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Estado de Minas Online ( Economia ) - MG - Brasil - 01-06-2017 - 04:00 -   Notícia original Link para notícia
Com­pras sem pe­so da car­ga tri­bu­tá­ria

Co­mér­cio de BH põe à ven­da ho­je mi­lha­res de pro­du­tos li­vres dos tri­bu­tos e des­con­tos po­dem che­gar a até 80%
Que o Bra­sil tem a car­ga de im­pos­tos mui­to ele­va­da não é se­gre­do pa­ra nin­guém, pe­lo con­trá­rio, mas no co­ti­dia­no, por ve­zes, a gen­te aca­ba não per­ce­ben­do o tan­to que is­so im­pac­ta no pre­ço dos pro­du­tos. Quer fa­zer o exer­cí­cio? Ho­je é rea­li­za­da a 9ª edi­ção do Dia de Li­ber­da­de de Im­pos­tos (DLI) e al­guns es­ta­be­le­ci­men­tos vão co­mer­cializar com des­con­tos que che­gam a até 80%. O per­cen­tual cor­res­pon­de a car­ga tri­bu­tá­ria que se apli­ca so­bre os itens. Se­gun­do o pre­si­den­te da Câ­ma­ra de Di­ri­gen­tes Lo­jis­tas de Be­lo Ho­ri­zon­te (-BH), Bru­no Fal­ci, a edi­ção des­te ano é a maior já fei­ta. Ao to­do, 700 lo­jas par­ti­ci­pa­rão e 270 mil pro­du­tos te­rão o pro­tes­to em for­ma de pro­mo­ção in­ci­din­do so­bre ele. De acor­do com da­dos da Câ­ma­ra Na­cio­nal de Di­ri­gen­tes Lo­jis­tas (CN­DL), até on­tem já ha­viam si­do ar­re­ca­da­dos cer­ca de R$ 1 tri­lhão em im­pos­tos. O mo­vi­men­to se­rá fei­to em Mi­nas e mais 11 es­ta­dos e o Dis­tri­to Fe­de­ral.

Em Be­lo Ho­ri­zon­te, os pro­du­tos par­ti­ci­pan­tes vão de pe­ças pa­ra au­to­mó­veis a pro­du­tos de petshops, pas­san­do por ali­men­tos, ves­tuá­rio, itens de pa­pe­la­ria en­tre ou­tros. A da­ta é es­co­lhi­da por­que mar­ca o dia em que os bra­si­lei­ros pas­sam a tra­ba­lhar pa­ra sus­ten­to pró­prio. Do dia 1º de ja­nei­ro até ho­je, ca­da um tra­ba­lhou ape­nas pa­ra dar con­ta de pa­gar os im­pos­tos pra­ti­ca­dos pe­las es­fe­ras mu­ni­ci­pal, es­ta­dual e fe­de­ral. Le­van­ta­men­to fei­to pe­lo Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Pla­ne­ja­men­to e Tri­bu­ta­ção (IBPT) mos­tra que 41,8% da ren­da bru­ta de ca­da bra­si­lei­ro é des­ti­na­da ao pa­ga­men­to de im­pos­to.

O pre­si­den­te da Câ­ma­ra de Di­ri­gen­tes Lo­jis­tas de Be­lo Ho­ri­zon­te (-BH), Bru­no Fal­ci, afir­mou que o prin­ci­pal pro­ble­ma des­sa rea­li­da­de é que os va­lo­res pa­gos não são re­ver­ti­dos pa­ra a po­pu­la­ção com qua­li­da­de, que aca­ba ten­do que ar­car com cus­tos que po­de­riam ser con­tem­pla­dos pe­lo go­ver­no, se os va­lo­res ar­re­ca­da­dos fos­sem re­ver­ti­dos em ser­vi­ços. "O go­ver­no es­tá su­fo­can­do a po­pu­la­ção, as em­pre­sas, as in­dús­trias com es­sa car­ga tri­bu­tá­ria. Is­so cria um am­bien­te des­fa­vo­rá­vel pa­ra a eco­no­mia", con­si­de­rou. Ain­da se­gun­do ele, a in­ten­ção com o pro­tes­to é fa­zer com que o con­su­mi­dor per­ce­ba, na prá­ti­ca, que ele po­de­ria, por exem­plo, con­su­mir mais, se os pre­ços fos­sem me­nos afe­ta­dos pe­la car­ga tri­bu­tá­ria.

Op­ção fá­cil Fal­ci ain­da des­ta­ca que o au­men­to da car­ga tri­bu­tá­ria aca­ba sen­do a es­co­lha mais fá­cil pa­ra o go­ver­no. Sem­pre que os re­cur­sos co­me­çam a fi­car mais es­cas­sos, em vez de fa­zer co­mo em um or­ça­men­to do­més­ti­co ou nas em­pre­sas que se ra­cio­na os re­cur­sos, os ad­mi­nis­tra­do­res pú­bli­cos par­tem pa­ra a ele­va­ção das ta­ri­fas ou cria­ção de ou­tras. "O go­ver­no nun­ca se preo­cu­pou com des­pe­sa, nun­ca pri­mou pe­la efi­ciên­cia. O que ele sem­pre fez foi: 'vou pre­ci­sar au­men­tar meu fa­tu­ra­men­to, vou au­men­tar meu im­pos­to'. E o po­vo sem­pre to­le­rou", pon­tou.

O pre­si­den­te da de BH ain­da afir­ma que a in­ten­ção do ato de ho­je é criar na po­pu­la­ção a cons­cien­ti­za­ção pa­ra bri­gar pe­la re­du­ção da car­ga tri­bu­tá­ria, mas tam­bém pa­ra exi­gir ser­vi­ços pú­bli­cos com mais qua­li­da­de e a sim­pli­fi­ca­ção tri­bu­tá­ria. "Quan­do a gen­te faz es­se mo­vi­men­to, é bom lem­brar que nos­sos re­pre­sen­tan­tes, ve­rea­do­res, de­pu­ta­dos, go­ver­na­dor e pre­si­den­te, tam­bém são con­su­mi­do­res. E se­ria bom cha­má-los pa­ra apro­vei­tar es­sa opor­tu­ni­da­de e ver co­mo é bom po­der com­prar pro­du­tos em con­di­ções me­lho­res. Quem sa­be as­sim eles aju­dam a de­sin­char a má­qui­na pú­bli­ca e as­sim criar am­bien­te fa­vo­rá­vel ao de­sen­vol­vi­men­to", con­si­de­rou.

Cer­ca de 30 pa­da­rias as­so­cia­das ao Sin­di­ca­to e As­so­cia­ção Mi­nei­ra da In­dús­tria de Pa­ni­fi­ca­ção (Ami­pão) vão ofe­re­cer des­con­to de 20,45% so­bre o pão fran­cês e ou­tros pro­du­tos. No ca­so, dos pães, os tri­bu­tos se di­vi­dem em 13,45% do go­ver­no fe­de­ral e 7% do es­ta­dual. De acor­do com o pre­si­den­te da Ami­pão, Jo­sé Ba­tis­ta de Oli­vei­ra, o ob­je­ti­vo é re­for­çar a lu­ta dos em­pre­sá­rios e con­su­mi­do­res bra­si­lei­ros com ações con­cre­tas que ex­po­nham es­sa ques­tão. "Nos­sa pro­pos­ta é mos­trar que o im­pos­to não pre­ju­di­ca o con­su­mi­dor só nas gran­des com­pras, co­mo é o ca­so de tec­no­lo­gias im­por­ta­das ou um car­ro no­vo, que sem­pre pen­sa­mos ao fa­lar do as­sun­to. Mes­mo as com­pras mais sim­ples e cor­ri­quei­ras es­tão in­cha­das pe­lo ex­ces­so de im­pos­tos e pe­sam no or­ça­men­to dos bra­si­lei­ros", ex­pli­ca.


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