lojistas, William Ramalho diz que se vender o mesmo que o ano passado, pelo cenário de crise, atende às expectativas. "Por mais que estejam apertados financeiramente, no momento do Natal a família está reunida e todo mundo quer deixar a casa bonita", diz o gerente.




A economista da Câmara de Dirigentes Logistas Ana Paula Bastos confirma as boas perspectivas de vendas para o Natal. De acordo com ela, todas as datas comemorativas apresentaram crescimento este ano e o mesmo deve ocorrer com o dia das crianças, que é parâmetro para avaliar as festas de fim de ano. "Estamos achando que vai ser melhor. Ainda não dá para mensurar números, mas a expectativa é de crescimento", comenta. Ana Paula ressalta que essa melhora não é tão significativa, já que no ano passado a inflação estava elevada, os juros e o desemprego também eram maiores, o que prejudicou o consumo. Para este ano, houve redução da inadimplência e da inflação. Outro fator é a taxa de desemprego, que, apesar de ainda estar elevada, teve redução no segundo trimestre de 1,3 pontos percentuais. "Isso dá fôlego à economia e aumenta a renda em circulação".

Os panetones voltaram

Os produtos alimentícios também começam a chegar. No Super Nosso, panetones, frutas secas e vinhos já estão nas prateleiras. "Estamos entrando no clima de Natal e acreditando que vai haver uma recuperação no consumo. Este ano, apostamos um pouco mais, esperamos ter de 10% a 15% de crescimento", avalia o diretor comercial do supermercado, Ronaldo Peixoto. 


Os panetones também começam a aparecer nas prateleiras dos supermercados e lojas(foto: Jair Amaral /EM/D.A Press)
Para ele, o fato de os produtos não estarem aumentando de preço deve ajudar a incrementar nas vendas. O Super Nosso também vai usar seu aplicativo para tentar alavancar as vendas.



Continua depois da publicidade



Na Chocolates Brasil Cacau, os valores dos produtos também não tiveram muita variação. Somente os panetones de fruta e gotas, que são os mais baratos, subiram um pouco. O carro-chefe das vendas, que são os de brigadeiro e trufados, estão com o mesmo preço do ano passado. Os produtos chegam na semana que vem, segundo o gerente Bruno Souza Pardinho, que tem uma expectativa boa. "Vamos tentar vender o mesmo que no ano passado, que foi bom. O ano está atípico, então, á meta é manter o volume e tentar com isso crescer 15%."


Palavras Chave Encontradas: Criança
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.