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Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil - 06-11-2016 - 11:32 -   Notícia original Link para notícia
Brechó da moda

Atendimento com hora marcada e em pontos estratégicos é o que propõem donos de fashion trucks voltados para roupas e acessórios exclusivamente femininos


Augusto Pio


Cristina Andrade, dona da Cristina Andrade Modas e Acessórios, também presta consultoria em moda



Depois do surgimento dos chamados food trucks, vieram as lojas móveis ou fashion trucks, como também são conhecidos os veículos adaptados para tal. Na realidade, os comerciantes encontraram uma nova maneira de atender os clientes, adaptando e equipando esses pequenos caminhões com provadores, espelhos e vendendo roupas e acessórios. "Somos um brechó, então, vendemos roupas seminovas, de marcas famosas ou não. A grande diferença, além de sermos uma loja móvel, é o preço. Justamente porque a loja fica em um caminhãozinho e não tenho funcionários. Por isso, consigo colocar um preço muito abaixo do que o praticado no mercado", explica Alessandra Alves Teixeira, dona do Mais Bonita Brechó Truck.

"Outro diferencial é a curadoria. Procuro escolher peças de todos os estilos e tamanhos, com a prioridade de que estas estejam praticamente novas. Nossos fornecedores são escolhidos a dedo e o cliente não vai, jamais, achar alguma peça com defeito ou que não passou no controle de qualidade de alguma marca, por exemplo", garante a dona do Mais Bonita, que começou a trabalhar nesse ramo em maio.

Alessandra conta que, em outubro de 2015, terminou um curso de consultoria de imagem. "Estava buscando uma forma de aplicar meus conhecimentos, quando decidi abrir o brechó. Mas precisava de um diferencial. Sou frequentadora de vários brechós na cidade e sempre achei os preços muito puxados. Pesquisei bastante na internet e descobri, no Paraná, algumas lojas móveis. Foi quando decidi que seria a solução perfeita para conseguir colocar preços baixos. Além disso, a ideia da loja móvel não tinha chegado ainda em Belo Horizonte."
Alessandra Teixeira, dona do Mais Bonita Brechó, diz que fornecedores são escolhidos a dedo
Alessandra não tem empregados, mas conta com a ajuda de alguns familiares. "Acredito que um dos diferenciais do meu brechó seja o preço baixo, facilidade na hora de comprar, por causa da mobilidade, e a qualidade das roupas que vendo", garante a empresária, acrescentando que o faturamento superou suas expectativas iniciais. "Claro que comércio é uma incógnita. Então, temos dias excelentes e dias muito ruins, mas, no geral, tem sido satisfatório. Estamos todas as sextas-feiras, das 9h às 12h, na Rua Gonçalves Dias esquina com a Avenida do Contorno, no Bairro Funcionários, e, aos sábados, na Rua São Romão, em frente ao número 448, no Bairro São Pedro", avisa.

"Quando abri o truck, no fim de maio, estávamos no auge da crise. Por um lado, era bom para mim, porque as pessoas corriam dos preços altos das lojas e vinham até o Mais Bonita. Agora, com o mercado mais otimista, tenho a sorte de ter conquistado clientes fiéis, mas volto a ter concorrentes. Então, o desafio é inovar sempre", conta Alessandra. 

Alessandra calcula que, para começar um negócio neste ramo o capital mínimo necessário seja de R$ 60 mil. "Além do dinheiro, é preciso gostar da profissão e ter muita dedicação. Trabalhar com pessoas é muito bom. Fiz muitas amizades desde que abri o truck e ver o quanto uma pessoa pode ficar feliz ao comprar uma roupa nova, por um preço realmente baixo, é maravilhoso. Mesmo antes de abrir o truck tinha esse lema, de que é possível se vestir bem gastando pouco. Passar essa ideia pra frente e poder ver de perto o retorno é muito bom."

EVENTOS "O mercado de moda é o que mais cresce no Brasil. As pessoas estão muito atualizadas, conectadas com tudo que envolve moda e beleza. Isso me deixa cada dia mais otimista", diz Cristina Andrade. Ela é proprietária da Cristina Andrade Moda e Acessórios, que vai até as clientes em seus domicílios. "Atendo com hora marcada, em casas e empresas, e também participo de eventos", conta a empresária, que está há mais de 10 anos no ramo e, há seis meses, com o fashion truck. "Trabalho com moda, acessórios, bolsas e maquiagens. Presto consultoria em moda, criando looks incríveis, com um atendimento personalizado. Grande parte do público feminino acompanha personalidades da mídia e se inspira em algo que elas usam. Então, tudo que é tendência elas querem."

"Nunca pensei em ter uma loja fixa, pois queria algo diferente. Sempre atendia minhas clientes levando as roupas no porta-malas do meu carro. A partir daí comecei a pesquisar e cheguei à conclusão de que o que queria era uma loja itinerante, que pudesse atendê-las onde elas estivessem e circular por diferentes lugares mostrando meus produtos. Queria proporcionar às minhas clientes a experiência única de ter uma butique só para elas", ressalta Cristina, que tem a irmã Carol como parceira. "É ela quem me acompanha em eventos. Ela é consultora de maquiagem e auxilia as clientes nas compras de maquiagem."

"O diferencial do Fashion Truck Cristina Andrade é possibilitar que as tendências cheguem de forma fácil e com preço justo até as clientes, inclusive em lugares menores, como cidades do interior. "As pessoas, a cada dia que passa, estão com menos tempo de ir aos shoppings. Ter uma loja estacionada na porta de casa é o sonho de qualquer mulher", garante Cristina.

Ela acredita que, para entrar nesse ramo, o empreendedor tem de ser um apaixonado por moda. "É muito bom ter a possibilidade de estarmos em vários lugares, levando o melhor da moda e fidelizando clientes todos os dias. Mas nada seria possível se não fosse Deus e se não tivesse o apoio de minha família, especialmente de meu marido, Rogério, e de meus filhos, Arthur e Larah", reconhece.
Nômade Fashion, de Lílian Costa e o namorado, Rafael Andrade, circula em algumas regiões da capital
PRATICIDADE Lílian Paula Soares Silveira Costa e Rafael Fernandes de Andrade são proprietários do Nômade Fashion Truck, que circula nas regiões do Barreiro, Buritis, Coração Eucarístico e Vila da Serra (Nova Lima). "Todos os dias, divulgamos em nossas redes sociais (Facebook e Instagram) o local onde estaremos", avisa Lílian. "Trabalho no comércio de roupas femininas desde 2013. Tivemos uma loja de roupas femininas e, depois de um tempo, decidimos trabalhar apenas com vendas pela internet. Porém, vivendo em tempos de crise, inovar foi o caminho encontrado para alcançar as clientes, tendo em vista as dificuldades que nós, microempreendedores, temos vivenciado. Oferecer comodidade e praticidade é uma forma de viabilizar nossas vendas", diz Lílian.

"Atendemos nossas clientes em pontos estratégicos, participamos de eventos na capital e em outras cidades, levamos nosso truck até as clientes, quando nos solicitam, e também fazemos entrega em toda Belo Horizonte. Não temos empregados, trabalhamos somente eu e meu namorado, Rafael. Temos preço acessível e qualidade, que são fatores que consideramos essenciais para atrair nossos clientes", ressalta a empresária.

"Para nós, vale a pena investir neste ramo, pois é um trabalho que apreciamos e desempenhamos, visando não só ao lucro, mas também a outros fatores. Almejamos ampliar o negócio, mas vamos dar um passo de cada vez. Para montar um fashion truck, o valor a ser empregado não é menor do que R$ 65 mil, em média. Agora, para investir neste ramo é necessário não só o gosto pelo trabalho mas também disponibilidade e dedicação total. Entre as vantagens que vemos em nosso trabalho, podemos destacar a reação positiva das pessoas por ser algo inovador. Não temos um público específico. Procuramos atender a toda a demanda que chega até nós", revela Lílian.

SERVIÇO
Mais Bonita Brechó Truck
(31) 99186-1426
Instagram: @maisbonita.bh

Cristina Andrade Moda e Acessórios
(31) 99168-8611
Instagram: @cristinaandrademodaeacessorios

Nômade Fashion Truck
(31) 99405-0291
Instagram: @nomadefashiontruck


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