Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Economia ) - MG - Brasil - 11-12-2016 - 11:22 -   Notícia original Link para notícia
Comprar com tranquilidade

Comprar com tranquilidade Lojas de bairro são alternativa para fugir do grande movimento dos shoppings nesta época do ano. Elas não ficam a dever nada em matéria de itens para presentear


Gustavo Perucci


Publicação:11/12/2016 04:00



Altair Rezende, proprietário da Brinkel

Deixar para fazer as compras de Natal na última hora estressa qualquer um. Uma das principais razões para esse desânimo é o movimento conturbado dos shopping centers nesta época do ano. É fila para estacionar, dificuldade para encontrar vaga, corredores e lojas abarrotados de gente... Realmente, não é fácil! Mas existe alternativa para fugir dessa confusão: o tradicional comércio de bairro. Entre as apostas desses comerciantes para brigar com grandes marcas e centros de compras, além de promoções, horário expandido e contratação de funcionários temporários, estão a facilidade de acesso e a fidelidade de um público 'de casa'.

Vários bairros em Belo Horizonte contam com corredores de trânsito com comércio estabelecido e variado. É o caso da famosa Rua Padre Eustáquio, que corta a tradicional vizinhança de mesmo nome e o Carlos Prates, na Região Noroeste da capital mineira. Mantendo seu traçado original desde a época em que era conhecida como Estrada de Contagem, a via é um retrato vivo da história da região, que nasceu pela ocupação dos operários que ajudaram a construir a cidade e, hoje, conta com população das mais variadas classes sociais. Da mesma maneira, o corredor de trânsito conta com lojas para todos os perfis de renda, sendo alternativa aos shoppings centers para quem mora próximo ou em bairros vizinhos.

Há 25 anos no mesmo ponto da Rua Padre Eustáquio, a loja especializada em brinquedos Brinkel é referência na região. "Hoje, temos pais que compram presentes para seus filhos aqui que, no passado, vieram com seus pais ganhar presentes quando eram crianças. Fazemos parte da história do Padre Eustáquio", aponta Altair Rezende, proprietário da Brinkel, ao explicar a relação que o comércio de bairro tem com os moradores vizinhos. "Criamos um vínculo, um laço afetivo com as pessoas do bairro", completa.

Para o empresário, o grande diferencial para atrair clientes na principal data comercial do ano para seu negócio é justamente a comodidade, ao contrário dos shoppings centers lotados. Com serviço de vendas por telefone e delivery, Rezende afirma que atende a todos os bairros da cidade, mas, mesmo assim, sua clientela mais fiel é formada por quem mora em vizinhanças mais próximas ao Padre Eustáquio, como Carlos Prates, Alípio de Melo, Castelo e Prado.

"O shopping tem vantagens e desvantagens. Encontrar diversas lojas em um mesmo local é um dos atrativos. Mas tem problemas também, como o estacionamento pago e o grande movimento de pessoas. Na loja de bairro, é mais fácil estacionar perto. Isso é uma grande vantagem nossa. Quem mora na região pode pegar o carro ou vir a pé e resolver o problema com muito mais rapidez e conforto", avalia. Com mais de duas décadas de história, a Brinkel, segundo Rezende, não teme a concorrência com as grandes redes especializadas em brinquedos. Por ser uma loja de grande porte, com bom volume de vendas, o empresário consegue oferecer preço competitivo. "Ocupamos cerca de 700m² e temos um dos melhores mix de produtos do segmento em Belo Horizonte. Aqui, o cliente sabe que encontra o presente que quer comprar, principalmente quem já conhece a gente."

Rodrigo Lima, sócio-proprietário da Simone Gomes Shoes and Clothes, diz que seu público tem identidade com a loja
A expectativa de Rezende é que o faturamento no Natal deste ano seja igual ao de 2015, resultado considerado por ele bom diante da crise econômica e a alta na taxa de desemprego no país. Entre as estratégias de venda está a ampliação dos horários de atendimento. Normalmente, a loja abre das 9h às 20h. Já estão trabalhando até as 21h e, mais próximo à data, ampliarão em mais uma hora o atendimento, encerrando as atividades do dia às 22h.

"O ano foi pesado, mas nos ajustamos às contingências do mercado. Então, acho que, neste momento, estamos bem ajustados. E é Natal. Normalmente, as pessoas se esforçam mais para presentear as crianças nesta época. Pais compram presentes para os filhos, sobrinhos, afilhados. Avós compram para os netos; tios para sobrinhos... Os presentes também são mais caros, mas as pessoas recebem o 13º salário. Tudo isso contribui. Começamos a sentir o aumento das vendas mesmo a partir do dia 17. Na véspera do Natal também vendemos muito", avalia Rezende.

PROMOÇÕES Outra tática comum do comércio para atrair clientes nesta época são os descontos. Essa é uma das estratégias usadas por Simone Gomes Shoes and Clothes, loja especializada em calçados e vestuário femininos, que há mais de 10 anos ocupa ponto na Rua Padre Eustáquio. Além das promoções, Rodrigo Lima, sócio-proprietário da marca, explica que o horário de atendimento será estendido na semana anterior ao Natal.

A Simone Gomes Shoes and Clothes nasceu há 25 anos, também em uma loja de rua, no Centro de Belo Horizonte. Hoje, conta com duas unidades: uma no Padre Eustáquio e outra no Santo Agostinho. Para Lima, o público consumidor das lojas de bairro se difere do que frequenta shoppings centers. No Natal, essa relação diferente do cliente com a marca é uma das garantias de venda.

"É um público mais fidelizado, que tem mais identidade com a loja. E quer ganhar tempo. Na semana do Natal é uma opção para quem não quer perder muito tempo para comprar presentes e evitar os shoppings lotados. O cliente tem muito mais praticidade, não paga estacionamento, além de os preços serem mais competitivos, já que o aluguel nos shoppings é bem mais alto. Acaba que a pessoa tem essa opção no bairro, de ter um produto tão bom quanto os dos shoppings, com preços melhores", avalia Lima. Mesmo com a crise, o empresário espera um resultado semelhante ao de 2015, e conta com o diferencial da qualidade dos produtos que oferece, de marcas variadas e fabricação própria, para atrair os clientes. O ponto também é um diferencial para a marca, já que a Rua Padre Eustáquio é um dos corredores de trânsito mais movimentados da Região Noroeste.

SERVIÇO
Brinkel
Rua Padre Eustáquio, 2.030
(31) 3073-3000

Simone Gomes Shoes and Clothes
Rua Padre Eustáquio, 2.232
(31) 2512-2424


Palavras Chave Encontradas: Criança
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.