Leitura de notícia
Super Notícia ( Notícias ) - MG - Brasil - 01-06-2017 - 08:32 -   Notícia original Link para notícia
BH tem 270 mil produtos sem impostos nesta quinta-feira (1º)

Atualmente o brasileiro trabalha 153 dias do ano só para pagar as tributações federais, estaduais e municipais, de acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT)
Esta quinta-feira (1º) será marcada pela oferta de um total de 270 mil produtos com o desconto dos impostos em Belo Horizonte. A ação faz parte da 11ª edição do Dia da Liberdade de Impostos (DLI), promovido pela de Belo Horizonte (/BH). Os produtos oferecidos pelas 700 lojas participantes vão desde pães, chocolates, sanduíches, sorvetes e outros alimentos, até itens de papelaria, ótica, vestuário, pet shop, medicamentos genéricos, brinquedos, aluguel de carros, gasolina e muitos outros. A lista com todos os produtos cadastrados pode ser acessada clicando AQUI.

Atualmente o brasileiro trabalha 153 dias do ano só para pagar as tributações federais, estaduais e municipais, de acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Conforme a , isso significa que o brasileiro trabalha de 1º de janeiro a 2 de junho só para pagar impostos, um total de cinco meses e um dia. Segundo o IBPT, a cada ano esse índice vem aumentando. Na década de 1990 eram 102 dias (três meses e 12 dias), na década anterior, 77 dias (dois meses e 17 dias).

A ação da entidade também aconteceu simultaneamente em vários estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Distrito Federal.

Como em outros anos, a gasolina será vendida com desconto de 42% referente aos tributos diretos incidentes e sairá a R$ 2,116 o litro. O posto participante é o Pica Pau (Avenida do Contorno, 10.325, Barro Preto) e a ação é limitada aos primeiros 115 automóveis e 95 motocicletas, mediante ordem na fila e sequência de senhas distribuídas. Só será aceito pagamento em dinheiro e o abastecimento terá início às 9 horas.

O empresário da loja Dog's Shop, Matheus Ferraz, participa pela terceira vez do Dia da Liberdade de Impostos. Neste ano, o estabelecimento irá comercializar mais de 2 mil artigos de Pet Shop sem o valor dos tributos. "Entendo que a iniciativa é importantíssima para conscientizar o consumidor. É uma forma dele entender que os altos preços são, em sua maioria, decorrentes da alta tributação e não por precificação do lojista ou da indústria", afirma.

Mapa do imposto

Quem passar pelo Posto Pica Pau (Avenida do Contorno, 10.325 - Barro Preto), das 6h30 às 14h, poderá conferir o Mapa do Imposto. Medindo 2,10 metros por 2,00 metros, o mapa vai mostrar uma relação do percentual do rendimento bruto do cidadão destinado ao pagamento de impostos e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em alguns países do mundo. O objetivo é comparar o desempenho do Brasil com outras nações.

Atualmente, 41,8% da renda bruta de cada brasileiro são destinados ao pagamento de impostos. Entretanto, estamos na posição 79ª no ranking do IDH, classificação que vai de zero (nenhum desenvolvimento humano) a um (desenvolvimento humano total) e quanto mais próximo de um, mais desenvolvido é o país. No vizinho Chile, a carga tributária incide sobre 25,68% da renda da população e o país está na 38ª posição. Na Noruega, o percentual de impostos é superior ao do Brasil (42,9%), mas o país é o primeiro no ranking do IDH, com qualidade de vida superior a qualquer outra nação.


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.