Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Gerais ) - MG - Brasil - 30-04-2017 - 12:06 -   Notícia original Link para notícia
Dia para conhecer e comprar orquídeas

Domingo para curtir a beleza, o perfume e as cores de flores muito especiais. Termina hoje, no Minascentro, na Região Centro-Sul da capital, a 68ª Exposição Nacional de Orquídeas, promovida pela Sociedade Orquidófila de Belo Horizonte (SOBH). Segundo o vice-presidente da entidade, Euro Magalhães, estarão na mostra cerca de 600 plantas de todo o país, com espaço para comercialização de espécimes. Além do encantamento que as orquídeas proporcionam, os verdadeiros apaixonados por elas querem lançar um alerta para preservar o meio ambiente. "As pessoas não devem adquirir mudas de plantas coletadas na natureza de forma clandestina, mas sempre as que têm certificação e são cultivadas de forma idônea", diz Magalhães, explicando que as orquídeas são apresentadas em floração.

A exposição que atrai tantos olhares tem história. Em outubro de 1949, foi realizada a primeira mostra oficial da SOBH que era, então, a única sociedade orquidófila na cidade e uma das primeiras no Brasil. Desde essa época, a mostra vem sendo realizada ininterruptamente. Em 1994, a sociedade começou a fazer, paralelamente, a Exposição Nacional da Cattleya Walkeriana, dona de floração mais intensa em maio e, por isto, a data da exposição oficial passou a ser realizada este mês.

A Cattleya Walkeriana é uma orquídea brasileira com área de dispersão centrada em Minas, Goiás e São Paulo. "Muito estimada no meio orquidófilo, ela poderá ser vista na exposição em suas formas cromáticas: lilás, alba, semialba, cerúlea e vinicolor", diz Magalhães.

DIVERSIDADE De acordo com informações da SOBH, as orquídeas formam um grupo de plantas com grande diversidade, contando mais de 20 mil espécies naturais conhecidas e maior concentração nas regiões tropicais. Algumas vegetam e crescem diretamente no solo, outras sobre pedras e ainda nas árvores. As adaptações a diferentes ambientes (temperatura, luz, umidade, ventilação) e polinizadores fizeram com que as orquídeas desenvolvessem grande variedade de estruturas vegetativas e florais, o que, às vezes, confunde e dificulta seu reconhecimento como integrante da grande família Orchidaceae.

Entusiasta das flores, Euro diz que em Minas há mais de 300 espécies, que fazem a festa para os olhos e todos os sentidos. Os especialistas explicam que há uma orquídea "ideal" no imaginário popular e ela se identifica como sendo do gênero Cattleya, ou híbrido desse gênero. Mas trata-se de algo que subsiste principalmente por serem as Cattleyas reconhecidas como muito decorativas.

SERVIÇO
68ª Exposição Nacional de Orquídeas, promovida pela Sociedade Orquidófila de Belo Horizonte (SOBH).Local: Minascentro, na Avenida Augusto de Lima, 785, no Bairro Barro Preto, em Belo Horizonte. Horário: Hoje, das 8h às 18h




Cerca de 600 plantas estão na mostra, que termina hoje no Minascentro


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.