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Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 04-05-2017 - 00:00 -   Notícia original Link para notícia
Em BH, 80,4% planejam presentear no Dia das Mães

Pesquisa Expectativa dos Consumidores mostra que gasto médio deve ser de R$ 107,49
O Dia das Mães deste ano na Capital deve ser, de fato, melhor em vendas do que o de 2016. A pesquisa Expectativa dos Consumidores - Dia das Mães 2017, divulgada ontem pela de Belo Horizonte (), indica que 80,4% pretendem comprar presentes, sendo que os produtos terão o preço médio de R$ 107,49. Tanto a intenção de consumo quanto o valor tiveram aumento aproximado de 3% no comparativo com igual data do ano passado.

Na última semana, a já havia divulgado o levantamento com a expectativa dos lojistas, que indicou crescimento de 1,25% nas vendas para a data. "As duas pesquisas indicam confiança maior", comenta o vice-presidente da , Marco Antônio Gaspar.

Mas, apesar do forte apelo emotivo da data, os lojistas terão que se desdobrar para as vendas, já que os consumidores demonstram estar mais conscientes. A pesquisa mostra que a maior parte das pessoas pretende pagar à vista, comprar apenas um presente e fazer pesquisas de preço. Para garantir economia, a comemoração será feita em casa, ao preço médio de R$ 81,98.

De acordo com a pesquisa, 49,8% dos entrevistados disseram que vão pagar em dinheiro as compras para este Dia das Mães. Em seguida estão o pagamento parcelado no cartão de crédito (19,4%) e o no cartão de débito (17,4%). Nesse quesito, houve uma diferença quanto à expectativa dos lojistas, que responderam que os consumidores optariam, principalmente, pelo cartão de crédito parcelado. "O consumidor está disposto a gastar somente aquele dinheiro que está no bolso. O brasileiro está mais consciente, fazendo mais contas, levando em consideração os juros", pondera Gaspar.

O produto predileto para presentear as mães é roupa, citada por 34,4% dos entrevistados. Em seguida vêm perfumes e hidratantes, 14%; calçados, 13,4%; semijoias e bijuterias, 5,1%; utensílios domésticos, 4,8%; maquiagens, 4%; entre outros. Gaspar ressalta que o item perfumes e hidratantes ganhou destaque, pois, na pesquisa feita com lojistas, ficou em quinto lugar. "É um segmento de muita força. Se juntarmos perfumes, hidratantes e maquiagens, a intenção de compras chega a 18%", revelou. A maioria dos consumidores, 68,4%, pretende dar um presente.

Segundo o levantamento, neste ano, o valor médio do presente ficará em R$ 107,49, enquanto no ano passado foi de R$ 104,10 (aumento de 3,26%). A maior parte dos entrevistados, 39,8%, pretende gastar entre R$ 50,01 e R$ 100.

O consumidor não abrirá mão da praticidade, dando preferência a estabelecimentos perto do trabalho ou de casa. A maior parte - 55,2% - contou que vai comprar o produto em lojas de rua. Os shoppings foram citados por 41,1%. Entre os que apontaram o comércio de rua, 60,9% disseram que vão a lojas próximas do local de trabalho. Já os que citaram os shoppings, 51,7% vão optar pelos que ficam perto de casa. A internet aparece com 2,7%. Apenas 1% citou as revistas de cosméticos.

Entre os atrativos das lojas, o campeão foi o preço, citado por 29,2%. Em seguida estão qualidade dos produtos (15,5%), bom atendimento (14%), promoções (13,1%), entre outros. As principais dificuldades na hora das compras são o preço alto (21,9%) e atendimento ruim (20,2%). De acordo com o levantamento, 69,1% afirmam que pesquisam o valor dos produtos sempre ou quase sempre.

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Comemoração - Para festejar a data, a maioria - 51,5% - vai preferir almoçar em casa. Outros 11,4% responderam que vão levar a mãe para almoçar fora. O jantar em restaurantes é opção para 0,7%, enquanto uma viagem foi citada por 0,3%. Os que não vão comemorar chegam a 36,1%.

Em média, os consumidores estarão dispostos a investir R$ 92,89 na comemoração do Dia das Mães. Os que vão festejar em casa terão gasto médio de R$ 81,98. O almoço fora custará, em média, R$ 125; enquanto jantar em restaurante sairá por R$ 225. O valor da viagem é, em média, de R$ 450.


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
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