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Portal O Tempo ( Opinião ) - MG - Brasil - 01-06-2017 - 03:00 -   Notícia original Link para notícia
Mineira, Drogaria Araujo chegará a 200 lojas neste ano

Neste ano, a líder do país no ranking em faturamento por lojas vai gerar mais 2.000 empregos
De balconista da Pharmácia Mineira em 1906, quando Belo Horizonte tinha apenas nove anos, Modesto Carvalho de Araujo comprou a farmácia de seus antigos donos e mudou o nome para Drogaria Araujo. Há 111 anos no mercado, a marca é a primeira do país em faturamento por lojas, segundo a Associação Brasileira de Redes de Farmácia e Drogarias (Abrafarma), e o negócio continua com a família, no comando do neto de Modesto. "Acreditamos em nosso país mesmo com todos esses escândalos que estamos vendo, mas eu tenho certeza que um dia isso vai melhorar, então, estamos fazendo nossa parte", garante o presidente, Modesto Araujo.

No ano passado, a rede registrou um faturamento de R$ 1,9 bilhão com 7.100 funcionários. Neste ano, serão mais 40 lojas - dez já foram inauguradas - para chegar a 200 unidades em Minas Gerais. "Toda loja que abro, eu contrato 50 funcionários. Neste ano, serão mais 2.000 pessoas", calcula Araujo, que está levando a marca para o interior de Minas.

Com frases curtas e uma análise certeira do mercado, Araujo não tem dado mostras de inibição para expandir a rede, mesmo com a persistente crise no país. Prova disto é o novo Centro de Distribuição (CD) da empresa, em Contagem, na grande BH. Numa área total de 64 mil m², sendo 32 mil m² de área construída, o novo CD tem capacidade para atender 650 lojas. Com investimento de R$ 130 milhões, semiautomatizado e tecnologia austríaca, Modesto Araujo diz que o espaço dará condições de triplicar o tamanho da empresa.

Impostos. Pagador de R$ 180 milhões de ICMS no ano passado, Araujo é participante, pela primeira vez, do Dia da Liberdade de Impostos, com descontos de 30,5% em seus medicamentos genéricos. A campanha acontece nesta quinta (1°) e sexta-feira (2) em toda a rede de lojas, no Drogatel e no site. O percentual é referente à carga tributária em medicamentos calculada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). "É uma forma de mostrar para a população o quanto o imposto impacta num preço de medicamento", informa.

Modesto considera o percentual de 30,5% em impostos nos genéricos uma discrepância. "Estamos participando da campanha de liberdade de impostos junto com a para mostrar à população que alguma coisa precisa ser feita", diz.

Araujo explica que em Minas Gerais, na época do governador Itamar Franco, foi sancionada a lei 14.081/2001, que reduziu a alíquota de ICMS de 18% para 12% para todos os medicamentos. "Já se passaram 15 anos, e até hoje a Secretaria da Fazenda não regulamentou a lei. A redução do imposto sobre o medicamento daria acesso a todos os mineiros para adquirirem o medicamento e, consequentemente, reduzir a internação hospitalar, que é um custo significativo do Estado", compara o executivo.

Araujo defende uma compensação das alíquotas. "Se a pessoa compra medicamento e paga 18% de ICMS, se comprar diamante, paga 5%. No caso de helicóptero e aviões, o ICMS é de 4%. Produto veterinário é isento de ICMS, assim como obra de arte", reclama. O executivo faz uma comparação cruel, mas real: "Se em vez de entrar tossindo (numa drogaria), entrar latindo, a pessoa economiza 18%, porque produto veterinário é isento".

No Estado

Foco. A expansão da Drogaria Araujo se dará na região metropolitana de BH e interior de Minas Gerais. "Nossa ideia é abrir lojas em cidades com mais de 80 mil habitantes", diz Modesto Araujo.

Missão da empresa é sempre 'encantar' clientes

Pelo nono ano consecutivo, a Drogaria Araujo conquistou o primeiro lugar entre as empresas Top do Top of Mind - Minas Gerais Total, como a marca mais lembrada do Estado. A rede conquistou também o Top of Mind Excelência - no segmento Drogaria/Farmácia, e o segundo lugar do Top do Top of Mind - Capital. A premiação foi da revista "Mercado Comum", no último dia 22, no Automóvel Clube, em BH.

Para o presidente da Drogaria Araujo, Modesto Araujo, os três troféus mostram que a rede está no caminho certo. "Estamos alcançando nossa missão, que é a de encantar e satisfazer as necessidades de nossos clientes", disse. Além de encantar o consumidor, Araujo acredita que o cliente não esqueça a marca hora nenhuma.

"Esse prêmio foi graças a nossa agência de publicidade Lápis Raro, nossa equipe competente de marketing, todos os nossos fornecedores, todos os nossos consultores, todos os nossos eficientes e competentes colaboradores, que eu chamo de campeões, e de modo especial todos os nossos clientes, que nos elegeram a Top do Top of Mind", comemorou o executivo. (HL)


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