Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil - 22-01-2017 - 10:42 -   Notícia original Link para notícia
Hora de reaproveitar

Início de ano é o momento de pesquisar para tentar aliviar o bolso na hora de fazer a lista de material escolar. Livros usados, além de mais em conta, fomentam a ideia de sustentabilidade


Larissa Ricci


Publicação:22/01/2017 04:00



João Paulo de Azevedo, Proprietário da Livraria João Paulo II
A corrida pela compra de material escolar já começou entre os belo-horizontinos. Apesar da famosa cultura 'de deixar tudo para a última hora', a busca por livros, cadernos e mochilas para a criançada retomar as aulas em fevereiro já está movimentando as livrarias da capital. "Desde os últimos dois anos, tenho percebido uma antecipação nas compras. Por volta de 22 de dezembro já temos demanda alta", diz João Paulo Azevedo, dono da Livraria João Paulo II. E como fazer boas compras?

De acordo com o comerciante, um dos motivos para adiantar as compras é a tentativa de economizar e, para isso, pesquisar é a palavra de ordem. A dica é simples: antes de sair às compras, verifique o que pode ser reaproveitado do ano anterior. Certamente, nessa triagem, alguns itens serão eliminados.

Entre todos os itens da lista escolar, os livros didáticos são indispensáveis e os que mais pesam no bolso dos pais. Nesse caso, os livros usados se tornam os queridinhos. Ele acredita que essa antecipação ocorre, principalmente, devido à procura de livros usados e conservados. "A economia no fim das contas pode ser de 30% a 40%. E o interessante é que, muitas vezes, essa economia pode ser revertida em prol dos próprios filhos. Como, por exemplo, uma mochila nova. Não é economizar por economizar", diz João Paulo.

Compra de material já movimenta as livrarias na capital
O hábito de comprar livros usados, em tempos de crise econômica, conquista os consumidores desde a classe A até a C. Inclusive, esse tipo de comércio de usados fomenta a cada dia mais a ideia de sustentabilidade. Os livros consumíveis, aqueles nos quais os alunos escrevem, costumam ser usados até o quinto ano e não podem ser reaproveitados. Quem tem filhos com idade acima de 10 anos já pode converter seus livros usados em moeda de troca, para, com isso, adquirir muitos outros.

A Livraria Leitura, que começou como sebo de troca de livros na Galeria Ouvidor, no Centro de BH, há cerca de 50 anos, também mantém a tradição de troca de livros e recomenda aos clientes como sendo uma boa opção. De acordo com o gerente da loja, Gustavo Abreu Tales, levar o livro para ser avaliado é "a melhor escolha do cliente". Para isso, a recomendação de ambos é a mesma: manter o material didático conservado para o ano que vem.

Outra forma de economizar nas compras é optar pelos cadernos sem personagem. Gustavo diz que em sua loja tem produto de R$ 5,80 e de R$ 21,90 - ambos com a mesma quantidade de folha. "Se ele quiser um caderno com personagem, o cliente vai, sim, pagar mais caro", diz Gustavo. Os pais têm optado por migrar do caderno mais caro para o mediano.

"Acho que, no quesito educação, você tem que incentivar. Se a está interessada em material novo é porque ela quer estudar e os pais não devem economizar com estudo", afirma Gustavo. É importante presentear a com um caderno que a agrade e estimule o hábito de estudar, mas que também esteja dentro do orçamento dos pais. Por isso, é interessante fazer as compras junto com os pupilos.

Variação de preço pode ser grande
DICA Já para os atrasados, Gustavo garante que até 10 de fevereiro o movimento nas lojas aumentará ainda mais. "Apesar de nos prepararmos todos os anos para esse período, a loja fica mais cheia e a demanda por empregados é maior. É melhor evitar esse período", afirma.

Gustavo acrescenta que muitos pais deixam as compras para a última hora por acreditar que os valores serão abaixados na virada do mês, o que é um mito, segundo ele. Por isso, não é necessário deixar para os últimos dias: "Antecipar as compras é sempre a melhor forma de evitar filas". Ele ainda adverte que sábado e domingo são os dias que as famílias vão aos shoppings e, por isso, a loja fica mais lotada. Portanto, a dica é aproveitar aquele dia de folga durante a semana para fazer as compras.


 


Serviço
Livraria João Paulo II
(31) 3212-3040

Livraria Leitura
www.livrarialeitura.pt


Palavras Chave Encontradas: Criança
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.