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Portal O Tempo ( Economia ) - MG - Brasil - 30-10-2016 - 03:00 -   Notícia original Link para notícia
Black Friday é esperança para comprar barato e vender bem

Promoção é esperada tanto por quem quer economizar quanto por quem quer aquecer as vendas
Três em cada quatro brasileiros que fazem compras online já participaram de alguma edição da Black Friday, de acordo com levantamento do Google. Em 2012, a participação foi de 22%. No ano passado, subiu para 64% dos usuários. Neste ano, a megapromoção do e-commerce acontece no dia 25 de novembro, e a expectativa não é apenas de quem está ansioso para comprar mais barato, mas também dos lojistas, que esperam um alento em meio a um ano bem difícil para o varejo.

"É uma oportunidade imperdível para o comércio, pois será possível girar o estoque e conseguir vender mais. Já para o consumidor, é uma excelente chance até mesmo para antecipar a compra de presentes de Natal, pois em dezembro ninguém vai encontrar grandes descontos como os da Black Friday", destaca o vice-presidente da (-BH), Marco Antônio Gaspar.

Segundo levantamento da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), no ano passado, na sexta-feira da liquidação, foram vendidos R$ 1,5 bilhão. Neste ano, a expectativa é de aproximadamente R$ 2 bilhões.

A aposentada Elza Silva, 74, precisa mobiliar o novo apartamento e está apostando suas fichas na Black Friday. "No ano passado, eu comprei uma geladeira e uma máquina de lavar e consegui economizar quase R$ 2.000. Agora eu quero comprar camas, sofá, televisão e várias outras coisas. Então já vou começar a pesquisar os preços para me preparar para o dia da promoção", destaca.

Embora seja tradicionalmente virtual, as lojas de rua também aproveitam a Black Friday para aquecer as vendas. A presidente da Associação dos Empresários da Barão e Silva Lobo (ABSL), Letícia Novais, diz que os lojistas estão dispostos a dar descontos de até 70%. "O ano foi muito difícil. As vendas caíram 15%, em média. Agora é um bom momento, mesmo porque já tem muita gente pensando em presentes de Natal", afirma. Na própria loja, a Let's Sports, Letícia, além de alguns produtos com descontos maiores, vai vender todos os outros itens por, no mínimo, 10% a menos. "Na crise, a gente tem que ter muita criatividade", afirma.

Preparação. A Black Friday é no dia 25 de novembro e começa na virada de quinta-feira para sexta-feira. Mas é comum que tanto sites como lojas físicas estendam a promoção por mais tempo. Para comprar e vender bem, o consumidor e o vendedor precisam se preparar. "O lojista não pode deixar para planejar em cima da hora. Tem que negociar com o fornecedor e se preparar", afirma Gaspar.

Segundo levantamento feito pelo Sebrae e pela camara-e.net, em 2015, as maiores dificuldades para os lojistas foram o envio de produtos (39%) e a instabilidade da loja virtual (18%).

Quase metade vai antecipar compras de Natal

Segundo levantamento da empresa especializada em serviços de e-commerce E-bit, 44% das compras na Black Friday serão feitas com o objetivo de antecipar os presentes de Natal. Entre as aquisições, 59% serão para uso próprio, 24%, para familiares, 14%, para presentes e 3%, com outras finalidades. Os produtos com maior intenção de compra devem ser eletrônicos (34%), eletrodomésticos (28%), telefonia e celulares (27%), informática (23%) e casa e decoração (13%).

A expectativa é de um crescimento de 30% nas vendas em relação ao ano passado. A pesquisa aponta ainda que o interesse pela megapromoção aumentou. Em 2015, 81% dos consumidores online tinham intenção de participar. Em 2016, esse percentual subiu para 84%. (QA)


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
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