Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( Negócios ) - MG - Brasil - 01-08-2017 - 00:00 -   Notícia original Link para notícia
Conhecimento deve ser democratizado

A democratização do conhecimento em inovação também foi uma carência destacada pela sócia-fundadora da Tropos Lab, Renata Horta. Ela lembra que apesar da difusão de termos como "escalabilidade", "dor de mercado" e "mindset", eles ainda são poucos compreendidos, principalmente por empresários de áreas tradicionais. Percebendo essa carência, ela inaugurou um movimento para tornar essa cultura mais acessível a todos os negócios.

"Percebi que a educação empreendedora não é democrática, pelo contrário, é cara, carregada de termos em inglês e muito fechada em um nicho. Começamos um projeto que é uma escola de empreendedorismo. Ensinamos que a inovação não está apenas nos novos negócios, mas em uma nova forma de fazer negócios tradicionais. Ela está ligada ao uso de tecnologia, mas também à forma de se relacionar e a empreender em rede", disse.

O assunto despertou o interesse do presidente do Conselho Empresarial de Cultura da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Jorge Carlos Borges de Souza, que perguntou como os empreendedores de negócios tradicionais podem se preparar para sobreviverem nesse novo ambiente. Confira o diálogo:

"O que vemos na realidade da ACMinas é um empreendedor chegando desprovido de conhecimento em inovação e tecnologia. Vocês falaram que nós temos a San Pedro Valley com tantas startups, a UFMG produzindo tecnologia, mas temos outra realidade que é o empreendedor distante desse universo da inovação. Muitos deles não têm vocação para o empreendedorismo, pois chegam lá por necessidade e totalmente crus. Como encaminhar esse empreendedor para que ele se aproxime desse mundo da inovação e tenha chance de sucesso?" (Jorge Carlos Borges de Souza)

"Acredito que as barreiras são mais comportamentais e sociais do que reais, mas não podemos subestimá-las, pois barreiras sociais são desafiadoras. Há algumas portas disponíveis em Minas Gerais, como o programa de aceleração de startups do governo estadual, Seed, que é público e recebe visitas. No Tropos Lab fazemos essa visita ao ecossistema do Seed e promovemos esse encontro entre empreendedores tradicionais e empreendedores de novos negócios. A -BH também tem um programa de aceleração que tenta juntar esses dois mundos. Em outra ponta está o Sebrae Minas, que tem uma série de programas e eventos." (Renata Horta)

"A Endeavor tem um conteúdo totalmente gratuito voltado para o empreendedorismo, como artigos, ebooks e ensino a distância, além de um programa chamado Checkup Endeavor. Nesse programa, qualquer empreendedor pode entrar e fornecer algumas informações sobre o seu negócio, como qual ramo atua, grau de maturidade e dores de seu negócio. Nós fazemos uma curadoria de conteúdos que vai ajudá-lo nesses desafios e enviamos para ele." (Júlia Ribeiro, Endeavor)


Palavras Chave Encontradas: CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.