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Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 24-05-2017 - 00:00 -   Notícia original Link para notícia
Para 65% dos lojistas de BH, data será melhor neste ano

Expectativa dos empresários é resultado mais positivo desde 2011
No que depender dos comerciantes, o Dia dos Namorados, 12 de junho, será bastante aquecido em Belo Horizonte neste ano. Segundo a pesquisa Dia dos Namorados 2017 - Expectativa dos Lojistas, divulgada ontem, 65% dos entrevistados disseram acreditar que a data vai ser melhor ou muito melhor em vendas que em 2016. Esse é o melhor resultado desde 2011, sendo que no ano passado o índice ficou em apenas 38,8%. A previsão da de Belo Horizonte (-BH), que realizou o levantamento, é de aumento de 1,02% nas vendas com relação a igual período do ano passado, representando um montante de R$ 2,04 bilhões. Nos dois anos anteriores, a expectativa tinha sido de queda.

Vice-presidente da -BH, Marco Antônio Gaspar ressalva que a pesquisa foi feita entre os dias 26 de abril e 12 de maio, antes de virem à tona as delações da empresa JBS envolvendo o presidente Michel Temer e o senador Aécio Neves. "Acredito que, se a pesquisa tivesse sido feita após a nova crise política, o resultado teria sido outro. Já percebemos uma redução no movimento do comércio após essas denúncias", revelou.

Ainda assim, segundo Gaspar, é aguardado um incremento nas vendas, devido à melhoria do cenário econômico, como queda da inflação e dos juros e alta dos índices de emprego. A liberação do dinheiro das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) também deve causar impacto positivo.

Para os lojistas, o valor médio do presente ficará em R$ 133,13, bem acima dos R$ 88,50 indicados no ano passado. Esse preço é também maior que o do Dia das Mães deste ano, que foi de R$ 105,36.

Na opinião dos lojistas, os produtos mais procurados serão roupas (30,3%); calçados (16,4%); relógios, joias e bijuterias (14,5%); bolsas e acessórios (7,2%). De acordo com a -BH, "esses setores, característicos da data, são capazes de gerar presentes com menor valor agregado e que se adaptam melhor à realidade atual do consumidor."

Para a maioria dos empresários, a forma de pagamento mais usada pelos consumidores será o cartão de crédito parcelado (76,7%), seguido pelo formato à vista no cartão de crédito (12,5%) e cartão de débito (3,3%).

Entre as estratégias para melhorar as vendas, estão promoções (27,1%), divulgação de produtos (24,7%) e decoração da loja (18,8%). As principais formas de divulgação apontadas foram cartazes e faixas nas vitrines - 20,3%; Instagram - 19,5%; WhatsApp - 17%; e Facebook - 16,6%. "São formas de divulgação de baixo custo, mostrando que os lojistas não estão dispostos a grandes investimentos", considerou Gaspar.

Segundo a pesquisa, 48,3% dos empresários informaram que o volume de encomendas neste ano será muito maior ou maior que o de 2016. Outros 25,8% responderam que será igual; 15% que será menor; 8,3%, muito menor; 2,5% não responderam (2,5%).

Liquidações - Para os lojistas, os fatores que mais podem ajudar as vendas para o Dia dos Namorados 2017 são as liquidações (33,3%); aumento de emprego para os consumidores (23,9%) e saque das contas inativas do FGTS (10,3%).

Quanto aos fatores que podem atrapalhar, os principais estão ligados aos impactos da recessão: desemprego (40,7%); diminuição da renda dos trabalhadores (15,3%) e permanência da crise econômica (14,4%).

Para o vice-presidente da -BH, o fato de, neste ano, o Dia dos Namorados cair em uma segunda-feira, pode impactar negativamente as vendas de alguns comércios de rua. "Como o dinheiro anda curto, as pessoas deixam as compras para última hora. Na véspera, um domingo, muito comércio de rua não abre as portas e, com isso, pode ser prejudicado. Mas estamos observando que alguns comércios estão fazendo o movimento no sentido de funcionar no dia anterior", informou Gaspar.


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
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