Leitura de notícia
Blog David Baker ( Posts ) - SP - Brasil - 30-09-2017 - 12:08 -   Notícia original Link para notícia
Comércio espera Natal melhor e já está contratando

Varejistas estão confiantes que conseguirão recuperar em 2017 as perdas do natais passados. Em 2016, a queda nas vendas do Natal no país foi de 4% frente o ano anterior, segundo o Serasa Experian, seguindo a tendência de queda dos dois anos anteriores. Já em 2017, lojistas apontam crescimento nas vendas. "Um termômetro para o varejo são os projetos para pessoas jurídicas que foram antecipados. Se pegarmos o mesmo período do ano passado, tive um crescimento nos projetos de 23% em 2017. Por isso, acredito que no varejo devemos crescer até 7% frente 2016", afirma a empresária Cláudia Travesso, da Loja Futuro que já decorou uma de suas unidades para o Natal. Dono da loja de brinquedos Brinkel, Altair Rezende demonstra seu otimismo com investimento. "Fiz uma ampla reforma na loja e contratei 18 funcionários temporários", conta. Ele espera que vender de 5% a 10% a mais no Natal deste ano do que vendeu em 2016.

Para a economista da -BH, Ana Paula Bastos, os resultados positivos das datas comemorativas anteriores do ano são um bom sinal. "Todas as datas comemorativas apresentaram crescimento de vendas neste ano", afirma. Ela cita o dia dos pais de 2017, 1,25% melhor do que o de 2016, que apresentou queda de 1,97% na comparação com 2015. Ana Paula pondera que se trata de uma recuperação, já que os índices anteriores são negativos. "A base de comparação é fraca, mas temos bons indícios", concorda o economista da Fecomércio-MG, Guilherme Almeida.

Os economistas apontam a queda da inflação, dos juros e do desemprego como os principais motivadores do otimismo. "O emprego surpreendeu, já que esperávamos que os índices melhorariam só em 2018 e a melhora vem se consolidando desde o segundo trimestre de 2017. Isso aumenta a confiança do comerciante", acrescenta Almeida.

Essa é a percepção de Alexandre Maia, da loja de decoração Casa Maia. "Estou otimista que vai vender mais porque as pessoas estão mais confiantes", avalia.

Comparação

1,44% devem crescer as vendas do dia das crianças em 2017

1,27% caíram as vendas do 12 de outubro em 2016 frente 2015

Dia das Crianças Ano será melhor para 56,7% dos lojistas

A expectativa de 80% dos empresários varejistas do Estado é positiva para o dia das crianças, considerado o principal termômetro para o Natal, segundo pesquisa realizada pelo Fecomércio-MG. Entre os entrevistados, 56,7% acreditam que venderão mais neste ano na comparação com 2016, informa o economista da Federação, Guilherme Almeida. "O bom resultado do dia da é importante para o planejamento do Natal", explica Almeida.

A -BH divulgou uma expectativa de crescimento de 1,44% para o dia 12 de outubro, segundo a economista Ana Paula Bastos, da entidade. No ano passado, a -BH registrou uma queda nas vendas do dia das crianças de 1,27%. "A entrada do FGTS no mercado e a parcela do 13º salário de aposentados, está ajudando os resultados do segundo semestre deste ano", avalia.

A confiança nas vendas levou o empresário Altair Rezende, da loja de brinquedos Brinkel, investir em no estoque. "Estamos bem estocados e com muitos lançamentos para o dia das crianças. A sobra não preocupa muito porque imaginamos que o Natal também terá movimento", afirma Rezende.

E-commerce. O comércio eletrônico espera faturar R$ 2,1 bi no dia das crianças, um aumento de 5% frente 2016, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.

http://ift.tt/2wpWsMC


Palavras Chave Encontradas: CDL, Criança
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.