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Portal Hoje em Dia (MG) ( Primeiro Plano ) - MG - Brasil - 31-07-2017 - 06:00 -   Notícia original Link para notícia
Lojistas sorteiam de Harley-Davidson a adega para vender mais no Dia dos Pais

A proximidade do Dia dos Pais anima o comércio. A expectativa para a data é de alta, mesmo que tímida, em relação ao ano passado. A de Belo Horizonte (-BH) estima crescimento de 1,22% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com a entidade, a data comemorativa deve gerar um montante de R$ 1,77 bilhão em vendas no comércio de Belo Horizonte. Em 2016, no mês de agosto, o comércio da capital fechou em R$ 1,75 bilhão.

Dados da Fecomércio MG corroboram a expectativa de melhora. Pesquisa divulgada pela instituição aponta que, neste ano, 47,9% dos empresários de Belo Horizonte apostam no aumento das vendas.

Esse é o melhor resultado dos últimos três anos. Em 2014, 43,1% tinham essa mesma perspectiva, contra 28,1%, em 2015, e 37,8%, em 2016.

O comércio, no entanto, acredita que comprar um presente para o pai vai além do respiro da economia. O valor afetivo da data, com 17,4%, seguido pelo otimismo/esperança (12%) e, por fim, a melhora no cenário econômico (9,8%) foram os principais motivos apontados para as boas expectativas dos lojistas.

"A celebração coincide com as liquidações de inverno e a chegada de novos produtos ao mercado, então também tem uma força sazonal. Além disso, a conjuntura econômica do país, principalmente em relação aos três anos anteriores, é mais positiva, com recuo da inflação, juros mais baixos e um menor comprometimento da renda das famílias", avalia o economista da Fecomércio, Guilherme Almeida.

Já os consumidores não parecem tão dispostos assim a colocar a mão no bolso. Pesquisa da Fecomércio indica que 36,8% deles irão comprar presente para o Dia dos Pais, mas a maioria (74,4%) não vai gastar mais do que R$ 100.

"O percentual de pessoas que afirmou que vai às compras caiu. Porém 50,2% dos entrevistados disseram que não têm a quem dar presentes, e outros 23,8% não têm esse costume. São questões pessoais, não econômicas", analisa Almeida.

Hoje, o Natal, o Dia das Mães e o Dia dos Namorados geram mais faturamento no comércio do que o Dia dos Pais.

Otimismo

As vendas na internet também devem ter expansão. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a estimativa de faturamento em todo o país para a comemoração neste ano é de R$ 2,07 bilhões - um crescimento de 12% em relação ao mesmo período de 2016.

No total, a expectativa é que as lojas virtuais brasileiras recebam quase seis milhões de pedidos, com tiquete médio de R$ 346. No Minas Shopping, a previsão de alta é de 12% em relação à comemoração do ano passado.

"É um número bom. E desde o último dia 20 já notamos um aumento de 16% no fluxo de clientes", diz o gerente do centro de compras, Christian Magalhães. Segundo ela, muitos filhos aproveitam as férias escolares para comprar o presente dos pais.

Shoppings investem em ações promocionais

A pesquisa da Fecomércio sobre a expectativa para o Dia dos Pais aponta que as promoções serão o grande atrativo para 80% dos consumidores.

Mas os shoppings de Belo Horizonte oferecem outros atrativos para os clientes. O Pátio Savassi, por exemplo, irá sortear um utilitário-esportivo Nissan Kicks e quatro adegas com 12 vinhos para quem fizer compras acima de R$ 350.

O BH Shopping também aposta na estratégia. Consumidores que gastarem R$ 400 no mall concorrerão a 10 vale compras no valor de R$ 5 mil cada um.

"Ao mesmo tempo em que é atraente para os clientes, a campanha promete impulsionar as vendas dessa que é a quarta data mais importante do varejo no país", diz o gerente de Marketing do BH Shopping, Renato Tavares.

Neste ano, o DiamondMall investiu em uma ação diferente. Ao invés de sorteio, o mall irá realizar uma promoção no estilo "comprou, ganhou". Com RS 350 em compras, o cliente ganha um aparador de barba portátil.

A superintendente do shopping, Lívia Paolucci, explica que essa ação funciona como um reforço da marca. Ela afirma ainda que oferecer um brinde para o consumidor faz com que o tíquete médio aumente. "O cliente já gastou R$ 300 e gasta mais R$ 50 para ter acesso a promoção", afirma.

No Minas Shopping, o sorteio será de uma moto Harley-Davidson para os clientes que fizerem compras acima de R$ 250. Além de concorrer a moto, o consumidor ganha um mês de academia paga. "O cliente procura o shopping quando o prêmio é interessante para ele", diz o gerente de Marketing Christian Magalhães.


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
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