Leitura de notícia
Info Varejo - Belo Horizonte (MG) ( Notícias ) - MG - Brasil - 08-05-2017 - 10:47 -   Notícia original Link para notícia
O que é o Dia da Liberdade de Impostos

Você sabia que no Brasil será preciso trabalhar 153 dias apenas para pagar os impostos de 2017? Com base nesse número no dia 1º de junho será realizado o Dia da Liberdade de Impostos (DLI), a oportunidade de comerciantes e consumidores protestarem e se conscientizarem sobre o alto número de impostos que é cobrado no país.



O movimento, novamente, será realizado nas principais cidades do Brasil e cada vez tem atraído mais atenção da população.


O objetivo do Dia da Liberdade de Impostos é de conscientização. Demonstrar toda a insatisfação com a carga tributária no Brasil, e principalmente o destino e o peso desses impostos sobre a renda do povo brasileiro.


Como será?


A ação consiste em produtos sendo vendidos com descontos no valor correspondente a carga tributária da mercadoria. Ou seja, o comerciante, calcula o valor dos impostos do produto e aplica o desconto neste mesmo valor.


Quem banca o desconto é o comerciante, o imposto é recolhido normalmente.


A gasolina por exemplo que, normalmente, é tema de grandes reclamações dos consumidores devido ao alto valor de impostos arrecadados pelo Governo, será vendida com um desconto superior a 40% nos postos de combustíveis que participam do evento.


BH e a Jovem são instituições que abraçam e organizam o Dia da Liberdade dos Impostos, entre no site e participe: DLI.CDLBH


Impostos no Brasil


O Brasil figura na lista dos países que possuem uma das maiores cargas tributárias do mundo. Para se ter uma ideia até o dia 24 de abril de 2017 já havia sido arrecadada 700 bilhões de reais em impostos no país.


A diferença do Brasil para os outros países que se encontram nesse ranking é o retorno dos impostos arrecadados.


O atual cenário econômico/político não é favorável. Além de não ser possível perceber onde o dinheiro dos impostos está sendo aplicado, nos deparamos com escândalos de corrupção política, onde o dinheiro público não é levado a sério.


O varejo e o Dia da Liberdade de Impostos


A carga tributária causa impacto na vida de todos os brasileiros e, como ficou claro acima, a conta não é tão simples de fazer. Por isso, precisamos de políticos produtivos e competentes para tomar as decisões certas para o Brasil.


O varejo, por estar todos os dias em contato direto com o consumidor, tem um grande poder. O poder de comunicar e mobilizar as pessoas. O Dia de Liberdade de Impostos tem de ser adotado pelo setor varejista em todo o país para expressar a insatisfação com a alta carga tributária e a má destinação e uso do dinheiro público.


E quer saber a melhor? É possível participar do Dia da Liberdade de Impostos promovendo sua loja com uma ideia nobre, conscientizando os seus clientes sobre a arrecadação dos impostos. Essa ação fará com que esses clientes vejam que você está do lado deles.


Leia nesse artigo 7 motivos para sua empresa participar do DLI!


Se estiver em Belo Horizonte ou região, procure a  BH ou a Jovem, eles poderão ajudá-lo com informações, exposição dos seus produtos, dicas e materiais promocionais. Mais informações no site do DLI.


Um pouco de economia


Para entendermos melhor a situação tributária para realmente chegarmos à conclusão que estamos pagando impostos demais, é necessária uma rápida apresentação do cenário tributário brasileiro e como esses números são calculados.


Independente de questões ideológicas sobre a participação estatal na economia e na vida das pessoas, existe uma questão técnica simples:


Será que a atual carga tributária, a alíquota de 32% no caso do Brasil, maximizaria a receita do governo?


Impostos/arrecadação


Nem sempre aumentar impostos aumenta a arrecadação. Veja, com o aumento de impostos, o preço do produto aumenta e reduz seu volume de venda, além de aumentar a sonegação. Assim, no final das contas, um aumento de impostos, pode na realidade, reduzir a arrecadação.


Palavras Chave Encontradas: CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.