Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Feminino e Masculino ) - MG - Brasil - 11-06-2017 - 09:59 -   Notícia original Link para notícia
Celeiro de criatividade

Na quarta edição, semana DMAIS Design envolve diversos segmentos criativos, traz profissionais de renome no cenário mundial e transforma a cidade em vitrine



Renato Tomasi e os designers Juliana Vasconcellos, Ricardo Rangel e Olavo Machado Neto


Há quatro anos, o administrador Renato Tomasi idealizou a DMAIS Design, uma semana que celebra a área de criação, inspirada em projetos internacionais de sucesso (a exemplo da tradicional Design Week, de Milão, Itália), e que hoje funciona como uma grande engrenagem e vitrine nacional do segmento. A princípio, a iniciativa seduziu principalmente o setor de arquitetura e decoração, mas neste período cresceu, demonstrando que o design envolve mais que mobiliário, utilitários, adornos. Prova a quarta edição, de 19 a 24 deste mês, que mais uma vez traz à Belo Horizonte um verdadeiro festival com a soma de aproximadamente 100 eventos, incluindo lançamento de produtos, palestras, coquetéis, exposições e intervenções, workshops, entre outros, e dialoga também com moda, joalheria e arte.




A maior parte dos eventos é gratuita e aberta ao público. "Queremos realmente criar um calendário que discuta e apresente design, gerando negócios e atraindo turistas, assim como acontece nas principais semanas de design do mundo. É importante que o design contagie. O DMAIS é o período em que a comunidade do design ganha vida em BH", revela Tomasi.
Nesta quarta edição, o "quartel general" do evento será no BH Shopping. No espaço de 500 metros quadrados, haverá cinco ambientes conceito, inspirados em macrotendências do morar contemporâneo, explica ele. Também é de lá que sairá o Design Tour, transporte gratuito que levará o visitante a percorrer diversos eventos durante o projeto, instalados em diferentes pontos da cidade. Tomasi lembra ainda que também o Ponteio e o Pátio Savassi recebem a programação, o que leva a perceber que a iniciativa vem conquistando mais e mais espaços urbanos.

Edifício Acaiaca "Haverá uma grande instalação no aeroporto de Confins, uma programação especial no edifício Acaiaca, inclusive com tour pelo prédio, uma dos mais emblemáticos na arquitetura da capital mineira, exposição na temática marcenaria portuguesa no Museu de Artes e Ofícios", indica ele. A oferta de palestras e workshops é outro grande atrativo e inclui talentos locais e convidados de outras plagas, muitos de renome internacional (veja a programação completa no site www.dmaisdesign.com.br). "Profissionais importantes nas várias vertentes do design brasileiro e áreas afins estarão aqui como Bruno Jahara, Fernando Maculan, Cynthia Massote e Mariana Hardy, Jader Almeida, Waldick Jatobá, Lili Tedde, Sergio e Jack Fahrer. Isso demonstra que a DMAIS vem crescendo, e sendo recocnhecida pelo meio e pelo público como uma semana de lançamentos, mas também de inspiração, divulgação, aprendizado, estímulo e diversão", avalia.



Tomasi celebra ainda a parceria com outros pares que já entenderam o conceito abrangente da DMAIS, a exemplo do aplicativo de transporte Cabify, que oferecerá 20% de desconto em corridas durante a semana do festival (independemente do destino). Por falar em app's, a mostra disponibiliza o seu, no endereço DMAISDESIGN, para Android e IOS. A ideia é conectar todo o mundo na onda criativa, expor o celeiro criativo mineiro para fora e integrar todo o mercado por meio do intercâmbio de profissionais e públicos de outras localidades. "A grande diferença da primeira edição para esta é que a cidade, o mercado e público realmente estão se apropriando da iniciativa. Tanto que já existe uma agenda paralela, o que significa que a DMAIS pegou. O desafio para as próximas edições é ampliar ainda mais a proposta, quebrando barreiras e fronteiras. Cada cidade tem o seu potencial: São Paulo é reconhecida pelo business, o Rio de Janeiro pelo turismo. Eu acredito em BH como capital da criatividade, e a DMAIS ajuda a fomentar e a mostrar nossos talentos para o mundo", anseia.


 


Circuito DMAIS Design 
De 19 a 24 de junho 

Confira a programação completa no site www.dmaisdesign.com.br e faça buscas filtradas no app do festival. 
A seguir, confira alguns destaques.

QG
O ponto de encontro do festival DMAIS Design será no BH Shopping, onde o Coletivo P, junção de profissionais das áreas de arquitetura, design de interiores e comunicação assinam uma área de 500 m2 na qual promete, por meio de uma exposição, repensar nossa forma de morar. No espaço também haverá lançamentos, bate-papos, palestras e workshops, tudo gratuito.

Modernos Eternos
Evento âncora do festival, a Modernos Eternos, mostra de decoração vintage e contemporânea integrar a programação. Ao todo, são 20 ambientes assinados por profissionais como Jaqueline Frauches, Fernando Hermanny, Germana Giannetti, Will Lobato, entre outros. Destaque para o ambiente do festival DMAIS Design assinado pela arquiteta Juliana 
Lima Vasconcellos.

Edifício Acaiaca
Símbolo da arquitetura da cidade, este ano completa 70 anos de construção e irá receber em seu último andar uma exposição com curadoria do Coletivo P. Na mostra, o visitante poderá conferir uma compilação de mobiliário, peças e imagens em estilo Art Déco. A visita também proporciona visual lindíssimo do centro da cidade.

Exposição de Design 
autoral mineiro
O Ponteio Lar Shopping recebe exposição de mobiliário assinado por designers mineiros. Com curadoria de Isabela Vecci, o visitante vai conhecer as recentes criações de Olavo Machado Neto, Juliana Vasconcellos, Elisa Atheniense, entre outros.  



Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.