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Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil - 09-07-2017 - 11:42 -   Notícia original Link para notícia
Acessório faz a cabeça das clientes

Perucas de todos os tamanhos e de variados tons ajudam a elevar a autoestima de mulheres que perderam os cabelos ou simplesmente querem mudar o visual


Tradicional na cidade, NTC Soluções Capilares, das sócias Ana e Fernanda (filha e neta da fundadora, Wilma) oferece modelos para todos os gostos

Fundada há 57 anos, a NTC Soluções Capilares se tornou uma das empresas mais tradicionais do segmento de perucas. Tudo começou quando dona Wilma entrou para o mercado, desde os anos 1950, quando o acessório, que estava na moda, era usado por atrizes e mulheres da alta sociedade. Ela conta que a paixão pela área começou de um modo curioso. "Era uma jovem vaidosa, com pouco mais de 20 anos e comprava perucas para o meu closed como quem compra roupas. Porém, em pouco tempo, deixei de gostar das peças que adquiria, por duvidar da qualidade e passei a produzir as perucas que usava", lembra a empresária.

No início dos anos 1960, a fama da "peruqueira" correu os quatro cantos do país e Wilma buscou aperfeiçoamento profissional. Em função do talento nato, foi convidada para trabalhar no Canecão, antiga casa de shows do Rio de Janeiro, produzindo perucas para grandes damas do teatro e da TV, como Tônia Carrero, Cacilda Becker e Lilian Lemmertz. Em terras mineiras, a atriz Wilma Henriques e o Grupo Corpo também já experimentaram suas perucas. Graças a essa expertise da empresária, que, em 1960, nasceu a Wilma Perucas, empresa do setor estético/capilar. De lá pra cá, a empresa cresceu e mudou de nome e hoje se chama NTC Soluções Capilares by Wilma Perucas.

Localizada no coração da Savassi, a NTC oferece soluções para problemas relacionados aos cabelos, como próteses e mais de 200 tipos de perucas naturais e de fibras europeia. A empresa ultrapassa meio século de vida e conta hoje com cerca de 15 funcionários, porém, sob a direção de outras mulheres da família, que assumiram os negócios de Wilma: a filha, Ana, e a neta, Fernanda Tompa. O envolvimento de Ana nos negócios da mãe começou em 1983, ano de nascimento de Fernanda. A sócia da NTC lembra que, por não ter ninguém que tomasse conta da filha, acabava levando-a para o trabalho. "Ela ficava em um cercadinho no corredor e minha mãe e todas as pessoas do prédio me ajudavam olhá-la", lembra.

Já a entrada de Fernanda foi essencial para a adequação do perfil empresarial da NTC. A instituição, ao longo desses 57 anos, sofreu uma série de mudanças, passando a criar estratégias para geração de lucros e crescimento. "Nossa empresa sempre foi de caráter familiar, sem caixa ou divisão de dinheiro, tudo feito somente no feeling. Minha filha trouxe o frescor da informação, da necessidade de mídia direcionada, as inovações da era digital, consciência organizacional, preocupação com a concorrência e a necessidade de nos destacarmos no segmento no qual estamos inseridos", ressalta a empresária.

No início, Fernanda contribuiu de forma relevante para as ações de marketing organizacional da empresa, devido à sua formação em relações públicas. Mas, com o decorrer do tempo, a neta de Wilma apaixonou-se pelo mundo dos cabelos, tornado-se terapeuta capilar com pós-graduação em tricologia cosmética, pela Faculdade Oswaldo Cruz, em São Paulo. Mãe e filha perceberam que havia um nicho não explorado em BH, o mercado capilar voltado para homens. "A partir daí, conhecemos técnicas maravilhosas como o laser frio e iniciamos um tratamento para o público masculino com a prótese capilar invisível", conta Ana. Graças a pesquisas de mercado e constantes adequações aos perfis dos clientes, a NTC tem registrado média de crescimento de 25% nos últimos cinco anos.

DEMANDA Ao fazer um balanço da história da NTC, Fernanda afirma que o trabalho em família tem mais saldos positivos do que negativos. "Estar próximo das pessoas que gostamos e confiamos torna o trabalho mais produtivo. Trabalhar com minha mãe e minha avó é fator de crescimento tanto no relacionamento familiar quanto na parte financeira. Sinto-me orgulhosa em dar continuidade a essa história tão linda, iniciada pela Wilma, quando eu ainda nem era nascida", salienta. Ana também se sente orgulhosa por participar de um negócio promissor. "O trabalho pioneiro de Wilma permitiu a construção de uma marca com credibilidade para o setor de perucas da capital. Minha mãe criou os cinco filhos apenas com o dinheiro das perucas. Ela é, sem dúvida, uma mulher batalhadora, e acredito que todas nós somos mulheres guerreiras e destemidas."

Além das novas tecnologias e de todas as mudanças ocorridas ao longo dos anos, Ana ressalta que o amor e a dedicação das três mulheres ao empreendimento, além da humildade em aceitar novas ideias, críticas e sugestões, principalmente por parte de Wilma, que pertence a gerações mais tradicionais, são características que fazem da parceria entre avó, mãe e filha sinônimo de sucesso. "O mundo está mudando e temos de aceitar o novo por meio das novas gerações, senão seremos engolidos pela era tecnológica."

Além de trabalhar com próteses e apliques, a NTC tem investido na confecção de perucas artesanais, feitas com cabelos de pacientes que perderam os fios por causa da quimioterapia. Tudo por causa de uma demanda do público, uma vez que são cerca de três a quatro pessoas que procuram a loja diariamente em busca desse tipo de peruca para se sentirem melhor durante a fase de tratamento da doença, um aumento de 40% a 50% nos últimos 12 meses.

SERVIÇO
NTC Soluções Capilares by Wilma Perucas
(31) 3281-3431 e (31) 3284-3948


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