Leitura de notícia
O Globo Online (RJ) ( Economia ) - RJ - Brasil - 06-10-2017 - 09:02 -   Notícia original Link para notícia
Produção de veículos cresce 27% de janeiro a setembro

Setor registrou alta de 7,4% nas vendas internas e de 55,7% nas exportações este ano



-SÃO PAULO- A produção de veículos no país cresceu 27% no acumulado de janeiro a setembro em relação aos nove primeiros meses de 2017. Saiu das linhas de montagem da indústria automobilística 1,56 milhão de unidades no período. Em setembro, o salto na produção foi ainda maior, de 39,1% em relação ao mesmo mês de 2016: 170,3 mil veículos contra 236,9 mil.



Os dados foram divulgados ontem pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Na ponta das vendas ao consumidor, o crescimento foi de 7,4% no acumulado até setembro, chegando a 1,5 milhão de veículos. No mês passado, 199,2 mil unidades foram comercializadas, 24,5% a mais que um ano antes.



As exportações também continuam em alta. Cresceram 55,7% de janeiro a setembro ante o mesmo período de 2016: 566,26 mil ante 363,68 mil veículos. Somente em setembro, os embarques alcançaram 60 mil unidades, crescimento de 52, 2% no comparativo com a mesma base de 2016.



Os sinais de recuperação também estão sendo sentidos no segmento de caminhões. De acordo com a Anfavea, os 4.500 caminhões licenciados em setembro representaram uma alta de 8,2% em relação às vendas no mesmo mês do ano passado. No ano, porém, o segmento ainda acumula queda de 9% ante 2016, com 35,4 mil unidades vendidas até setembro. As exportações, que crescem 40,9% até setembro, com 21,5 mil unidades embarcadas, ajudam na recuperação.



- O mês de setembro reforça nossa visão de que o período de contração acabou e entramos em tempos de recuperação. Porém, é necessário cautela quanto à magnitude deste crescimento - afirmou Rogélio Golfarb, vicepresidente da Anfavea. VENDA DIÁRIA MÉDIA DE 10 MIL O bom desempenho do mercado interno e das exportações tem levado à aceleração do ritmo de produção nas montadoras, que voltaram a contratar: 500 pessoas já foram recontratadas. Esses funcionários estavam em algum tipo de programa de flexibilização, como lay off e Programa Seguro Emprego (PSE).



- Esses instrumentos são importantes para a retomada. Com a volta da demanda interna, que percebemos desde de maio, deu capacidade para retomarmos a produção. Estamos em processo de recuperação - disse Golfarb, que voltou a ser cauteloso sobre o nível de vendas diárias de setembro, de quase dez mil unidades. - É prematuro dizer que esses números devem permanecer até o final do ano.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.