Leitura de notícia
Portal Central Xbox - São Paulo (SP) ( Notícia ) - SP - Brasil - 13-10-2016 - 09:22 -   Notícia original Link para notícia
Ministério da Saúde começa a vacinar meninos contra HPV em 2017 - IMUNIZAÇÃO

De acordo com anúncio feito nesta terça-feira (11) pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, a vacina contra o HPV, vai estar disponível para os meninos de 12 a 13 anos.



Antes indicada só para meninas de 9 a 13 anos, a vacina contra HPV passa a ser indicada também para meninos de 12 a 13 anos. A expectativa do Ministério da Saúde é imunizar mais de 3,6 milhões de meninos em 2017, além de 99,5 mil crianças e jovens de 9 a 26 anos vivendo com HIV/aids, que também passarão a receber as doses. Já a oferta de reforço na vacina contra meningite C terá investimento de R$ 656,5 milhões, o equivalente a 15 milhões de doses já adquiridas.



Brasil será o primeiro da América Latina a fazer isso.


A vacinação contra HPV para meninos já faz parte do calendário de vacinação nos Estados Unidos, Austrália, Áustria, Israel, Porto Rico e Panamá.


A partir de janeiro de 2017 serão incluídas também as meninas que chegaram aos 14 anos sem a vacina ou que não completaram as duas doses. No caso dos portadores de HIV, é necessário apresentar prescrição médica. No caso desse público, o esquema vacinal é de três doses. O quantitativo previsto, segundo ele, foi mantido. O ministério também anunciou uma ampliação na oferta da vacina para meninas, público que hoje já recebe a proteção contra oHPV na rede pública.


O governo anunciou também uma ampliação da vacina contra meningite C para os adolescentes de ambos os sexo, e não apenas para crianças de trêsm cinco e doze meses de vida.


Segundo o ministério, a ampliação só foi possível graças à economia de R$ 1 bilhão, por meio da revisão de contratos e redução de valores de aluguéis e outros serviços. As mudanças atingem as vacinas contra HPV e meningite C. Pais e responsáveis devem ter, com os adolescentes, a mesma preocupação que têm com as crianças.


Para divulgar a 5ª edição do Prêmio /BH de Jornalismo, que está cheia de novidades, o presidente da entidade, , visitou ontem o DIÁRIO DO.


A vacina disponibilizada para os meninos será a quadrivalente, ofertada desde 2014 para as meninas. Confere proteção contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema vacinal. "E os homens também serão beneficiados pessoalmente, porque a vacina também protege contra câncer de pênis, ânus e verrugas genitais", afirma. A definição da faixa-etária antes do início da vida sexual tem como objetivo evitar o contato com o vírus sem a imunização. Vale ressaltar que os cânceres de garganta e de boca são o 6º tipo de câncer no mundo, com 400 mil casos ao ano e 230 mil mortes.


Atualmente, o SUS oferta o tratamento preventivo para o público feminino de 9 a 13 anos. São mais de 150 tipos de HPV, e pelo menos 12 são de alto risco para o desenvolvimento de câncer. Ele é altamente contagioso, e a sua transmissão acontece principalmente pelo contato sexual. Outra mudança anunciada, é que a partir do mesmo período, as garotas de 14 anos também serão vacinadas.


















Palavras Chave Encontradas: Bruno Falci, CDL, Criança
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.