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Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil - 09-07-2017 - 11:47 -   Notícia original Link para notícia
Do forno para a mesa

Bolos de todos os sabores e formatos, feitos artesanalmente, invadem a capital mineira e conquistam a preferência das famílias que adoram se reunir para um café caprichado


Bolo de churros é o carro-chefe da franquia Bolo da Cecília
A gastronomia vem ganhando espaço no mundo e a paixão pela arte de cozinhar arrebata muita gente, como a empresária Katia Cristina Pinheiro Godinho Carabolante, que adora fazer bolos caseiros. "Minha avó fazia bolos incríveis, e fazer bolos sempre foi, desde a infância, minha preferida ousadia gastronômica. Aprendi em casa a expressar o amor pelas pessoas também por meio das gostosuras da cozinha, pois cresci com os segredos do bolo fofo, leve e saboroso, selecionando os ingredientes e dosando os temperos."

Ela afirma que aliar beleza ao sabor é uma arte a ser sempre aperfeiçoada. "A Band Cakes é a concretização de um projeto de muito estudo, trabalho e colaboração. O que, antes, servia na minha casa, posso agora compartilhar com outros que têm essa mesma paixão por bolo", conta Kátia. A loja está completando 11 meses e oferece bolos bundt artesanais, naked cakes, bolos de pote, doces, cookies, café, chá, chocolate e sucos. "Temos também delivery e caixas para presentear."
Bolo de churros é o carro-chefe da franquia Bolo da Cecília, da sócia-fundadora Cecília Victório
Ela ressalta que todos os bolos são feitos na loja e de forma artesanal. "Os bolos bundt e alguns sabores são campeões de venda, como chocolate sem glúten, ninho, mexerica e cenoura. Nesta época do ano, a procura maior é pelo de paçoquinha", diz Kátia, que emprega cinco pessoas. "Acredito que o nosso diferencial para com os concorrentes seja os diferentes formatos, que são marca registrada da Band Cakes. Os bolos são deliciosos e cada um é feito com técnica e textura diferentes. A variedade de bolos especiais, como os sem glúten, sem lactose, diet e veganos fazem a diferença, assim como o bolo de pistache. Nossos bolos não têm conservantes e têm menor quantidade de açúcar", garante.

Kátia considera o faturamento bom e dá sua opinião sobre o mercado. "Sempre existe espaço para produtos de qualidade, mas o custo/benefício é avaliado constantemente. Para vencer nesse ramo, é preciso trabalhar com muito afinco e cuidar dos clientes como se fossem pedras preciosas, além de usar a criatividade e talento."

A ideia de Kátia é ampliar o negócio por meio de franquias, mas, antes, precisa padronizar os processos.

DOIS EM UM Para Fernando Mattos, sócio-diretor da Bolos da Cecília, que está buscando investidores em Minas Gerais, depois de um período, que alarmou grande parte dos empresários do país, o mercado vem demonstrando uma excelente recuperação, tanto na venda dos produtos quanto na expansão de lojas. "Nosso maior exemplo é a região do Rio de Janeiro, onde, nos próximos meses, abriremos mais de seis lojas. Além disso, todas as nossas franquias vêm com excelente índice de performance."
Katia Pinheiro aprendeu a receita com a avó e não teve dúvida em montar a Band Cakes, com bolos caseiros
A empresa foi fundada em 2013 e entrou para o franchising em 2014. "A franquia Bolos da Cecília consiste numa modalidade de negócios dois em um, com venda a varejo de bolos tipicamente caseiros, além de cafés, bebidas em geral, sorvetes e salgados, que podem ser consumidos no local. Nossa essência são os bolos caseiros. Até mesmo nossa linha de bolos confeitados recebe grande influência da confecção desse tipo de bolo, fazendo com que os sabores não tenham aquele gosto comum de produtos industrializados. Fomos a primeira rede de franchising a lançar o bolo de churros, sucesso total de vendas. Seguindo essa linha, temos também os bolos bem-casado, brigadeiro, veludo vermelho, mousse e naked cake, entre outros", ressalta a fundadora, Cecília Victório.

Fernando explica que, para ser um franqueado da Bolos da Cecília basta entrar em contato pelo e-mail da franqueadora. "Nosso investimento inicial é de R$ 188.390", esclarece o sócio, que está há sete anos no ramo. "A rede conta com oito colaboradores, que atuam como consultores de campo, de vendas, administrativo, financeiro e comunicação. Há também uma forte atuação dos sócios, cada um com seu expertise."

"O brasileiro gasta cerca de 30% de sua renda com alimentação fora do lar e o bolo caseiro tem um vínculo muito grande com a nossa cultura. É um ramo que dá satisfação trabalhar, pois, como costumamos dizer, ninguém compra um bolo para comer sozinho. Comercializamos um produto que alimenta e estimula o convívio entre famílias e amigos", ressalta o empresário. "O número de lojas vem crescendo exponencialmente e faz parte da nossa visão ser a maior e mais inovadora rede de franquias de bolos caseiros, líder de vendas no setor. "Nossa previsão é crescer 50% no faturamento, consolidando as unidades já em funcionamento, e com um ousado plano de expansão para todo o Brasil."

AQUECIDO Para Kamyla Godinho, da Bolo na Hora, o mercado está aquecido. "Muitas franquias estão chegando a BH. O diferencial vai ser a qualidade dos bolos e ingredientes atrativos pros mineiros. Acredito que o dia a dia é muito corrido pra todos e sempre buscamos pequenos momentos para relaxar, e o bolo é especial para essas horas. Além disso, muitos clientes nos relatam que acaba valendo mais a pena adquirir o bolo na loja do que fazer em casa, já que é preciso tempo para adquirir os ingredientes, produzir o bolo, ainda correndo o risco de a receita não dar certo. É um mercado que está crescendo. O pessoal está conhecendo esse ramo agora", diz a empresária.

Kamyla tem como sócios Henrique Petrucelli e Selma Franco. Com duas unidades na cidade, sendo uma no Prado e outra no Caiçara, as lojas oferecem mais de 35 sabores de bolos caseiros, produzidos de forma artesanal e diariamente. "Temos bolos fresquinhos o tempo todo, com sabores bem tradicionais, como fubá, formigueiro e milho, além de opções de recheios. Todos os bolos são no formato redondo, com furo no meio. Recebemos encomendas com um dia de antecedência, caso o cliente queira garantir um sabor especifico. Também temos bolinho no pote, que é como uma sobremesa. Na unidade do Bairro Prado temos espaço para café e vendemos fatias de bolo", diz a empresária
Para Kamila Godinho, da Bolo na Hora, o mercado está aquecido e o momento é bom para investir
Ela lembra que entrou nesse ramo porque, no interior, "nossas mães e avós sempre fizeram muitos bolos e, aqui em BH, nunca tinha encontrado um que me fizesse recordar aqueles momentos em família, do lanche da tarde que sempre fazíamos. Um dia, vimos uma reportagem sobre bolos caseiros em outras cidades. Fizemos uma pesquisa de mercado e decidimos investir nesse projeto, pensando em como seria bom trabalhar levando a simplicidade do bolo artesanal e caseiro para as famílias mineiras", lembra a sócia do Bolo na Hora.

"Usamos frutas frescas na produção dos bolos, que não levam conservantes. Nossas receitas são especiais e cheias de sabor. Valorizamos a qualidade do bolo e cada sabor tem uma receita diferente, o que individualiza a produção e agrada diversos gostos", salienta Kamyla, que revela a intenção de ampliar o número de lojas na cidade. Para começar um negócio nesse ramo, ela acredita que o empreendedor terá de investir um capital na ordem de R$ 200 a R$ 250 mil.

SERVIÇO
Band Cakes
(31) 3504-2265 e (31) 98877-2265
www.bandcakes.com.br

Bolos da Cecília
(11) 3938-6009
www.bolosdacecilia.com.br

Bolo na Hora
(31) 3243-0696 e (31) 3654-0696
www.bolonahora.com.br


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