Leitura de notícia
Portal O Tempo ( Economia ) - MG - Brasil - 22-11-2016 - 03:00 -   Notícia original Link para notícia
'Black week' chega ao varejo

Lojistas se adaptam para oferecer descontos possíveis e estendem os dias para garantir venda
O varejo em Belo Horizonte já customizou a Black Friday e desenvolveu uma promoção com cara própria, com vários dias, apelidada de Black Week e com descontos menores, porém, mais realistas.

Segundo o vice-diretor da (-BH) Marco Antônio Gaspar, os descontos nas lojas físicas devem ficar, na média, entre 30% e 50%. "O lojista não consegue dar desconto em vários produtos de 70% porque a carga de impostos é alta. Incluindo a substituição tributária, que pagamos adiantado, chega a 40% do valor do produto. Então falar que vai dar 70% de desconto, o lojista teria que pagar para vender", explica Gaspar.

Mas ele pondera que o mercado está mais adaptado à data. "Não existe mais essa coisa de black fraude porque o lojista sabe que o consumidor pesquisa e não aceita mais desconto fictício", explica. A gerente de marketing do Diamond Mall, Flávia Louzada, confirma. "A data se consolidou quando adquiriu credibilidade, há uns dois", diz. "O lojista percebeu que tinha procura, que o consumidor queria a promoção, mas que fosse de verdade", completa Carolina Vaz, gerente de marketing do Shopping Cidade.

A fábrica de móveis Líder Interiores é um exemplo desse entendimento. "Selecionamos 40 itens da nossa linha e produzimos para a black friday. Negociamos matéria-prima, diminuímos custos e conseguimos, nesses itens, diminuir o preço em 50%", explica o gerente de marketing da loja, Tiago Nogueira. Segundo gerente, 90% dos produtos em promoção estão pela metade do preço. A Líder também estendeu o período da promoção que, nas cinco lojas próprias na capital mineira, começou na última sexta-feira e vai até o próximo sábado.

Já Adriano Boscatte, proprietário da Maxpel, papelaria no bairro Floresta, na região Centro-Sul, a semana de promoção está sendo uma oportunidade de aquecer vendas em um ano parado. Ele começou a Black Week nesta segunda-feira (21) e vai até sábado (26) . "O comércio está enfrentando muita dificuldade. Então baixei muito o preço e tenho produto com redução de 80%. Tenho mochila de R$ 139,90 que estou vendendo a R$ 60 e caderno de R$ 17 por R$ 5,99", diz. "É uma oportunidade para diminuir o estoque que não saiu", avalia. Nessa segunda (21), Adriano, já tinha vendido 15 mochilas. No mês passado, foram só 5.

Horário Atendimento na sexta será ampliado

Os shoppings que não ampliaram os dias da promoção estenderam o tempo de atendimento na sexta-feira, data tradicional do Black Friday, como os shoppings BH, DiamondMall e Pátio. O Minas Shopping e o Boulevard também vão funcionar em horário diferenciado nos dias de maior movimento.

"Para o cliente, é melhor um número menor de dias, mas com descontos realmente atrativos", aposta Carolina Vaz, gerente de marketing do Shopping Cidade, que começa sua promoção na próxima quinta-feira. (LP)


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.