Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Economia ) - MG - Brasil - 21-10-2016 - 04:00 -   Notícia original Link para notícia
Inadimplência recorde em BH

Publicação: 21/10/2016 04:00


A inadimplência do consumidor no comércio de Belo Horizonte bateu recorde de quatro anos em setembro, com base em dados divulgados ontem pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da da capital (/BH). O número de pessoas com dívidas em atraso cresceu 5,22% no mês passado, na comparação com idêntico mês de 2015. O índice havia alcançado 2,52% em setembro do ano passado, depois das altas de 3,37% e 3,14% no mesmo período de 2014 e 2013, respectivamente. A instituição encontra no aumento do desemprego fator essencial para explicar o desequilíbrio do orçamento dos clientes, sem renda suficiente para pagar toda a despesa da família.


O custo de vida elevado, a despeito do recuo da inflação, é outro motivo para o avanço do calote, na avaliação da economista da /BH Ana Paula Bastos. "Com isso (o encarecimento'do custo de vida), a saída encontrada por muitas pessoas para tentar equilibrar o orçamento é privilegiar o pagamento das despesas essenciais para a subsistência do lar, como água, luz e alimentação. Mas, em compensação, a quitação das outras dívidas é adiada", afirma.


Ante agosto deste ano, a inadimplência também cresceu, 0,66%, o que reforça, na visão de Ana Paula, a dificuldade dos consumidores em fechar o mês no azul. "Esse comportamento acaba sendo mais comum, pois muitas pessoas ainda não têm o hábito de fazer o planejamento familiar e pessoal". Em razão da falta de organização das finanças, o belo-horizontino torna-se mais vulnerável à inadimplência. A pesquisa da /BH mostra, ainda, que a maioria das dívidas em atraso no mês passado - 30,51% -, frente a setembro de 2015, foi contraídas por consumidores com idade superior a 65 anos.


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.