Leitura de notícia
Band ( Notícias ) - SP - Brasil - 23-11-2016 - 15:29 -   Notícia original Link para notícia
Número de acidentes com motos cai 14% na cidade

Pesquisa da aponta que motociclistas melhoraram rendimento no trânsito. Uso de acessórios também contribuíram
Vistos como um dos principais causadores de acidentes no trânsito, os motociclistas vão mostrando que melhoraram o comportamento nas ruas de Belo Horizonte. Pelo menos é o que aponta uma pesquisa da (/BH), realizada entre agosto e outubro deste ano, que mostra uma queda de 14% do número de acidentes causados por motos na capital frente ao mesmo trimestre do ano passado.

É verdade que a mudança de postura vem sendo importante para a reducão dos acidentes no trânsito de BH, mas a utilização de acessórios não obrigatórios pelos motociclistas também vai sendo fundamental. O uso das luvas, por exemplo, apresentou crescimento de 263%, saltando de 11% em 2015 para 40% em 2016. O uso de jaquetas apropriadas para a condução das motos também aumentou - 150% nesse mesmo período. Já o número de motociclistas que estavam utilizando calçados adequados registrou alta de 40% para essa mesma base de comparação, referente ao mesmo trimestre de 2015, período que houve a campanha "Ande Seguro".

Para o coordenador da Câmara Setorial Duas Rodas da /BH, Milton Furtado, a melhora da utilização desses equipamentos de segurança reflete uma mudança de comportamento dos motociclistas. "Apesar da legislação competente não obrigar a utilização desses itens, percebemos que os condutores estão mais conscientes sobre a importância desses equipamentos para sua segurança", afirma o especialista.

Por outro lado, a utilização e manutenção do capacete registrou queda de 11% entre 2015 e 2016. No ano passado, 79% dos motociclistas usavam o equipamento que estava em "bom estado". Neste ano, o índice caiu para 68%. Ainda de acordo com a pesquisa, o número de motos em circulação em Belo Horizonte aumentou 40% entre 2009 e 2016. Em sete anos, passou de 149.046 para 209.893 motocicletas.

No João XXIII

Durante esse mesmo período, o número de atendimentos no Hospital Pronto Socorro João XXIII também caiu. Entre agosto e outubro de 2015, o hospital atendeu 1.678 motociclistas. Já neste mesmo período em 2016, foram atendidos 1.443, o que representa 235 motociclistas atendimentos a menos na unidade de saúda da cidade. Entre julho e novembro deste ano, 48 motociclistas morreram.


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.