Leitura de notícia
Super Notícia ( Notícias ) - MG - Brasil - 14-03-2017 - 15:28 -   Notícia original Link para notícia
Trânsito na Getúlio Vargas será fechado aos domingos para rua de lazer

A decisão foi tomada na manhã desta terça-feira (14) durante uma audiência pública realizada na rua Antônio de Albuquerque, na Savassi
A avenida Getúlio Vargas, na Savassi, região Centro-Sul de Belo Horizonte, deve ser fechada aos domingos a partir do mês que vem. A decisão foi tomada na manhã desta terça-feira (14) durante uma audiência pública realizada na rua Antônio de Albuquerque, na Savassi. A ideia é fechar o trânsito e abrir a rua para o lazer, o esporte e a cultura para os frequentadores da região. A proposta está em estudo pela Prefeitura de Belo Horizonte.

A Prefeitura de Belo Horizonte ainda não definiu a data exata para o fechamento, mas o trabalho é para que o início seja em abril. A priori o fechamento será entre a Cristóvão Colombo e a rua Rio Grande do Norte, porém esse espaço pode ser aumentado dependendo da adaptação. A ideia inicial é que o fechamento ocorra das 8h às 13h.

"A BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte) vai fazer um estudo de viabilidade no trânsito e também das alterações de pontos de ônibus. Estamos criando diálogos entre várias secretarias para ver o que será feito nas ruas em relação a lazer, cultura, esportes e até mesmo uma conversa com os comerciantes da região. É um trabalho intersetorial", explica a diretora de Economia Criativa da Belotur, Marah Costa.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Bebeto de Freitas, também participou da reunião. Ele acredita que o fechamento vai beneficiar muito os moradores e frequentadores da savassi. "Em Belo Horizonte as pessoas se reúnem muito em clubes, esse fechamento da Getúlio Vargas aos domingos vai trazer de volta a ocupação do espaço público e a possibilidade de atividades ao ar livre", ressalta Freitas.

Segundo o secretário, no âmbito dos esportes, a ideia é que sejam levadas às ruas modalidades ainda pouco praticadas na cidade como esgrima, basquete de rua, xadrez, patinação e peteca. "Nossa ideia é conversar também com academias da região para ver atividades que elas possam oferecer ao ar livre", afirma o secretário.

Para cultura e lazer as atividades ainda serão definidas, porém Marah ressalta que a ideia é que não seja nada cheio de estruturas físicas. "Para ocupar a rua basta a vontade de ir. Vamos ver o que poderá ser feito em diálogo com artistas de rua e artesãos por exemplo, a ideia é uma construção horizontal das atividades", conclui.

Os moradores de Belo Horizonte consideram o fechamento positivo. O espaço pode ser usado por exemplo para quem está começando a pedalar ou quer aproveitar a tranquilidade de um espaço sem trânsito. "É excelente para os ciclistas. Sobretudo porque a Savassi é um local de muito movimento na capital. Então, as pessoas passam, vêem ciclistas e isso estimula mais gente a pedalar", considera o ciclista e membro da BH em Cilo Pedro Parisi, 30.

A opinião é compartilhada pelo skatetista Luis Paulo Silva, 18 que considera que a rua será um ótimo espaço para a prática do esporte. "É muito bom para quem está começando a aprender andar de skate, ou quer ficar em um local com mais segurança. Incentiva muito principalmente as crianças", afirma Silva. A audiência pública foi realizada pelo vereador Léo Burquês (PSL).

Comércio comemora a decisão

O diretor do Conselho Savassi da -BH, Alessandro Runcini,considera a novidade um ótimo avanço para os lojistas, principalmente do setor gastronômico. "Mundialmente, o setor econômico abre aos domingos e isso é muito vantajoso. Com mais pessoas na rua, mais pessoas vão consumir", explica Runcini.

Segundo ele, embora a gastronomia seja o setor mais beneficiado, os outros setores também podem obter vantagens. "Mesmo que muitas lojas não abram aos domingos, as pessoas começam a se acostumar e a ganhar um carinho pela Savassi e isso traz um benefício indireto, porque os consumidores podem procurar as lojas de segunda a sábado, já que elas começam a frequentar a Savassi", avalia Runcini.

Segurança. Participaram da audiência também representantes da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Uma das preocupações da prefeitura é com a segurança no local. "Temos que fazer um trabalho voltado para a segurança de moradores e frequentadores. A ideia é realizar um fechamento benefício e não incômodo", destaca o secretário de Esportes e Lazer.

Expansão. Se o fechamento for positivo, ele pode ser expandido para um espaço maior na Getúlio Vargas e pode se estender para a Cristóvão Colombo também. "Nossa ideia inicial era fazer na Cristóvão Colombo, porém optamos pela Getúlio Vargas inicialmente por ela ser mais plana e portanto mais interessante para o lazer", explica Marah.

A ideia do fechamento da Cristóvão Colombo ainda pode ser estudada pela prefeitura posteriormente. No local ao intuito é fazer um corredor cultural da praça da Savassi até a praça da Liberdade. CLIQUE AQUI e saiba mais

Paulista. Outras cidades do Brasil como São Paulo já adotam a prática. Na capital, a avenida Paulista é tomada pelos moradores da cidade aos domingos quando fica totalmente interditada para o trânsito.

Outros pontos em BH que também têm fechamento

Avenida Otacílio Negrão de Lima, entre a avenida dos Estados e rua São Tomé e Príncipe, na Pampulha

Avenida Bandeirantes, entre as praças JK e da Bandeira, no bairro Mangabeiras

Avenida Silva Lobo, entre as ruas Xapuri e Garret, no bairro Grajaú

Avenida Otacílio Negrão de Lima, entre a barragem e praça Alberto Dalva Simão, na Pampulha

Avenida Prudente de Moraes, entre a avenida do Contorno e a rua Acaraú, no bairro Cidade Jardim

Praça Raul Soares, no bairro de Lourdes

Avenida Senador Lima Guimarães esquina com a rua rua José Rodrigues Pereira, no bairro Buritis

Rua Branca, entre as ruas Cinza e Bege, no bairro Jardim Vitória

Avenida Bernardo Vasconcelos, entre as ruas Cônego Santana e Senhora da Paz, no bairro Cachoeirinha

Avenida José Candido da Silveira, entre as ruas Camilo Prates e Professor Costa Chiabi, no bairro Cidade Nova

Rua Jornalista Nicolau Neto, entre a rua Lauro Gomes Vital e avenida Sanitária, no bairro Fernão Dias

Rua Alberto Cintra, entre as ruas Arthur de Sá e Petit, no bairro Cidade Nova

Avenida Petrolina, entre as ruas Cabrobó e Paissandú, no bairro Sagrada Família

Rua Sarandi, entre as ruas Mariano de Abreu e Tulipa, no bairro Esplanada

Avenida Olinto Meireles, esquina com a rua Eridano, no bairro Flávio Marques Lisboa

Praça Olaria, no bairro Olaria

Rua Marcelo Robson dos Santos (antiga rua Matutina), entre a rua São Tomé e a avenida Deputado Antônio Lunardi

Rua Manoel Rubim, entre as ruas Angola e Angaturama, no bairro São Paulo

Avenida Henrique Badaró Portugal, entre as ruas Deputado Fabio Vasconcelos e Eli Seabra Filho, no bairro Buritis

Rua Santa Inês do Alto, entre as ruas Renato Tarsia e Paulo Duarte, no bairro Santa Cecilia

Avenida dos Clarins, entre as ruas das Castanholas e dos Bandolins, no bairro Califórnia


Palavras Chave Encontradas: CDL, Criança
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.