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Estado de Minas Online ( Feminino e Masculino ) - MG - Brasil - 11-12-2016 - 11:35 -   Notícia original Link para notícia
Entrevista - Flávia Bittencourt - Império da beleza Abertura do primeiro espaço físico em Minas Gerais indica o investimento em cosméticos mesmo na crise

Laura Valente


Publicação:11/12/2016 04:00





Flávia Bittencourt é uma executiva daquelas. Diretora geral no Brasil e Sênior Vice Presidente da rede mundial de cosméticos Sephora na América Latina, ela foi responsável pela introdução inédita do modelo de quiosques na companhia, fundada em 1969, na França, e que hoje pertence ao grupo Louis Vuitton Maison Hermès (LVMH), um dos maiores conglomerados de luxo do planeta. A justificativa é democratizar o acesso aos milhares de itens de mais de 200 marcas comercializadas. Também foi iniciativa dela reduzir o custo dos batons da grife própria, que apesar de importados passaram a custar o equivalente a um exemplar nacional de qualidade, o que fez disparar o crescimento nas vendas. Com inauguração do primeiro espaço físico em Belo Horizonte - uma pop up store no Shopping Cidade -, na entrevista a seguir ela fala sobre as expectativas de investimentos em Minas, o perfil da consumidora regional e o mercado de cosméticos nacional que, apesar de retraído, é o quarto maior do mundo.


 


Qual é sua formação e experiência antes de assumir a Sephora?
Sou formada em engenharia química pela UFRJ e em marketing pela ESPM, MBA Executivo na Universidade Dom Cabral. Tenho 20 anos de experiência no marketing de grandes empresas, incluindo gigantes como Unibanco, Oi/Telemar,e LBR - Lácteos Brasil S.A.

Você assumiu novo cargo na Sephora?
Em novembro, após trabalhar como diretora geral no Brasil há 3 anos, também assumi a posição de Senior Vice Presidente da América Latina, passando a comandar os negócios e as estratégias de Brasil e México, assegurando o crescimento da marca nesses mercados e a abertura em outros países da região.

Por favor, fale sobre as estratégias de democratização adotadas no país.
Os quiosques da Sephora "nasceram" no Brasil! Este formato se tornou muito importante para o nosso negócio. Conseguimos chegar com mais agilidade à novas praças, além de servir como um laboratório para aquele local - conhecemos o perfil daquele público, seus gostos e necessidades - logo, conseguimos oferecer um atendimento ainda melhor e mais personalizado. A redução do preço na linha de batons da Sephora Collection (que possui 365 cores diferentes) tornou o produto ainda mais acessível, com preços similares a marcas locais, mesmo sendo importado e mantendo toda a qualidade da marca.

Quantos pontos de venda existem no Brasil ?
Atualmente, a marca conta com 27 pontos de venda físicos no Brasil além do e commerce. Temos 21 lojas em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Distrito Federal, Bahia, Rio Grande do Sul, além de 6 pop up stores, em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, e agora em Belo Horizonte. No mundo são mais de 2.000 pontos de venda.

O Brasil está bem posicionado no hanking mundial de consumo de cosméticos do mundo, certo? O que isso representa nas pretensões de expansão da Sephora?
Recentemente saiu um estudo da Associação Brasileira da Industria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC ) indicando que o Brasil , atualmente, ocupa o 4° lugar. A ideia é continuar expandindo e conquistar novas praças, chegando cada vez mais perto das nossas consumidoras. O mercado brasileiro tem muito potencial.

Quais são as especificidades de perfil da consumidora brasileira? O que a Sephora oferece de plus para elas?
A brasileira adora novidades e realmente vai atrás! É muito antenada. E é muito vaidosa e gosta de qualidade. A Sephora oferece os melhores produtos que vão desde cuidados para o cabelo, pele, corpo e banho até fragrâncias e maquiagem. As pop ups também oferecem os serviços Express, que são ideais para mulheres que não dispõem de muito tempo, mas querem aperfeiçoar alguma técnica ou aprender um truque para deixar a maquiagem incrível. Em até 15 minutos é possível mudar o visual gratuitamente e sem a necessidade de agendamento, em qualquer uma das lojas.
O público masculino brasileiro também é contemplado pela empresa? Por favor, justifique.
Sim, o público masculino também é contemplado, principalmente na parte de fragrâncias e tratamento de pele. Vemos que cada vez mais os homens estão preocupados com seu bem-estar e com a beleza.

Sephora começou a atuar no país por meio do e-commerce e já investe em lojas e quiosques? Por favor, fale sobre as diferenças na experiência de compra virtual e presencial e de que forma uma está integrada à outra.
São experiências complementares. Você pode optar por comprar um produto no conforto de sua casa, de maneira rápida, ou pode querer conhecer os produtos, experimentar, e ter acesso a serviços. Tanto nas lojas quanto nos quiosques temos os serviços Express e os clientes têm ainda a consultoria dos nossos especialistas de beleza. No site temos frete grátis a partir de R$99 e uma série de tutoriais e reviews para o cliente poder escolher e comprar toda segurança.

Em tempos de recessão, qual é o lugar ocupado pela indústria da beleza no cotidiano do consumidor?
Apesar de registrar a primeira retração em 23 anos, o mercado de beleza apresentou retração muito menor comparada aos outros setores da economia. E mesmo em momentos de crise, muitos produtos de beleza continuam a ser itens "obrigatórios" para os consumidores. Aquele creme para os olhos, batons, aquela fragrância, eles não são excluídos da lista de compras, são itens usados no dia a dia e não tem conotação de supérfluo para eles. Além de aumentarem a autoestima, importante em qualquer fase! A cliente não pode comprar uma joia, uma bolsa ou sapatos novos mas sempre pode comprar um batom e se sentir mais linda.

Qual é a importância da entrada da marca em Minas Gerais? Por favor, quais são os planos da marca para BH e para outras cidades do estado?
Como obtivemos um ótimo resultado com o e-commerce no local, acreditamos que a pop up vai atender ainda melhor a demanda das consumidoras da região. É um mercado grande e importantíssimo, muito estratégico para a companhia. Não temos novas previsões de inaugurações, mas certamente esta pop up será um passo importante para conhecermos ainda mais o mercado local e elaborarmos novos planos.

Quantas marcas a Sephora oferece e quais estarão presentes neste primeiro espaço, no shopping Cidade?
São 200 marcas comercializadas na Sephora Brasil, entre e-commerce e loja, além da marca própria Sephora Collection. As consumidoras poderão encontrar em Belo Horizonte produtos icônicos de marcas exclusivas como Benefit, NARS, MAKE UP FOR EVER e Urban Decay ou escolher qualquer outra marca do nosso portfolio no site sephora.com.br.

Por que o shopping Cidade foi o escolhido para sediar a primeira loja da marca em BH?
O Shopping Cidade é um dos mais relevantes de Belo Horizonte e identificamos uma oportunidade muito interessante ali, além de uma localização ideal para nosso quiosque. Poderemos agora estar mais perto das nossas consumidoras de Minas Gerais.

É possível especificar o perfil da consumidora mineira? O que a marca planejou para conquistá-la?
As mineiras estão sempre atentas às principais tendências e novidades do mundo da beleza. São muito vaidosas e procuram por produtos diferenciados e de alta qualidade. Temos os produtos e os serviços que acreditamos que irão conquistá-las!

Por favor, descreva as principais estratégias da marca em programas de fidelização de clientes.
Sabemos que uma das melhores formas de fidelizar o cliente é oferecendo o que ele precisa, com o atendimento que ele gosta de receber. Nisso, somos experts! Além disso, uma das nossas principais estratégias de fidelização é o programa de relacionamento Beauty Club, que converte cada R$1 real gasto na loja ou no e-commerce em um ponto do programa. Quando a consumidora soma 300 pontos já pode trocar por prêmios exclusivos. Além disso, as clientes que fazem parte do Beauty Club têm acesso a promoções e novidades em primeira mão! Esse programa de relacionamento existe na Sephora Brasil há menos de 18 meses e completou neste ano 1 milhão de membros, apaixonados por beleza e fiéis às marcas que comercializamos.

Quais são os seus planos em relação a Sephora para 2017?
Muito trabalho, muita beleza e muita mulher satisfeita! Agora que vou assumir, além da Sephora Brasil, as operações da marca no México, sei que será um ano de muito trabalho e crescimento. Para o Brasil, a intenção é continuar com nosso plano de expansão, continuar buscando novas marcas para o país e chegar cada vez mais perto das nossas consumidoras de todo o país.


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