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Estado de Minas Online ( Cultura ) - MG - Brasil - 16-04-2017 - 11:31 -   Notícia original Link para notícia
Vanguarda & Transformação

É preciso avançar sempre para competir com sucesso


Wagner Penna
Especial para o EM


Publicação: 16/04/2017 04:00



Sistema novo de comercialização garante e facilita a seleção e garante pedidos

Na sua entrevista de abertura da recente Minas Trend (salão de negócios de moda realizado, na semana passada, no Expominas), o presidente da Fiemg, Olavo Machado Junior, observou que as mudanças no mundo atual, incluindo a moda, são tão aceleradas e profundas que temos sempre que avançar um passo à frente para não perder a competitividade. Como exemplos desses avanços no ambiente fashion, citou o aperfeiçoamento do sistema 3D na produção de objetos e o design diferenciado que as marcas de Minas criam.




Essa percepção vanguardista e de respeito às transformações, permeou os espaços além-estandes da feira, a começar pela exposição de bijuterias e detalhes de roupas feitos pela startup mineira 3D Lopes - sinalizando (num experimento com a grife Plural), o quanto esse recurso pode revolucionar a maneira de criar, fazer, comprar e vestir moda. Embora pareça longínqua, a possibilidade ter uma roupa em casa com apenas um clique virtual está mais próxima do que se imagina. Lá fora, as marcas Uniqlo e Adidas já oferecem (em algumas lojas) peças tricotadas, feitas em 3D, na hora, com modelo sob escolha do cliente. Nessa perspectiva, o design assume uma importância ainda maior na cadeia fashion, pois é 'matéria-prima' essencial e ponto de partida para todo o processo se desenvolver. Em Minas, o design já é produto de exportação em várias áreas, inclusive moda.

ENERGIA A constatação de que tanto no design, quanto no investimento para obter novas tecnologias Minas está avançando rapidamente, sinaliza que temos garantidos, pelo menos, dois passos à frente no quesito moda. O fomento a essas áreas passa, também, por ações de políticas públicas, que já estão sendo feitas, conforme enfatizou, na mesma entrevista coletiva, Marco Antônio Castello Branco, presidente da Codemig - que apoia a economia criativa no Estado e a própria feira.
Paralelamente à essa preocupação com o futuro, temos que assegurar, no presente, energias suficientes para enfrentar as inevitáveis turbulências de uma viagem dessa magnitude. A considerar as boas vendas nos estandes da 20ª Minas Trend, parece que reabastecemos (com sucesso e em pleno vôo), a nave multifacetada da moda mineira - mesmo em tempos de crise. Para a coordenadora do evento, Marilu Sette Câmara, a garantia dessa ebulição permanente deve-se ao perfil exigido das marcas expositoras - que tem de oferecer boa moda e comprovar condições de entrega das vendas feitas na feira. Outro ponto considerado por ela é o foco bem definido em relação ao formato de vendas, exclusivamente através de pedidos antecipados.



Mas, mesmo sem ter pronta-entrega em seus estandes, a feira acaba estimulando, também, esse tipo de comércio fashion. Para o dono da Frutacor, Lucas Bastos, (que trabalha com os dois formatos) além das boas vendas através de pedidos na feira, a preferência das compradoras por determinados modelos serve de orientação para ele montar a nova coleção de pronta-entrega (que é lançada a partir de julho, no caso do verão) de forma mais segura. Sem contar, que, nos showrooms com moda pronta-entrega espalhados pela cidade, o movimento triplica na época da Minas Trend.



Isso tudo quer dizer que Minas acabou inspirando um sistema novo de comercializar moda, que poderíamos chamar de fashionflex- onde os lojistas podem garantir seu verão com pedidos antecipados e, ao mesmo tempo, abastecer, imediatamente, suas prateleiras com o inverno que já está chegando.



Obviamente os recursos tecnológicos, são, atualmente, ferramentas decisivas no fortalecimento dos negócios de moda. Por isso mesmo, num dos lounges da Minas Trend, chamou a atenção a plataforma de e-commerce chamada 'see now, buy now' - que trabalha para conectar marcas e lojistas em negócios online. A consultora de moda Marta Meirelles, que construiu a plataforma com outros parceiros, assinala que, em menos de seis meses, já reuniu quase 20 marcas-tops participantes. Para ela, mais que fomentar contatos e oferecer conteúdo , o marketplace deseja criar novos links para vender a nossa moda - seja através de pedidos ou da pronta-entrega.



Esses diferenciais e uma forte sustentação negocial da Minas Trend, acabou revestindo o evento mineiro de características únicas - principalmente em relação a São Paulo e Rio, onde tentativas seguidas de se criar novos salões de moda, resgatar eventos promocionais ou atrelá-los, apressadamente, à fórmulas ainda não testadas acabou por esvaziá-los.


Moda é criação para estimular desejos - mas é preciso divulga-las para conquistar a consumidora. Embora a  importância dos desfiles tenha se reduzido nos últimos tempos (em razão da extinção da palavra 'tendência', crescimento de outros eventos (vide os red carpets) e da expansão das redes sociais), ainda continuam valendo  exatamente na função de geradores de imagens para a mídia.  Nesse contexto, as grifes  que desfilaram na Minas Trend apostaram no bom styling  para se garantir - e aproveitar, também, a oportunidade de ter  à sua disposição uma bela estrutura de passarela (criada pelo arquiteto Pedro Lázaro) para se mostrar. Desta vez, foram nove marcas.



Outro combustível da moda é a renovação. E dois eventos na feira vem cumprindo bem esse papel. Um deles é o Ready to Go  (que é promovido pelo Sindivest-MG)  que, mais uma vez, lançou  novos valores na cena fashion de Minas.  O outro incentivo para as novas marcas na feira é o  prêmio 'Empresa Tendência' ( promovido pela Codemig), e que também inclui estande coletivo subsidiado para os vencedores. Embora não tenham (ainda) produção em escala, essas marcas precisam e merecem desses investimentos. Resumo: ao comemorar  seus 10 anos,  a Minas Trend consolida sua força no diferencial da criação, na firmeza da determinação, na ousadia da inovação e fé na transformação.


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