Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Gerais ) - MG - Brasil - 01-02-2017 - 08:20 -   Notícia original Link para notícia
Savassi vai trocar trânsito por lazer


Proposta é dar mais espaço a pedestres no entorno da praça, aos domingos


O entorno da Praça Diogo de Vasconcelos, mais conhecida como Praça da Savassi, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, deve ganhar ares de espaço cultural que privilegia o lazer. Uma das medidas, que deve começar a ser implantada já em março, é o fechamento de vias no domingo para o trânsito, a exemplo do que já ocorre em outros pontos da cidade. Outro projeto é a instalação de esculturas ao longo da Avenida Cristóvão Colombo. Ambas as propostas partiram da (/BH) e já foram aprovadas por órgãos municipais.

A primeira ideia deve começar a vigorar logo depois do Carnaval, segundo a Belotur. Nos mesmos moldes do que ocorre em avenidas como a Bandeirantes e Prudente de Morais, um trecho da Avenida Getúlio Vargas, entre ruas Rio Grande do Norte e Alagoas, será interditado. O mesmo será feito na Avenida Cristóvão Colombo, entre Rua Alagoas e Avenida do Contorno. O fechamento ocorrerá das 9h às 14h. "Esses espaços ficariam livres para o público se reapropriar da nossa Savassi. Seria um público formado a princípio por moradores e pessoas que gostem e querem aproveitar mais a região", afirmou o diretor do Conselho Savassi da -BH, Alessandro Russini.

Com o projeto já implantado, os organizadores pretendem ampliar seu alcance. "Queremos trazer eventos de pequeno porte, mas isso depende de eventuais parcerias. Queremos trazer DJs, um músico que toque violino ou sax, coisas de baixo impacto. Também já estamos vendo com a PM para trazer a banda musical deles. Outro ponto é a criação de um espaço para as crianças, onde queremos colocar brinquedos. Já estamos conversando com empresários do ramo", comentou Russini.

Caso o evento se concretize como um dos pontos de visitação da cidade, Russini espera a expansão do comércio local. "Os maiores beneficiados seriam os moradores e os transeuntes da Savassi, além do comércio e o setor gastronômico. Nossa esperança é que os comerciantes de qualquer área possam abrir aos domingos se acharem interessante", disse. Em nota, a BHTrans informou que vai agendar uma reunião com a para entender os detalhes do pedido e analisar a viabilidade de implantação.

ESCULTURAS Outra ideia da é fazer um corredor cultural enter a Savassi e a Praça da Liberdade, onde já existe o circuito cultural. Uma das propostas, em estudo há três anos, é instalar esculturas gigantes ao longo da Avenida Cristóvão Colombo. "Já vislumbramos 11 lugares para colocar as imagens nas calçadas. Será o maior evento deste tipo no Brasil. Belo Horizonte viraria um grande atrativo. A ideia é fazer a junção entre a Praça da Liberdade e a Praça da Savassi", contou Russini, acrescentando que o projeto também está em fase final de aprovação. Depois, chega a fase de procurar patrocinadores.

"As pessoas poderão investir através da legislação de incentivo à cultura. Depois, pretendemos fazer um concurso para escolher as esculturas. A ideia é ter de tempos em tempos uma rotatividade nas obras. Vamos conversar com a prefeitura para que depois as peças possam ser realocadas", comentou.


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL, Criança
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.