Leitura de notícia
Portal O Tempo ( Economia ) - MG - Brasil - 30-03-2017 - 03:00 -   Notícia original Link para notícia
Dinheiro do FGTS circula e já anima comerciantes

Liquidações são feitas já de olho no recurso extra
Vinte dias depois do início da liberação de saque de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro, comerciantes mineiros já sentem um aumento nas vendas. É o caso de Keivilane Martins, gerente da loja de calçados Sonho dos Pés, no Boulevard Shopping.

Mesmo antes do fim do mês, a loja já apresentou aumento de 20% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. "Aproveitamos a liberação do resgate do FGTS e fizemos uma promoção na coleção passada. A maioria dos pagamentos foram feitos em dinheiro ou cartão de débito. A loja ficou cheia", conta.

Para Bruno Brant, superintendente do shopping Contagem, o mês de março tem sido surpreendente, se comparado ao mesmo mês de 2016. "Até o momento, o fluxo de pessoas no shopping aumentou 11% e o de vendas, 13%. Fizemos liquidações já de olho nos trabalhadores que estão com o FGTS em mãos," conta.

O setor supermercadista, que fechou o primeiro bimestre de 2017 com crescimento de 0,90% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado, está otimista para o fechamento do mês de março. "A estimativa do setor para este mês é de crescimento de 10% nas vendas. Acredito que o carrinho ficará mais cheio, o consumidor que recebeu o FGTS terá um extra para comprar aquele produto mais caro, por exemplo," explica o superintendente da Associação Mineira de Supermercados (Amis), Claret Nametala.

Dívidas. Segundo a economista da de Belo Horizonte (), Ana Paula Bastos, a liberação do Fundo de Garantia pode ter dado um fôlego nas vendas no comércio da capital. "As pessoas que receberam o dinheiro podem ter aproveitado para comprar algo que estava nos planos," explica.

Mas todo cuidado é pouco. A economista lembra que antes de consumir é preciso cautela. "Com o valor recebido, o trabalhador deve primeiro quitar as dívidas, guardar um valor, e só depois ir às compras," alerta.

Inadimplência

Melhor. A hora é boa para negociar dívidas. O número de pessoas que recuperaram crédito em BH subiu 1,37% em fevereiro na comparação com o mesmo mês de 2016, segundo o SPC.

Dívidas das famílias têm leve redução

BRASÍLIA. O endividamento das famílias brasileiras com o sistema financeiro passou de 42,1% em dezembro para 42% em janeiro de 2017, informou nessa quarta-feira (29) o Banco Central. O dado consta da Nota de Crédito e traz os indicadores sempre após dois meses.

O cálculo do BC leva em conta o total das dívidas dividido pela renda no período de 12 meses e incorpora os dados da Pesquisa Nacional de Amostragem Domiciliar (PNAD) contínua e da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), ambas do IBGE.


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.