Leitura de notícia
Kolping - Belo Horizonte (MG) ( Notícias ) - MG - Brasil - 08-06-2017 - 10:25 -   Notícia original Link para notícia
Alunos no coletivo jovem participam de oficinas de iniciação profissional da Fundação CDL

pesar da lei 10.097 prever que empresas de médio e grande porte ofertem parte das vagas para jovens de 14 a 24 anos na modalidade de Jovem Aprendiz, muitos deles têm dificuldade de ingressar no mercado de trabalho. Uma das razões é a falta de afinidade com o ambiente empresarial e das habilidades exigidas, como o bom relacionamento interpessoal, profissionalismo e capacidade crítica. Para preencher essa lacuna, a Fundação Pró- promove oficinas de Iniciação Profissional para jovens de 15 a 20 anos em Belo Horizonte. Os alunos que se destacam na capacitação ainda podem ser encaminhados para vagas abertas em mais de 500 empresas parceiras.


Durante a semana de 5 a 9 de junho, foi a vez dos alunos do Coletivo Jovem da Kolping de Minas Gerais, em Belo Horizonte, participarem dessa capacitação. Com aulas práticas e dinâmicas, cerca de 20 alunos estão participando do processo e vêem na oportunidade a chance que faltava para o primeiro emprego. Vale lembrar que o Coletivo Jovem é uma formação de desenvolvimento profissional gratuita, que ocorre em parceria com o Instituto Coca-Cola desde o ano de 2013.


Para a aluna do Coletivo Jovem da Kolping, Marina Aparecida, de 17 anos, o aprendizado é muito válido. "Aprender como se portar dentro de uma empresa, cumprir prazos, ser profissional e tudo mais que estamos vendo é muito bom porque vai ajudar a gente no futuro. Nunca trabalhei formalmente, mas faço cursos, como o Coletivo Jovem e um de Telemarketing e Vendas. Quando  a gente quer uma coisa, tem que buscar e se qualificar."


Já para o aluno do Coletivo, Rafael de Souza, de 18 anos, a capacitação é umas primeiras experiências de qualificação que teve em Belo Horizonte: "Eu formei ano passado no interior de Minas, em Água Boa, na região do Vale do Rio Doce. Vim para Belo Horizonte esse ano e é o primeiro processo que participo. Estou com muita expectativa em passar nas oficinas da Fundação ."


De acordo com a psicóloga e analista de treinamento e desenvolvimento da Fundação Pró-, Sandra Maria Batista, a parceria com o Coletivo Jovem e os seus vários núcleos pela cidade está sendo frutífera. "A parceria surgiu em 2015 com o Coletivo Jovem, do Instituto Coca-Cola, já que o curso dialoga com o nosso objetivo que é o de empregar jovens. O Coletivo respondeu a nossa demanda de encontrar candidatos de outras regiões. Tenho visto que muitos candidatos que participam através do Coletivo são encaminhados porque realmente têm uma preparação melhor. Isso facilita o desempenho deles nas oficinas e o destaque deles nas empresas. É uma parceria que temos interesse em dar continuidade porque realmente está sendo bem produtiva", avalia Sandra.


Toda a carga horária do curso é ministrada por profissionais da Fundação Pró-, a organização de responsabilidade social da BH, a de Belo Horizonte. As oficinas são parte do Programa Educação e Trabalho da fundação. Quando aprovados ao final das oficinas, os jovens têm a possibilidade de serem inseridos nas empresas e recebem formação técnico-profissional tanto na fundação quanto na empresa em que foi admitido. O jovem que for reprovado ao final das oficinas introdutórias pode tentar nova prova dentro de seis meses. Para mais informações sobre as oficinas de Iniciação Profissional da Fundação visite o site http://www.fundacaocdl-bh.org.br/




Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL, CDL-BH, Criança
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.