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O Globo Online (RJ) ( Zona Norte ) - RJ - Brasil - 03-12-2016 - 09:37 -   Notícia original Link para notícia
Ano do drible

Shoppings têm estratégias diferentes para lidar com a crise em pleno Natal


Como 2016 é um ano de economia desaquecida, as empresas terão que fazer liquidações no início de 2017" MARCOS MAZZAROPI, ECONOMISTA


ZONA NORTE



Há pouco menos de um mês para a chegada do Natal, os seis principais shopping centers da região - NorteShopping, Nova América, Carioca Shopping, Madureira Shopping, Jardim Guadalupe e Via Brasil - apresentam suas cartas para atrair a clientela e aproveitar a data mais movimentada do comércio no ano. A crise econômica que assola o país e a popularização da Black Friday têm provocado mudanças no comportamento dos consumidores e alterações nas estratégias adotadas pelos estabelecimentos. A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) prevê um tímido aumento de 4,5% no faturamento em relação ao registrado na mesma ocasião, em 2015, em todo o país. O número está abaixo dos 9% de inflação previstos pelas agências de classificação de risco para o ano, o que demonstra que a data tem uma perspectiva de redução de lucros.


As estratégias para atrair a clientela são variadas. Após quatro expansões, o gigantismo do NorteShopping, no Cachambi, faz do maior complexo da região uma alternativa quase natural para quem tem pressa e pretende resolver tudo no mesmo dia. Lá, a estratégia está concentrada na oferta de um carro Nissan Kicks zero quilômetro. Os clientes concorrem a cada R$ 350 em compras nas lojas. Para a criançada, a mágica dos personagens do universo Disney, como Mickey, o anfitrião, se fundem com a do Papai Noel.


Gerente de marketing do NorteShopping, Bruna Chiachio entende que a variedade é a grande atração do complexo para a data.


- Percebemos que ser um centro comercial tão completo permite que o consumidor consiga encontrar tudo o que precisa por aqui. Temos uma vasta oferta de serviços como banco, academia, supermercado, cartório, grandes âncoras e lojas dos mais diversos segmentos. Nosso cliente está antenado às tendências de consumo e à moda. O shopping deixou de ser mero local de consumo e se transformou em um espaço para convivência de toda a família - afirma Bruna.


O vizinho Nova América, em Del Castilho, recebeu o fim da Árvore de Natal da Lagoa como um incentivo para investir na decoração do complexo e se tornar também um destino turístico nesta ocasião. Na área externa, foi erguida uma árvore que pretendia ser a maior da cidade. Com 27 metros, três a menos que a do BarraShopping, a mais alta, pode ser avistada ainda da Linha Amarela, ao lado de um grande pacote de presente. É possível entrar nas duas instalações para tirar fotos. O público que, atraído pela decoração, entra no shopping encontra uma decoração inspirada em bonecos Playmobil. Para os pais, as atenções estão voltadas para as promoções, que sofreram mudanças. Desta vez, não há sorteio de carros. A cada R$ 100 em compras, os clientes ganham um cupom para concorrer a 30 prêmios diários de R$ 1 mil, para contemplar mais clientes. O valor foi reduzido em relação aos R$ 250 do ano passado.


Gerente de marketing do estabelecimento, Adriely Cândido reconhece que o perfil de gasto dos frequentadores tem mudado nos últimos anos em virtude do momento econômico.


- Nós percebemos que o consumo médio está na faixa dos R$ 120. O público não tem deixado de comprar, mas tem dado preferência a segmentos como vestuário, calçados e chocolates. Ainda há uma grande procura por eletroeletrônicos e smartphones, embora a Black Friday tenha absorvido parte deste público - afirma Cândido.


O Nova América pretende aproveitar o fim de ano para atrair também o público corporativo, que busca espaços para a realização de happy hours e confraternizações


- Temos diversas operações capazes de atender bem a este público. Só na Rua do Rio são 20 barezinhos e restaurantes. E, em breve, vamos inaugurar também ali uma filial do Espetto Carioca - adianta o gerente de marketing. Na contramão do momento da economia, o Carioca Shopping, na Vila da Penha, enxerga a data com otimismo. O complexo passou por mudanças recentes, que incluem a inauguração de uma ala gourmet, investimentos em entretenimento, uma torre empresarial, ampliação do estacionamento e a reforma da entrada de pedestres. Por isso, a administração espera um aumento de público de cerca de 10%, embora evite anunciar projeções relacionadas ao faturamento esperado para o período.


Superintendente do shopping, Leonardo Vieira lembra que o centro comercial tem uma grande clientela feminina. Por essa razão, prevê movimento intenso em lojas de segmentos de beleza e estética, vestuário e calçados.


- Já trabalhávamos há tempos com a perspectiva de que 2016 seria um ano difícil para o comércio. Nós nos preparamos para isso. Investimos na diversificação dos serviços, procurando incluir opções de qualidade para o público de Vaz Lobo, que tem um poder aquisitivo mais alto. Estamos determinados a atraí-los para o Carioca Shopping. A inauguração da ala gourmet, que tem o Outback como um de seus símbolos, é reflexo disso - afirma Vieira.


O economista Marcos Mazzaropi, professor da Ibmec e consultor da Tresá Investimentos, lembra a importância de o consumidor fazer pesquisa de preços e analisar se as despesas cabem no orçamento. Ele reitera que a maioria dos compradores utiliza todo o 13º no fim do ano e esquece das despesas de janeiro, como matrículas de escolas particulares, impostos como IPVA e IPTU e férias.


- Dezembro traz uma receita extra, que pode bancar parte das despesas de janeiro. Hoje, há buscadores gratuitos na internet que permitem comparar preços sem sair de casa. E, para quem puder, a dica é esperar. Como 2016 é um ano de economia desaquecida, as empresas terão que fazer liquidações no início de 2017 para renovar os estoques. Este pode ser o momento de comprar o que se pretendia para o Natal, mas com um desconto considerável - afirma Mazzaropi.


Sobre as promoções, ele pede atenção às modalidades de parcelamento oferecidas pelas empresas.



- Comprar em três, cinco ou dez vezes sem juros pode ser uma boa oportunidade de adquirir algo. Mas o consumidor precisa ter em mente que, naquele período, ele terá o valor equivalente à parcela congelado. Caso contrário, arranjará um problema para o ano que está prestes a começar.


Palavras Chave Encontradas: Criança
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