Leitura de notícia
Plox - Ipatinga (MG) ( Notícias ) - MG - Brasil - 17-12-2016 - 17:09 -   Notícia original Link para notícia
Inflação transforma presente de Natal em lembrancinha

Consumidor quer gastar menos, e só no essencial
A inflação está levando os consumidores a diminuir a intenção de compras neste Natal. "Os preços estão maiores do que no ano passado. Por isso, vou comprar menos. Presente, só o essencial, para a família", diz a funcionária pública Fabíola Nunes, 49, que fazia compras de Natal no DiamondMall. Segundo pesquisa recente da de Belo Horizonte (-BH), 76,8% dos entrevistados pretendem comprar presentes com valor menor neste ano.

Para a psicóloga Bárbara Campos, 31, a inflação também está transformando os presentes de Natal em lembrancinhas. "Não tem como comprar presente porque os preços estão muito altos", afirma. Para ela, que pesquisou preços na região central de Belo Horizonte e em shoppings, os valores não estão diferentes. "No shopping e na loja de rua, os preços subiram, mas não estão variando", acrescenta Bárbara.

Já a professora Camila Maciel, 36, afirma que neste ano vai optar por presentes feitos por produtores locais, como panetones. Até para os dois filhos, de 5 e 9 anos, a ideia é não gastar muito. "No Natal eles já ganham de avós e parentes, então deixamos para gastar mais no aniversário", diz. A professora lembra que o cenário econômico pede cautela. "As pessoas estão receosas de gastar demais", completa. Fabíola Nunes concorda com essa avaliação. "Não estamos no momento de comprar demais porque não sabemos como o país estará no ano que vem", avalia.

Estratégias. Por outro lado, a universitária Ana Luíza Peixoto, 23, acredita que a crise está levando o comércio a oferecer promoções. "Estou vendo muita loja em promoção, mesmo na época do Natal, acho que isso reflete a crise", opina.

"Não temos como negar a realidade do país, então estamos investindo em kits promocionais, produtos que têm mais saída, brindes, e em treinamento", afirma Alice Cordeiro Almeida, proprietária de três lojas Hope, uma no Diamond, uma no Minas Shopping e uma no BH Shopping. Na loja do Diamond, Alice está oferecendo kits de duas peças a R$ 69 e brindes para compras acima de R$ 250.

A cervejaria Wäls no DiamondMall também investiu em kits. Um conjunto com três garrafas sai por R$ 54,90, e uma garrafa e uma taça por R$ 49,90. Camila Maciel optou por um kit da Wäls para o presente de amigo-oculto. "Foi uma opção criativa, e o preço está bom", justificou.

PESQUISA

Serviços são atrativo dos shopping centers

Pesquisa da de Belo Horizonte (-BH) mostra que neste Natal a maioria dos entrevistados pretende fazer suas compras em shoppings. "No shopping temos mais comodidade para comprar. Até o clima ajuda, já que está chovendo muito neste mês", atesta a funcionária pública Alessandra Oliveira, 36.

"O shopping investe em serviços porque o cliente quer resolver várias coisas no mesmo lugar, e isso ajuda o lojista porque atrai público", afirma a superintendente do DiamondMall, Lívia Paolucci.

Ela ainda salienta a importância da gastronomia. "Focamos em novidades. Fomos os primeiros a trazer a sorveteria Bacio de Latte, o KFC e a voltar com o Pizza Hut", afirma.

Para a lojista Alice Almeida, da Hope, o shopping tem atrativos próprios. "Uso muito as redes sociais do mall. Os sorteios ajudam a aumentar o tíquete médio e tem o Papai Noel, que atrai as crianças", diz. (LP)

Fonte: http://www.otempo.com.br/capa/economia/infla%C3%A7%C3%A3o-transforma-pre...


Palavras Chave Encontradas: Câmara dos Dirigentes Lojistas, CDL, Criança
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.