Leitura de notícia
Portal EM ( Economia ) - MG - Brasil - 11-01-2017 - 06:00 -   Notícia original Link para notícia
Promoções embalam vendas no comércio, revela pesquisa do IBGE

As promoções de novembro, especialmente a Black Friday, impulsionaram as vendas no varejo em relação ao mês anterior, num movimento de antecipação de compras para o Natal
Liquidações no fim de novembro elevou vendas em 0,3% em Minas e 2% no país em relação a outubro (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

As vendas do comércio varejista subiram 2% em novembro ante outubro, na série com ajuste sazonal, informou ontem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o desempenho mais positivo desde julho de 2013, quando as vendas aumentaram 2,9%, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE. Quando considerados apenas os meses de novembro, o varejo teve o melhor desempenho desde 2007, quando o volume vendido cresceu 2,3%. O resultado quase compensa a queda de 2,3% acumulada entre os meses de julho e outubro, ressaltou o IBGE.

As promoções de novembro, especialmente a Black Friday, impulsionaram as vendas no varejo em relação ao mês anterior, num movimento de antecipação de compras para o Natal, segundo explica a coordenadora da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Isabella Nunes.

Para Isabella, no entanto, o resultado de novembro não altera a trajetória negativa do comércio varejista. "O resultado do varejo é bom, mas pontualmente. É um resultado positivo, mas não reverte a trajetória negativa que o varejo vem mostrando já há algum tempo", declarou a responsável pela PMC. Na comparação com novembro de 2015, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram baixa de 3,5% em novembro de 2016. As vendas do varejo restrito acumulam retração de 6,40% no ano e recuo de 6,50% em 12 meses.

Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas subiram 0,60% em novembro ante outubro, na série com ajuste sazonal. Na comparação com novembro de 2015, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram baixa de 4,5% em novembro de 2016. Até novembro, as vendas do comércio varejista ampliado acumulam queda de 8,8% no ano e recuo de 9,1% e 12 meses.

Em Minas, segundo o IBGE, em novembro as vendas do varejo registraram alta de 0,3% em relação a outubro e queda de 0,9% em relação ao mesmo mês do ano passado. No ano, as vendas do comércio no estado registram queda de 1,5% em relação aos 11 primeiros meses de 2015. Na capital, segundo a (-BH), o tombo acumulado de janeiro a novembro é de 1,47% sobre o mesmo período do ano anterior. O economista da Federação do Comércio de Minas Gerais (Fecomércio-MG), Guilherme Almeida também acredita que o aumento das vendas em novembro foi impulsionado pela Black Friday, promoção realizada no último fim de semana do mês.

Para Guilherme, o cenário de fragilidade do mercado de trabalho - com avanço do desemprego e queda na renda - continuou impactando negativamente as vendas do setor no acumulado do ano e na comparação com novembro de 2015. Ele afirma ainda que o "elevado custo do crédito também afetou a decisão de compra das famílias, influenciando, sobretudo, o consumo de bens duráveis, que necessitam de melhores condições de financiamento. O presidente da -BH, , lembra que "apesar da retração (no acumulado de janeiro a novembro em BH), o índice é menor que o observado no mesmo período do ano anterior".


Palavras Chave Encontradas: Bruno Falci, Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.