O Instituto Ipsos, considerado a terceira maior empresa de pesquisa e de inteligência de mercado do mundo, apresentou estudo sobre consumidores das cinco regiões do Brasil. Dividida em interesses de cada local, hábitos de lazer e formas de consumir conteúdo, a pesquisa foi apresentada em evento realizado pelo SBT, em São Paulo, para agências e clientes do mercado publicitário. O resultado do estudo realizado mais de 34 mil pessoas nas metrópoles brasileiras, entre janeiro e dezembro de 2016, reforça a TV como principal meio de consumo de conteúdo de todo o país.
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A TV continua sendo o principal meio de consumo de conteúdo de todo o país. Entretanto, a presença do smartphone conectado à internet apresenta uma mudança crescente no cenário. Para Marcelo Parada, diretor comercial e de marketing do SBT, esse estudo representa o caminho que o Canal vem seguindo. Segundo ele "o SBT e suas afiliadas buscam ter essa objetividade ao conteúdo local".
TECNOLOGIA X RELIGIÃO
Entretanto, a presença do smartphone apresenta uma mudança crescente no cenário, segundo a pesquisa. O consumidor urbano médio tem como principal interesse produtos audiovisuais artísticos. Em segundo e terceiro lugar estão saúde/bem-estar e política/economia/atualidades, respectivamente. As diferenças regionais aparecem dentro desse escopo. Em São Paulo, o consumo de conteúdo sobre tecnologia é destaque. Já no Nordeste, religião aparece como um dos principais assuntos.
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