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Estado de Minas Online ( Admite-se ) - MG - Brasil - 06-08-2017 - 10:07 -   Notícia original Link para notícia
Gostoso e faz bem

Com proposta inovadora para servir vinhos de todos os tipos, bar em Belo Horizonte agrega o conceito da gastronomia de rua com a simplicidade de degustar uma boa taça da bebida



Victor Barbieri, Vítor Pacheco e Ramon Cruz, sócios na La Vinicola Wine Bar e Fingerfood, comemoram a aceitação da casa pelos mineiros

O vinho se tornou uma das bebidas preferidas do público mineiro. Hoje, é comum encontrar bares, restaurantes e pizzarias com uma boa carta de vinhos. Assim também é o La Vinicola Wine Bar e Fingerfood, que tem a proposta de oferecer vinho e gastronomia de rua. Na realidade, o La Vinicola é um bar de vinhos informal, que agrega o conceito da gastronomia de rua com a simplicidade de degustar uma boa taça de vinho. A proposta do bar é inovadora, pois oferece vinhos a preços acessíveis, com valores únicos de taças e garrafas e com o consumo pré-pago, por meio de fichas.

Vitor Pacheco, sócio e chef de cozinha do La Vinícola e sócio de Victor Barbieri e Ramon Cruz, explica que o bar tem uma proposta inovadora, com o objetivo de tornar a experiência de degustar um vinho prática, educativa e prazerosa. "São várias opções de vinho, todos com o mesmo valor: de R$ 7 (75ml) a R$ 12 (150ml) a taça ou R$ 50 (750ml) a garrafa."

O curioso é que, dentro da proposta de descomplicar, os rótulos não são apresentados no cardápio, mas sim as uvas. Se o cliente quiser, ele pode solicitar a ficha técnica de todos os vinhos. A casa ainda oferece cerca de 10 rótulos de importação exclusiva e com excelentes preços. Para garantir a qualidade dos vinhos servidos em taça, o La Vinicola conta com a máquina italiana da empresa WinePlease, exclusiva no Brasil, capaz de armazenar até oito garrafas e servir na temperatura ideal cada rótulo. O aparelho contém gás argônio, conhecido como o melhor conservador de vinhos.

"Como o argônio é um ar inerte, sem cor, cheiro ou gosto, não altera a propriedade da bebida. A emissão desse gás bloqueia a entrada de oxigênio, considerado o 'inimigo' do vinho, por modificar rapidamente suas características. Para harmonizar com as bebidas, o cardápio é inspirado no movimento Fingerfood, na cozinha de fusão e gastronomia de rua. São receitas muito saborosas, com toque bem contemporâneo, valorizando a gastronomia brasileira, porém com inspiração de outros países, como Itália, Estados Unidos e Peru. O menu tem cerca de 18 pratos", destaca Vitor.

Entre outros pratos, como opção de massa e risotos, por R$ 18 o cliente pode optar por hand ragu lasagna (lasanha exclusiva, feita com massa artesanal e ragu cozido por mais de 12 horas e, claro, gratinada com muito queijo parmesão); risoto à parmegiana (o típico risoto de parmesão italiano, maçaricado, cremoso e crocante. Você nunca sentirá tantas texturas em um risoto); e riso canastra (um risoto buscando nossa tradição, feito com costela de leitão marinada e assada por 12 horas, desfiada sobre um risoto de queijo canastra de São Roque, cremoso).

ESTRATÉGIA "O público mineiro é muito exigente, mas, felizmente, estamos sendo bem recebidos, principalmente porque oferecemos produtos de qualidade e uma proposta inédita, que é popularizar o consumo de vinhos. Aqui em BH existem dois ou três bares parecidos com o nosso, mas nenhum tem este modelo. A La Vinícola é o único que trabalha com o preço mais acessível para vinhos e aperitivos, nesta região supervalorizada que é o Bairro de Lourdes. Essa é a nossa estratégia para fidelizar o cliente. Ainda mais que este público [o mineiro] é muito desconfiado para gastar."

Segundo o empresário, tem valido muito a pena porque o ramo de vinhos ainda é pouco popular no Brasil, principalmente em Minas. "Isso porque o público mineiro ainda é conservador e muito acostumado ao consumo de cervejas. Em São Paulo, por exemplo, essa cultura dos wine bares já é tendência. Ao visitar a cidade com um dos meus sócios, percebemos que lá existem locais desse tipo que comportam até 400 pessoas. Por isso resolvemos trazer essa novidade para Minas, adaptando, é claro, ao nosso público, que é mais exigente e gasta um pouco menos que o público paulista. Mas, mesmo assim, acreditamos no apelo do vinho, que, além de ser uma bebida muito saborosa, faz bem à saúde."


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