Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil - 30-04-2017 - 11:41 -   Notícia original Link para notícia
Cachaça da boa

 Terceiro destilado mais consumido no mundo, bebida gera mais de 400 mil empregos no país, com produção nacional de cerca de 1,3 bilhão de litros anuais


Augusto Pio


Publicação:30/04/2017 04:00



Desidério Castro Filho comemora medalha de ouro conquistada no Mundial de Bruxelas este ano

O Brasil continua sendo o maior produtor de cachaça do mundo. O produto é o terceiro destilado mais consumido, ficando atrás somente da vodca e do soju, bebida coreana feita de arroz e batata-doce, sendo consumida em toda a Ásia. A produção nacional é de mais de 1,3 bilhão de litros anuais, sendo 90% industrial e 10% artesanal, gerando uma receita de mais de US$ 500 milhões e empregando mais de 400 mil pessoas. O país conta com mais de 30 mil fabricantes, sendo São Paulo o estado que mais produz.

Desidério Castro Filho comemora medalha de ouro conquistada no Mundial de Bruxelas este ano



Apostando nesse nicho, Desidério Castro Filho resolveu se tornar um dos fabricantes. Ao lado dos filhos, ele comanda a Indústria e Comércio de Cachaça Rio Manso Exportação e Importação Ltda., localizada na Fazenda dos Dutras, na zona rural do município mineiro de Rio Manso, a 63 quilômetros de BH. "Desde 2004, somos fabricantes da cachaça Vira Copos, que, recentemente, ganhou a Medalha de Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas - Edição Brasil 2017. Ainda não estamos exportando o produto, mas regularizamos todo o processo para isso", comemora o empresário.

"A Cachaça Vira Copos Prata tem graduação alcoólica de 43% e é armazenada em tonéis de jequitibá durante um ano. O volume é de 670ml e ela tem aroma fino, intenso, com notas frutadas. O sabor é leve e a acidez é equilibrada e persistente", esclarece Desidério. "Já a Ouro fica armazenada por dois anos e tem uma cor dourada. Seu sabor tem característica macia e fina, com notas de baunilha e café torrado. Há também outra Ouro, cujo blend de cachaças armazenadas em barris de carvalho e jequitibá por dois anos. Também tem uma cor dourada, porém, o volume é de 700ml. O aroma é fino, intenso e persistente, com notas de caramelo e um sabor leve, com notas adocicadas de canela.

Desidério conta que, antes de fabricar cachaças, trabalhava com leite e gado de corte na fazenda. "Atualmente, estamos com seis funcionários, de julho a novembro. Quando estamos produzindo, aumentamos mais oito pessoas no canavial para a colheita e dois na produção. Temos as seguintes certificações: Selo Ampaq, IMA e Inmetro. Procuramos produzir sempre a melhor cachaça", garante o empresário. Ele comenta que o faturamento é satisfatório. "Devido aos altos impostos e, principalmente, ao aumento de IPI, a venda fica um pouco prejudicada."

EXPORTAÇÃO "Neste ramo precisamos ter perseverança e determinação, pois com um produto de excelente qualidade e um bom trabalho de venda e pós-vendas atingiremos os clientes exigentes. Estamos fazendo contatos com algumas importadoras nos Estados Unidos, Alemanha e França, com o intuito de exportar nossos produtos. As negociações já estão bastante adiantadas", ressalta Desidério.

O empresário só se queixa da "alta carga tributária. Estamos esperando que, em 2018, haja uma redução de impostos para podermos incrementar ainda mais nossas vendas. Para este ano, estamos esperando um crescimento na ordem de 15% a 20%. Trabalhamos com alguns pontos de venda terceirizados, como o Mercado Central e grandes supermercados. E pretendemos investir mais nas redes sociais e no marketing digital", revela Desidério.

SERVIÇO
Cachaça Vira Copos
(31) 99981-2490
www.cachacaviracopos.com.br


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.