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Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 01-12-2016 - 00:00 -   Notícia original Link para notícia
Recuperação de crédito aumenta, aponta CDL-BH

O número de belo-horizontinos que quitaram dívidas e regularizaram sua situação financeira apresentou crescimento considerável em outubro. No décimo mês do ano, o índice de recuperação de crédito na capital mineira subiu 3,06% frente a setembro. A alta foi a maior de 2016 para essa base de comparação, segundo dados divulgados ontem pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da de Belo Horizonte (-BH).

O pagamento antecipado da primeira parcela do 13º salário para parte dos consumidores, como aposentados e pensionistas, assim como a restituição do imposto de renda contribuíram para que os belo-horizontinos colocassem as contas em dia.

Vice-presidente da -BH, Marco Antônio Gaspar afirma que os recursos injetados na economia no segundo semestre deram um novo fôlego ao orçamento das famílias neste fim de ano. Ele acredita que a tendência é de que haja mais recuperação de crédito em novembro e dezembro.

"Nesses meses há o pagamento geral do 13º salário, quando a grande maioria das pessoas aproveita para quitar as dívidas menores e regularizar a situação. A primeira parcela que sai hoje (ontem), principalmente, as pessoas utilizam para quitar os débitos e limpar o nome. Por isso temos aquela correria do Natal, porque normalmente a 1ª parcela é para pagar dívidas e a segunda para as compras dos presentes de fim de ano", explica Gaspar.

As mulheres foram as responsáveis pela maioria dos cancelamentos de registros no SPC da -BH (55,73%) em outubro. A explicação para a maior participação feminina é de que este grupo tem o hábito de fazer compras de menor valor agregado. Os homens responderam por 44,27% da regularização dos débitos. Na análise por faixa etária, os belo-horizontinos com idade entre 50 e 64 anos foram os que mais recuperaram crédito no mês: 25,59%.

A melhora observada frente a setembro, no entanto, não se repetiu nas outras bases de comparação feitas pela pesquisa. Em outubro de 2016, contra o mesmo mês no ano passado, o volume de consumidores quitando dívidas foi 2,90% menor. A queda também foi verificada nos primeiros dez meses do ano, intervalo em que houve retração de 3,72% em relação a igual período de 2015.

O aumento do desemprego no último ano, associado à falta de planejamento de parte dos moradores da Capital, está entre os motivos para a deterioração de ambos os indicadores de recuperação de crédito. Gaspar analisa que, sem renda fixa e com os juros elevados, a capacidade dos consumidores em regularizar a situação financeira acaba sendo comprometida.

"Estamos tentando refazer a educação financeira dos consumidores por meio da mídia, orientando para que as pessoas não façam muitas dívidas e se planejem antes de gastar. E felizmente o consumidor brasileiro está aprendendo a fazer isso, comprando mais à vista. Mas infelizmente a crise, com desemprego, faz com que a inadimplência continue alta", afirma.


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
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