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Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 20-06-2017 - 00:00 -   Notícia original Link para notícia
Crise antecipa promoções de inverno em Belo Horizonte

Lojistas preferem reduzir margens
O calendário da moda cada vez mais dinâmico e os efeitos da crise econômica, que deixam os consumidores mais cautelosos, estão levando à antecipação das promoções de inverno em Belo Horizonte. Algumas lojas já deram início às liquidações antes mesmo da entrada oficial da estação, que ocorre no próximo dia 21. Vice-presidente da de Belo Horizonte (-BH), Marco Antônio Gaspar disse que há mais comerciantes antecipando as promoções próprias da época.

"As margens de lucro no lançamento das coleções são muito boas. Alguns lojistas costumam antecipar as promoções, oferecendo preços melhores. Mas agora, devido ao cenário político e econômico turbulento, com as pessoas comprando menos, mais comerciantes estão antecipando suas promoções, reduzindo as margens de lucro", disse o vice-presidente da -BH.

A loja de calçados femininos Equipage é uma das que já está oferecendo preços diferenciados. "Nem começou o inverno e já demos início às liquidações. Temos que nos movimentar para trazer os clientes para dentro da loja", disse supervisora da Equipage, Ana Sílvia Ramos. Ela informou que houve ano em que a loja deu início às promoções de inverno somente em agosto. Mas agora, com o comércio sentindo os efeitos das crises política e econômica, não foi possível segurar a liquidação.

Além disso, a venda com preços reduzidos foi antecipada porque uma das marcas com as quais a loja trabalha começou, nesta semana, a oferecer desconto de 50% nos seus produtos. "Como a Equipage é multimarcas, acabamos tendo que oferecer desconto nas outras marcas também", diz.

Na Shoulder, comércio de moda feminina presente em três shoppings da Capital, toda a loja está em promoção. Segundo Midiam Costa da Silva, gerente da unidade do Pátio Savassi, esse é o calendário usual da marca, que dá início às vendas com descontos logo após o Dia dos Namorados. O preview de verão, segundo ela, já ocorrerá na próxima semana, em pleno inverno.

Ela informou que, no comparativo com o ano passado, não ocorreram quedas nas vendas. "A crise acaba interferindo em tudo, com as pessoas perdendo trabalho e tendo salários reduzidos. Mas não tivemos perdas", disse.

No Shopping Cidade, algumas lojas, principalmente de calçados e roupas femininas, também já deram início às promoções, conforme informou a gerente de marketing do centro de compras, Carolina Vaz. "É uma estratégia para incentivar as pessoas a comprarem antes que o frio acabe", diz.

Ela ressalta que as liquidações ganham mais força no final de julho, quando o mall realiza um bazar entre os dias 26 e 30. A gerente de marketing informou que neste ano, apesar do cenário político e econômico turbulento, o centro de compras vem alcançando resultados melhores que os de 2016.

Carolina Vaz diz que, inicialmente, chegou a estranhar o fato de algumas grifes, especialmente as grandes, liquidarem antes ou durante a estação para a qual a coleção foi lançada. "Antecipam o lançamento do verão em pleno inverno", diz. Mas, segundo ela, isso se dá devido ao calendário da moda, que a cada dia está mais ágil.

Daniela Sampaio, gerente da loja K9 do Shopping Cidade, ressalta esse caráter de agilidade do calendário da moda, impulsionado principalmente pela circulação de informações nas redes sociais. "O consumidor está muito antenado. Esta semana mesmo uma cliente entrou perguntando sobre as novidades do verão", disse. A loja de moda feminina já deu início às promoções. "Antecipamos as promoções buscando dar uma esquentada nas vendas", diz. O lançamento da coleção de verão acontece em agosto. O preview deve ser em meados em julho.

Gerente de marketing do BH Shopping, Renato Tavares informou ontem que a já tradicional promoção do Lápis Vermelho terá início em julho, com o diferencial de estar completando 35 anos. Mas, segundo ele, algumas lojas do centro de compras já abriram a temporada de liquidações. O gerente de marketing pondera que são 400 lojas e nem todas podem seguir o calendário do mall. Segundo ele, apesar do cenário político e econômico, o shopping vem conseguindo resultados melhores que os do ano passado.

Ele informou que as oscilações de temperatura mesmo durante o inverno não costumam assustar os lojistas, que já estão acostumados a essas variações e sabem adaptar seus lançamentos.


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
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